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BMW 118i ano 2012 com motor falhando


Saiba como foi solucionado o defeito do modelo

Por: Da Redação - 30 de março de 2018

Defeito: o defeito neste veículo surgiu do nada, estava trafegando normalmente e de repente começou a falhar e perdeu força. Este carro tem injeção direta e chegou na oficina no guincho, com o uso do scanner foi identificado o código de falha 11A002, bomba de alta pressão - plausibilidade pressão baixa e quando liga, o motor falha além do cheiro forte de gasolina, os cilindros 1, 3 e 4 indicam falha de combustão.

Diagnóstico: a verificação das pressões de combustível indicaram a pressão de baixa com 6,8 bar e a pressão de alta em marcha lenta oscila entre 15 e 25 bar, confirmando que a pressão de alta está abaixo da faixa ideal de funcionamento.

Depois de muita mão de obra para retirada dos bicos injetores, colocados na máquina de testes, na qual foram limpos e equalizados, o motor melhorou muito nas acelerações rápidas mas o código de falhas 11A002 – bomba de alta pressão, plausibilidade, pressão muito baixa, indicando um defeito presente.

Monitorando com o scanner com o motor em marcha lenta, a pressão da bomba fica oscilando entre 12 e 28 bar, sendo que o correto no scanner deveria ser de 30 bar.

Solução: na busca da solução deste defeito restaram para testar o sensor de alta pressão de combustível e também a bomba de alta. Com o manômetro conectado direto na bomba de alta, a pressão não passou de 18 bar.

O valor desta bomba não permite margem de erro no diagnóstico, pois custa R$ 8.000,00.

Como os testes indicam que realmente a bomba de alta está trabalhando abaixo do necessário, uma bomba nova chegou e após a instalação, o funcionamento correto do motor foi estabelecido, pondo fim a um defeito que ainda gera dúvidas na reparação devido a ser uma tecnologia nova que exige conhecimentos à altura para um serviço adequado e seguro.