O cliente levou o veículo à oficina apresentando ruído e desgaste na caixa de direção hidráulica. Acompanhe o procedi-mento de desmontagem e entenda porque um simples reaperto poderia ter evitado esta anomalia
O barulho na direção podia ser notado mesmo quando o Ford Fusion 2008, com 78.000 km rodados, andava em uma trajetória retilínea. No fim de curso da direção, não ocorria.
Acompanharemos o reparador Gilmar Salgueiro, da Oficina do Gato, localizada na zona leste de São Paulo, executando a remoção da caixa de direção. Em seguida, um especialista em direção hidráulica, que fará o reparo, expõe as possíveis causas deste problema.
RETIRADA DA CAIXA
1) Remova a roda do carro e solte o parafuso do terminal de direção.
2) Com o auxílio de um sacador, separe o terminal de direção.
3) Solte a contra-porca e desrosqueie o terminal de direção.
4) Utilizando um alicate de corte diagonal, remova as presilhas plásticas que seguram os revestimentos da caixa de rodas, com cuidado para não danificá-las.
5) Solte os parafusos da proteção plástica do cárter e da suspensão e remova-a.
Para dar continuidade e ter acesso à caixa de direção, é necessário desparafusar e baixar o agregado (quadro) da suspensão. Acompanhe.
6) “Desligue” a extremidade inferior das bieletas. Solte a contra-porca e retire o parafuso alen (6A).
7) Solte e remova o parafuso que segura o coxim do câmbio.
8) Solte os três parafusos e retire os dois suportes do quadro da suspensão.
9) Retire os dois parafusos que unem o defletor plástico frontal ao defletor da caixa de rodas. Afaste-os para ter acesso aos dois parafusos (um de cada lado) que sustentam o agregado da suspensão (etapa 10).
10) Solte os dois parafusos do quadro da suspensão, utilizando um prolongador na pistola pneumática ou catraca (fotos 10 e 10A). Baixe o agregado até ficar apoiado.
11) Solte o primeiro dos três parafusos que seguram a caixa de direção hidráulica.
12) Solte o segundo parafuso da direção hidráulica, restando assim apenas o terceiro, para manter a caixa posicionada em seu lugar.
13) Utilizando um alicate, retire a presilha metálica que segura a mangueira do fluido de direção hidráulica.
14) Com o auxílio de uma vasilha para escoar o fluido da direção, solte a mangueira e “sangre” todo o líquido.
15) Solte as duas porcas dos dutos do fluido da direção. Remova o terceiro e último parafuso que segura a caixa de direção (em destaque).
16) Retire a caixa de direção pelo lado do motorista.
17) A caixa já fora do carro. No detalhe, o alojamento da bucha que sofreu desgaste e causou o ruído (foto 17A).
CAIXA DE SURPRESAS
Entenda a seguir a origem do ruído e sua solução. A caixa de direção foi enviada para a HandorTec, também na zona leste de São Paulo. Quem explica os detalhes técnicos é o especialista em direções hidráulicas, Dillen Yukio.
“Quando se faz a revisão periódica, a concessionária executa o reaperto na caixa de direção. Sem este reaperto, primeiro ocorre uma folga do lado esquerdo da caixa, onde está a castanha e a porca de aperto (1). Em seguida, pode ocorrer a folga na bucha (2) do lado direito.
Na foto em detalhe (18A), é possível ver a bucha que foi substituída e o tratamento em Teflon® que ela recebe. São inseridas camadas de Teflon® à frio e à quente, intercaladas.
“Se o reparo não for executado em tempo, o que sofre desgaste então são os dentes da cremalheira, que são irrecuperáveis e é necessária a sua substituição ou da caixa completa, que custa mais de R$ 3.000. No caso deste Fusion os dentes ainda estão perfeitos. A manutenção preventiva sempre é melhor e mais barata que a corretiva”, finaliza Dillen.
MONTAGEM
Normalmente o serviço de reparação da caixa de direção é terceirizado pelo reparador. Para executar a montagem no veículo, siga as etapas de procedimentos da montagem em ordem inversa à mostrada na RETIRADA. Lembre-se de substituir o fluido da direção hidráulica.