Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Diagnóstico Automotivo Avançado - Caso de Estudo XVI

Diagnóstico Automotivo Avançado - Caso de Estudo XVI

Após troca da correia dentada num Prisma 1.4 2015 injeção Multec H N14YF-LKF, a luz da injeção começou a piscar e ao andar com carga parcial

Da Redação
23 de março de 2017

Defeito:  Após troca da correia dentada num Prisma 1.4 2015 injeção Multec H N14YF-LKF, a luz da injeção começou a piscar e ao andar com carga parcial, apontava DTC P-0300. Veículo não apresentava falha aparente, e ajustes no sensor de rotação feitos com o uso de scanner não surtiram efeito. 

Diagnóstico: Foi conferido o sincronismo do motor com um osciloscópio (foto 1), e gráfico apontava que o ajuste estava correto. Foram utilizados outros scanners para ajuste dos sensores de rotação e fase, sem resultados efetivos, mas observou-se que havia uma pequena perda de potência quando a luz da injeção piscava no painel. Esgotada a possibilidade de problemas no sincronismo, reparador recorreu ao transdutor de pressão posicionado no escapamento do carro, e para sua surpresa detectou uma falha intermitente, mas que sempre ocorria no mesmo ponto (foto 2). 

Foto 1
Foto 2
Após testar e descartar problemas em velas, cabos e bobinas, constatou que no teste de vazão dos injetores (foto 3), os bicos dos cilindros 2 e 3 estavam com volume um pouco abaixo dos demais.

Foto 3
Solução:
Após limpeza dos injetores no ultrassom e procedimento de retrolavagem, os mesmos componentes foram reinstalados com sucesso, sanando o problema (foto 4). As demonstrações gráficas do osciloscópio foram fundamentais para que o cliente entendesse de forma clara e didática que esta nova falha não estava relacionada ao procedimento de troca da correia dentada.

Foto 4

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força