Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Diagnóstico Automotivo Avançado XIV – Leitura de sensor de oxigênio

Diagnóstico Automotivo Avançado XIV – Leitura de sensor de oxigênio

Falhas de combustão no motor, conhecidas como “Misfire”, podem ser provocadas por causas distintas, mas os equipamentos de diagnóstico tradicionais

Leonardo David
02 de setembro de 2024



public/img/noticias/DAA XIV - Foto 1.jpg-67b8


Diagnóstico: Com a ajuda de um osciloscópio automotivo, através da leitura dos sinais da sonda lambda é possível identificar falhas de combustão que causam momentaneamente uma queda no sinal durante a onda positiva dela. Comparando os ciclos com uma referência de ignição, é possível descobrir onde está o erro. 

Solução: No próximo gráfico (Foto 2), pode-se notar a regularidade com que a sonda identifica a passagem de oxigênio não queimado. 


public/img/noticias/DAA XIV - Foto 2.jpg-f5ba 

Já no outro gráfico (foto 3), é possível visualizar a irregularidade no sinal da sonda lambda causada pela falta de isolação nos componentes da ignição, também conhecida como “fugas de corrente”. Nestes casos o sinal sofre pequenas ondulações com tendência positiva.


public/img/noticias/DAA XIV - Foto 3.jpg-6dc0 

Isso mostra a importância de se conhecer estas particularidades para não confundir os dois fenômenos, pois no primeiro exemplo a identificação é de falha de combustão, em que sobrou oxigênio (não queimado), e no segundo, o sistema de ignição está com seus isolantes comprometidos. Nos dois casos, fica evidente a importância do uso de um bom osciloscópio. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força