Uno 1.0 2013 IAW não pegava de jeito nenhum, e a causa era uma força invisível
Defeito: Veículo não pegava, e todos os testes padrões apontavam normalidade no sistema. Algumas variações de sinais não tinham componentes defeituosos correspondentes.
Diagnóstico: As primeiras suspeitas eram voltadas à eficácia do aterramento, mas também estava em ordem. Em um determinado momento, um dos experientes participantes do fórum suspeitou de interferência eletromagnética, e sugeriu isolar cabos de vela, bobina e motor de arranque e refazer os testes.
Solução: O problema estava de fato na interferência eletromagnética gerada pelo motor de partida. Bastou substituí-lo para que o problema fosse sanado. Um problema novo para muitos reparadores.
Nissan Frontier Diesel 2011 com problemas elétricos não pegava
Defeito: Motor não funcionava, luz da Injeção eletrônica no painel não acendia, luz do code ( NATS ) ficava acesa direto, e portanto não liberava o sinal de partida para o motor de arranque.
Diagnóstico: Foi constatado que não havia alimentação positiva (B+) para a ECU do motor. Todos os fusíveis e maxi-fusíveis estavam em ordem. Caixa de fusível inteligente ( IPDM ) não liberava alimentação para os consumidores. Também não havia comunicação com o scanner via rede-can pois a tensão na rede estava muito baixa (0,8 volts). Só restou obter o esquema elétrico e rastrear o sistema ponto a ponto.
Solução: A troca de informações no fórum mostrou o alto nível dos reparadores envolvidos, e a solução estava na localização de uma descontinuidade e reparo do chicote elétrico.
Siena 1.0 8V 2013 passa por reparos de funilaria, mas o motor fica morrendo
Defeito: Carro sofreu colisão frontal (DE) e foi recuperado na funilaria.
Quando está parado acelerando ou andando no trânsito, motor dá um corte repentino, ponteiro da temperatura dispara, luz do termômetro da temperatura acende com alerta STOP no painel e o carro morre. Luz da injeção acende, mas logo apaga.
Diagnóstico: O módulo foi substituído, mas os erros permaneciam. Com o scanner conectado, a temperatura com carro em movimento estava normal.
Aterramento também funcionava corretamente. A troca de informações no fórum, incluindo o envio do esquema elétrico, ajudou a rastrear a verdadeira causa.
Solução: A continuidade na fiação dos chicotes estava ok, mas um deles estava “mordido” e causava interferência na leitura da temperatura com o motor em carga. Reparado o chicote, tudo voltou a funcionar normalmente.
Saveiro 2014 Instalação do sistema de ar-condicionado ficou incompleta
Defeito: Após instalação do sistema de ar-condicionado (idêntico ao original) em uma Saveiro versão básica, seria possível configurar a ECU para reconhecer o novo equipamento como se fosse original?
Diagnóstico: Em consultas no fórum, muitos reparadores consideravam que a ativação não era possível, e outros sugeriam que somente com o scanner de fábrica (VAS) seria possível.
Solução: O reparador acabou recorrendo a um concessionário para ativar o sistema na ECU, mas algum tempo depois de solucionado, um dos participantes do fórum informou que era possível efetuar a ativação com o próprio scanner que o reparador possuía, e passou o procedimento para ser seguido em casos futuros.
Agile 1.4 Contagiros parava acima de 4000 rpm e motor começava a falhar
Defeito: A marcha lenta estava normal, mas ao acelerar o carro, parado ou andando, acima de 4000 rpm, o motor começava a cortar e a leitura do contagiros parava.
Diagnóstico: O scanner apontava sensor de rotação, que foi trocado por um novo genuíno, mas o problema e os sintomas continuavam os mesmos. Foram verificados ainda o sincronismo e demais componentes, mas sem sucesso. Um osciloscópio teria ajudado muito neste caso.
Solução: Com todas as suspeitas ainda voltadas ao sensor de rotação, o reparador seguiu orientação de um dos integrantes do fórum e partiu para uma segunda peça nova, também genuína, e desta vez o problema foi resolvido.
SSangyong Kyron 2.0T Diesel com luzes de advertência acesas, mas sem códigos de falhas
Defeito: As luzes de advertência do separador de água e das velas de aquecimento se acenderam no painel, mas o carro funcionava normalmente e o scanner não registrou códigos de falhas na ECU do sistema na injeção common rail.
Diagnóstico: Foram trocados todos os filtros mas nada mudou. Participantes do fórum sugeriram procurar maus contatos e analisar resistência das velas aquecedoras e sensores envolvidos, mas todos estavam em ordem.
Solução: Após exaustivas análises, finalmente o problema foi localizado e estava no fusível F26, que não estava queimado, mas isolava a corrente em determinadas circunstâncias. Troca feita e problema solucionado.