Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Citroen C4 não dá partida após ser desligada.

Citroen C4 não dá partida após ser desligada.

O reparador chegou ao Fórum relatando que em sua oficina encontrava-se um veículo modelo C4 da Citröen, ano 2011, equipado com motor 1.6 flex, que após dar a partida funcionava normalmente, mas após ficar desligado por um tempo, não entrava mais em funcionamento

Da Redação
02 de agosto de 2020

Diagnóstico

Iniciando o diagnóstico, o reparador constatou que após tentar diversas vezes ligar o veículo, o sistema cortava a ignição e seguindo o diagrama elétrico do modelo, constatou que o sistema cortava o positivo da bobina de ignição do motor.

Em busca da causa da falha, o reparador relatou ter realizado a substituição da BSM, do BSI e do módulo de injeção para teste mas a falha ainda persistia, chegou ainda a verificar o sinal do sensor de rotação através de um osciloscópio e notou que quando ocorre a falha o sensor opera normalmente, enviando sinal para o módulo.

Sem saber como proceder, foi nesse momento que decidiu relatar a situação aos seus companheiros do Fórum de Reparadores e pedir pela ajuda deles.

Ao ler o relato do reparador, um companheiro de profissão logo se prontificou a ajudar e questionou se o sistema cortava o sinal da bobina ou se interrompia apenas o positivo e ainda perguntou se ao realizar a alimentação da bobina manualmente, durante a falha, o veículo entrava em operação.

Logo em seguida o reparador respondeu que o sistema estava cortando apenas o positivo e que o veículo não funcionava mesmo alimentando a bobina manualmente.

Outro colega de Fórum questionou se existiam códigos de falha registrados no módulo do veículo e relatou que não é comum o sistema cortar apenas o positivo da bobina, mantendo o sinal dela ou até a alimentação de outros componentes, enquanto um terceiro colega de profissão recomendou que fosse realizada a troca da bobina para testes.

Novamente o reparador tornou a responder, dessa vez explicando que durante o problema, o sistema cortava não operava o motor de partida e em seguida gerava o código de falha P1694.

Ao responder novamente os comentários, o reparador decidiu postar uma foto da tela do osciloscópio e de novo descreveu os sintomas apresentados pelo sistema no momento da falha, mas dessa vez relatou que no momento da falha, o veículo não apresentava pulso nos bicos injetores mas possuía alimentação da bobina de ignição e em seguida gerava o DTC na memória do módulo.

Depois dessa resposta, os companheiros que ajudavam o reparador ficaram confusos e começaram a questiona-lo para entende direito a situação, pois anteriormente o reparador relatou que o sistema cortava o positivo da bobina mas mantinha o pulso dela e também a alimentação dos demais componentes, mas dessa vez informou que o sistema cortava o pulso dos bicos injetores mas mantinha a alimentação da bobina de ignição.

Logo depois o reparador pediu desculpas pela confusão e esclareceu que a informação correta seria que, no momento da falha, o sistema cortava o pulso dos bicos injetores e mantinha a alimentação da bobina e demais componentes do sistema de ignição, e foi onde um dos companheiros fez um checklist com a situação de cada componente no momento da falha para entender direito a confusão que havia sido gerada e assim ajudar o reparador.

Solução

Alguns dias depois o reparador ao tornar a responder o tópico voltou relatando que havia resolvido o problema utilizando o osciloscópio para monitorar o defeito do veículo no momento da falha, conseguindo assim constatar que na hora do defeito o sensor de rotação parava de emitir sinal, sendo ele o responsável pela falha na partida.

Os companheiros que ajudaram o reparador, apesar de terem ficado confusos com o relato, brincaram com a situação e parabenizaram o reparador por resolver o problema e principalmente por mantê-los atualizados da situação e resolução do caso.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força