Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Diagnóstico Automotivo Avançado V

Diagnóstico Automotivo Avançado V


Proprietário de um Siena 1.0 8V Flex havia trocado velas e cabos de ignição, mas o funcionamento do carro estava péssimo

Da Redação
22 de setembro de 2016


Defeito:
Proprietário de um Siena 1.0 8V Flex havia trocado velas e cabos de ignição, mas o funcionamento do carro estava péssimo. Em marcha lenta, o scanner apontou vários parâmetros alterados tais como tempo de injeção, pressão no coletor, carga no motor e atuador da marcha lenta.

Diagnóstico: Uma análise preliminar no osciloscópio mostrou que a parte de ignição também não apresentava parâmetros corretos de funcionamento (foto 1). Mas uma análise do vácuo do motor (foto 2) mostrou claramente que havia um problema mecânico interferindo no funcionamento adequado do motor.

Foto 1

Foto 2
Uma segunda avaliação do vácuo no motor, apenas no momento da partida, comprovou que havia diferenças de amplitude, ratificando o diagnóstico anterior.

Solução: A leitura no osciloscópio evidenciava problemas mecânicos, e ao abrir a tampa de válvulas, foi constatado que todas as válvulas de escape estavam presas. Um ajuste na abertura dos eletrodos das velas melhorou o tempo de centelhamento (foto 3), e após a regulagem das válvulas, o comportamento do motor ficou melhor (foto 4), mas ainda apresentava uma pequena alteração no vácuo.

Foto 3

Foto 4
O comportamento do carro ficou bom, sem falhas, e por questões de custos, cliente optou conscientemente em deixar para a próxima revisão a abertura do cabeçote para executar o serviço completo de retífica e ajuste nas sedes de válvulas.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Fiat Strada com Código de Falha P1225
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor