Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Banner WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2026. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Chevrolet Vectra GT não dá partida

Chevrolet Vectra GT não dá partida

O Hatchback esportivo, equipado com motor GM Família II 2.0 8v Flex de 140cv, chegou à oficina sem funcionar

Da Redação
16 de agosto de 2022

DIAGNÓSTICO: O reparador, ao receber o veículo em sua oficina, sabia que teria uma série de componentes e sistemas para verificar, desta forma, antes de executar os testes partiu para o seu plano de ação com a sequência de análises que deveria realizar para chegar de forma mais rápida e efetiva à solução do defeito relatado pelo proprietário.

Prontamente o reparador tentou a partida para verificar como o motor se comportava, e percebeu que ele apresentava sinais de que iria entrar em funcionamento, mas aparentemente afogava.

O profissional então iniciou os testes nos sistemas de alimentação e ignição do veículo, retirou as velas e verificou que estavam encharcadas com combustível, resolveu então testar os bicos injetores na máquina de limpeza, e constatou que os quatro funcionavam perfeitamente.

Dando sequência à análise do defeito, realizou testes de resistência dos cabos de vela, pressão e vazão de combustível e, por fim, verificou o funcionamento da bomba de combustível, tudo funcionava perfeitamente.

Sem mais ideias de como proceder com este caso, o reparador acessou o Fórum Oficina Brasil.

O primeiro reparador a deixar sua contribuição indagou se o motor tinha compressão e vazão. Já o segundo reparador participante do fórum, ao tentar ajudar no caso, perguntou ao técnico se ele havia verificado através do scanner o A/F que o módulo do motor estava apresentando e se a porcentagem de etanol exibida correspondia ao combustível que estava no tanque.

Leia também

  • Perda de Aceleração e Código de Erro DF623 em um Renault Megane 2007
  • Hyundai HB20 corte na aceleração em primeira marcha
  • Fiesta 1.6 com problema no sistema de arrefecimento
  • Hyundai HB20 flex não pega pela manhã

O terceiro colega do fórum a deixar sua contribuição sugeriu que o reparador verificasse se o veículo tinha interruptor inercial ou algum sistema antifurto instalado.

Um quarto participante do fórum salientou a necessidade de o reparador inspecionar o corpo de borboleta para constatar se não estava travado.

Por fim, o quinto e último colega a deixar sua ajuda ao reparador chamou atenção para a verificação do perfeito funcionamento do sensor de rotação, bem como a conferência da alimentação da unidade de comando do motor e informou ainda que havia pego um defeito desse em um veículo da mesma montadora e no seu caso o problema foi a bateria que não funcionava da maneira correta, o que desconfigurou o módulo e que só foi resolvido levando o veículo à concessionária. 

SOLUÇÃO: O reparador informou que o motor havia saído de ponto, foi realizada a troca da correia dentada e tensionador, deixando o veículo com o sincronismo perfeito, além disso, realizou a troca de óleo e filtro, pois foram contaminados com o combustível devido ao fato de o motor ter afogado diversas vezes, e assim o defeito foi solucionado. 

Acessar Manuais Técnicos

Conteúdo
útil?

Faça login para avaliar

Foi útil?

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Perda de Aceleração e Código de Erro DF623 em um Renault Megane 2007
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Hyundai HB20 corte na aceleração em primeira marcha
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Fiesta 1.6 com problema no sistema de arrefecimento