Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Corsa 2010 1.4 Flex falhando com códigos P0641 e P0222

Corsa 2010 1.4 Flex falhando com códigos P0641 e P0222

Trocando informações no Fórum, reparador experiente informou que o código P0641 refere-se à tensão de controle que sai do módulo de injeção

Da Redação
26 de fevereiro de 2017

Defeito: Veículo chegou à oficina com um histórico preocupante, pois já havia passado em outra oficina que trocou alguns componentes, mas sem conseguir solucionar o problema, que era intermitente. Andando com o veículo e em aceleração, algumas vezes o motor cortava, perdia potência e a luz da injeção acendia no painel. Ao desligar a chave e acionar a partida novamente, tudo voltava às condições normais de funcionamento. Mas ao continuar rodando, a anomalia se repetia. O scanner registrou os códigos de falha P0641 e P0222.


Diagnóstico:
 Trocando informações no Fórum, reparador experiente informou que o código P0641 refere-se à tensão de controle que sai do módulo de injeção, e o P0222 indica baixa alimentação no sensor de posição da borboleta, ambos com tensão de 5V. As principais suspeitas eram problemas na saída do módulo, curto-circuito no chicote na linha de 5V, ou ainda curto em um dos componentes alimentados por este circuito. Monitorando o carro em movimento, reparador identificou saída constante de 5V no módulo, mas variação na alimentação do corpo de borboleta e sensor MAP, ambos alimentados com os 5V. Cercando o problema, providenciou uma fonte externa de alimentação com 5V constante, alimentando diretamente o TBI e sensor MAP, e os sintomas de falha desapareceram. 

Solução: Diante destas avaliações, reparador concluiu que não havia problemas com os componentes, e retomou uma minuciosa varredura pelo chicote elétrico, abrindo-o e checando cada trecho, até encontrar um ponto oculto sob o reservatório do fluido da direção hidráulica e sobre o radiador, onde o atrito constante já havia desgastado 3 fios que eventualmente entravam em curto na carroceria, sendo que um deles era o da linha de 5V. Efetuado o reparo no chicote, o comportamento do veículo voltou ao normal com melhoras no rendimento.

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força