Ele verificou a pressão da bomba de combustível usando um manômetro, que indicou 4,2 bar. Inicialmente, substituiu a bomba de combustível por uma Bosch universal devido à indisponibilidade da peça original em sua região. Apesar dessa substituição, o problema retornou após cinco meses. Robson então trocou a bomba novamente, mas desta vez o defeito voltou após apenas quatro dias. Mesmo após essas tentativas de solução, a falha persistia.
Diagnóstico: Ao buscar ajuda na comunidade, Robson recebeu várias sugestões. Leonardo Check-Up mencionou a possibilidade de problemas relacionados ao corpo de borboleta (TBI) ou à bomba de combustível. Clodoaldo Soares sugeriu verificar os bicos injetores. Anderson Lucas Zanol destacou a existência de um módulo de controle da bomba de combustível, localizado sob a forração atrás do banco do motorista. Nelson Xavier recomendou uma análise detalhada do potenciômetro, do sensor do pedal de embreagem e da corrente da bomba em funcionamento.
Solução: Após análises, Robson identificou que a pressão da bomba de combustível oscilava, caindo quase a zero e, em seguida, subindo rapidamente para 4,2 bar repetidas vezes. Com base nas orientações da comunidade, ele verificou e encontrou o módulo de controle da bomba de combustível, localizado sob a forração atrás do banco do motorista. Robson substituiu a bomba de combustível por uma original compatível com o veículo e realizou testes de pressão e sinal PWM do módulo. Após instalar a bomba correta e verificar o módulo, o problema de oscilação na pressão de combustível foi resolvido, e o veículo voltou a funcionar adequadamente.