Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Diagnóstico Automotivo Avançado XIII - Motor com falha não cíclica

Diagnóstico Automotivo Avançado XIII - Motor com falha não cíclica

Ford Ecosport 2011 apresentava falha de funcionamento em um dos cilindros do motor, mas o defeito não se manifestava de forma uniforme

Leonardo David
02 de setembro de 2024

public/img/noticias/DAAXIII - Foto 1.jpg-37b4


Diagnóstico: Ao analisar falhas nesta Ecosport 2011 no osciloscópio, através da onda de pressão capturada no escapamento do carro por um transdutor de pressão, tem se mostrado um meio bastante eficiente para identificar anomalias no motor, seja para descobrir qual é o pistão inoperante em casos cíclicos, que pode ter origem na elétrica, mecânica ou eletrônica, ou em casos não cíclicos, que indicam estar tudo bem com a parte mecânica. Observa-se pelo gráfico na imagem abaixo que, logo após a combustão, no cilindro 3 acontecia uma anormalidade na onda de pressão do escapamento, porém, o fenômeno não se repetia em todos os ciclos. Em vermelho aparece destacado a onda que se forma em decorrência da combustão do citado cilindro, mas o fenômeno indicativo de “MISFIRE” sendo esperado sempre no mesmo ponto, não se repetia. Rapidamente o reparador concluiu que a falha de combustão estava acontecendo no cilindro número 3, e a origem do problema seguramente não seria um defeito mecânico.


public/img/noticias/DAA XIII - Foto 2.jpg-193a


Solução: Eliminado as probabilidades mecânicas, reparador concentrou o foco nos pontos mais vulneráveis já conhecidos do sistema, como os transformadores de ignição. E na sequência da varredura, descobriu que o problema era causado por um mau funcionamento no circuito elétrico dos eletroinjetores.  

WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força