Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Citroën C4 Grand Picasso 2012 com falha elétrica

Citroën C4 Grand Picasso 2012 com falha elétrica

Veículo foi encaminhado à oficina pois o freio de mão elétrico não desativava, as luzes do ABS e controle de tração ficavam acesas, além de indicar bateria com nível baixo

Da Redação
18 de fevereiro de 2021

DIAGNÓSTICO

O reparador, ao se deparar com essa complexa situação, decidiu antes de tudo realizar um planejamento do passo a passo que iria realizar a fim de resolver os problemas relatados pelo cliente da forma mais fácil e rápida possível.

Finalizada esta importante etapa, partiu para a execução, observando o primeiro teste que constava em seu plano de ação, que indicava a utilização do scanner para a verificação de algum código de falha que pudesse auxiliá-lo na identificação da causa da problemática relatada pelo proprietário. Assim, inseriu o scanner no conector apropriado e para sua surpresa o equipamento não se comunicava com o módulo de gerenciamento da bateria. 

Observou também que o módulo do ABS apresentava falha na rede CAN bem como em seu monitor de dados não indicava informações sobre o status do interruptor de freio.

Continuando a seguir sua sequência pré-estabelecida o próximo passo era referente à conferência do estado de todos os fusíveis, tanto da central elétrica do vão do motor (CVM) como central do painel (CP) quanto a fusíveis abertos ou em falta. 

Realizou a conferência de forma criteriosa, e certificou-se que não havia problemas relacionados a fusíveis, ou seja, nenhum partido e todos os locais reservados aos fusíveis de proteção do sistema estavam preenchidos. 

Dando continuidade e sempre seguindo seu planejamento, viu que era o momento de conferir a alimentação elétrica do sensor de bateria. 

Ao realizar esse teste confirmou que o sensor estava sendo alimentado corretamente.

Após estas tentativas, decidiu pedir ajuda aos amigos reparadores do fórum do Oficina Brasil, o lugar para você enviar/ responder dúvidas, consultar problemas e discutir de forma rápida e prática sobre todos os tópicos relacionados a oficinas mecânicas, que desde 2002 ajuda os técnicos automotivos na resolução de problemas diversos que ocorrem no dia a dia da oficina. 

Ao abrir um tópico referente a seu caso, explicou detalhadamente todos os sintomas bem como os testes que já havia realizado. 

Como de costume os colegas do fórum não demoraram para dar suas dicas e sugestões.

O primeiro reparador achou bem estranho esse defeito e indagou se o cliente havia relatado algo como começou esse defeito.

O segundo reparador a dar sua contribuição chamou atenção à possibilidade de ter perdido a referência do estado de carga da bateria, e para ter mais detalhes sobre a problemática perguntou como estava o estado da bateria bem como do sistema de carga, e destacou que esses modelos costumam dar muito defeito nos chicotes do cofre do motor.

SOLUÇÃO

 Após anotar todas as dicas e sugestões dos colegas do fórum o técnico decidiu realizar uma análise mais minuciosa da parte elétrica relacionada ao caso, constatou que restava uma caixa de fusíveis para checar quanto a fusíveis partidos ou em falta, a caixa de fusíveis que fica junto ao módulo de gerenciamento da bateria, posicionado sobre esta.

Sem perda de tempo, realizou a conferência e para sua surpresa estava faltando um fusível. Instalou outro com mesma amperagem, e constatou que o freio de mão voltou a funcionar assim como apagou a luz de anomalia do sistema do ABS, entretanto, a falha relacionada ao sensor de carga permaneceu. 

Para solucionar este último problema o reparador orientou o cliente a levar seu veículo a concessionária e fazer um telecarregamento, a fim de atualizar o software e, assim resolver o inconveniente. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força