Notícias
Vídeos

Dica técnica motor Evo 1.4 novo Uno


Considerando este histórico, o experiente reparador iniciou os procedimentos de diagnóstico

Por: Da Redação - 26 de janeiro de 2017

Defeito: Cliente relatou que após efetuar um serviço que envolveu a troca da junta da tampa de válvulas em uma outra oficina, o veículo começou a falhar, e o responsável pela execução não conseguiu corrigir o problema.

Diagnóstico: Considerando este histórico, o experiente reparador iniciou os procedimentos de diagnóstico, e logo identificou uma falha vinda do cilindro 4, no qual a bobina de ignição não gerava corrente elétrica. Ao fazer a análise do sinal PWM da bobina correspondente, identificou a falta do sinal pulsante, gerado pela unidade de comando da injeção eletrônica (ECU). Ao utilizar uma caneta de polaridade para conferir o fio do sinal, estranhamente detectou uma centelha, e ao conferir o aterramento da bobina, descobriu que o mesmo se encontrava desligado. Concluiu então que o defeito foi provocado pela distração do outro mecânico, que após a troca da junta da tampa de válvulas, esqueceu de ligar o aterramento da bobina, que é fixado exatamente na tampa. Esse descuido provocou a queima do drive de acionamento da bobina de ignição, dentro da ECU.

Solução: Foi necessário o reparo do módulo, feito por um especialista, que substituiu o drive queimado. E após a fixação correta do aterramento da bobina de ignição, o motor voltou a funcionar corretamente. O atuante participante do Fórum lembra que este defeito foi provocado, e poderia ter sido plenamente evitado, e reforça o alerta de que cada vez mais, as intervenções puramente mecânicas, e aparentemente simples, podem sim interferir na parte eletrônica, e vice e versa. Em resumo, além das informações corretas, o reparador precisa estar cada vez mais atento aos pequenos detalhes, evitando causar danos desnecessários e quase sempre onerosos.