Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Jetta 2012 com problema no imobilizador, após reparo elétrico

Jetta 2012 com problema no imobilizador, após reparo elétrico


O sedan da montadora alemã, equipado com o motor EA 888, entra em funcionamento, mas não segura marcha lenta e acaba desligando.

Da redação
28 de setembro de 2023

DIAGNÓSTICO:

O reparador recebeu em sua oficina esse Jetta para a substituição da válvula termostática, pois esta apresentava vazamento, e para esse procedimento houve a necessidade de desmontar o alternador do lugar para liberar espaço.
No procedimento de remoção do alternador, foi desligada a bateria do veículo para evitar qualquer dano relacionado a curto-circuito.
Trocado a bomba d’água, o alternador e a bateria foram religados, porém o veículo não entrou mais em funcionamento 
Ao consultar com o scanner, o aparelho acusava defeito presente de imobilizador, então foi apagado esse cód. de falha e ao girar a chave na tentativa de ligar o veículo, ele entrou em funcionamento, mas não segurava marcha lenta e desligava
Sem entender muito bem o que houve, o reparador acessou sua conta no Fórum Oficina Brasil e relatou o caso detalhadamente e em pouco tempo as primeiras dicas começaram a aparecer.
A primeira contribuição postada orientou que com toda certeza essa situação já era um defeito e o fato de desligar a bateria para realização do reparo fez o defeito ressurgir.
Indicou que um chaveiro automotivo resolveria esse problema, pois está relacionado ao code.
Outra contribuição informou que algum conector elétrico poderia ter sido esquecido na hora da reconexão do alternador
Indicou verificar se foi conectado o sensor de pressão no Rail de alta pressão.
A próxima contribuição foi de extrema importância para encontrar o defeito, pois foi informado que quando a bateria apresenta algum defeito, seja de tensão ou de estabilidade de corrente, pode acabar gerando pico de tensão, o que corrompe o arquivo do painel e do imobilizador. Indicou a substituição da bateria, e análise do arquivo

SOLUÇÃO: Após ler todos os comentários o reparador partiu para análise do veículo e percebeu que após desligamento da bateria, corrompeu os arquivos de segurança, chave imobilizador e módulo. 
Com esse diagnóstico foi feita toda a regravação dos arquivos e o problema foi sanado. 
O reparador retornou ao Fórum Oficina Brasil para agradecer as contribuições que levaram ele ao correto diagnostico do veículo. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Fiat Strada com Código de Falha P1225