Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Consultor OB
  4. /
  5. Fiat Uno Mille deu dor de cabeça ao reparador e foi reprovado na Inspeção Veicular de emissões

Fiat Uno Mille deu dor de cabeça ao reparador e foi reprovado na Inspeção Veicular de emissões


Mostraremos os procedimentos de análise e regulagem do carburador do Fiat Uno Mille 1995 e ainda como você deve proceder quando um caso como este chegar em sua oficina

Fernando Naccari Alves Martins
27 de fevereiro de 2013

Sabemos que as avançadas tecnologias automotivas estão cada vez mais presentes no dia a dia das oficinas independentes e que os reparadores lutam para desvendar estes desafios tecnológicos. Atualizações e cursos tornam-se primordiais para o bom desenvolvimento do profissional.

Mas o que você faz quando o cliente chega à oficina com um veículo carburado? Sabe o que fazer? Para exemplificar, selecionamos o caso de um amigo reparador para mostrar aos nossos leitores o que fazer com um carro carburado que foi reprovado na Inspeção Veicular Ambiental.  Você sabe interpretar este laudo? Sabe regular um carburador considerando o nível de emissões do veículo?

Acompanhe o processo de regulagem do carburador de um Fiat Uno 1.0 1995 dotado da caixa Ecobox, utilizada pela fabricante italiana para controle do circuito de vácuo.


Foto 1LAUDO DA INSPEÇÃO
O laudo gerado pela concessionária da Prefeitura de São Paulo, a Controlar (na cidade de São Paulo, todos os veículos registrados são obrigados a passar pela inspeção para ter seu licenciamento liberado), aponta para nível de COc (Monóxido de Carbono corrigido) acima do especificado para seu ano/modelo de fabricação. O valor máximo permite para este carro 3% do volume da amostra, sendo que o medido na marcha lenta estava em 4,60 e em aceleração a 2500 rpm apresentou  4,45% deste volume. (Foto 1)

O veículo estava na Auto Check Saúde, bairro da Saúde em São Paulo, e o reparador Ricardo Luiz Leite Silva que fez a manutenção do Uno nos deu algumas dicas técnicas, e nos explicou o que significavam estes números: "o excesso de CO aponta para excesso de combustível injetado na câmara para a queima".

DEFEITOS ENCONTRADOS
Já com o carburador do veículo retirado, Ricardo comentou sobre os problemas encontrados. "O giclê de ar está fora do especificado para este componente, restringindo a passagem de ar onde o giclê correto é o 200 e o presente era o 180 (Foto 2). A altura da boia também estava fora, deixando o combustível gotejar em todos os tempos do motor, lembrando que a altura correta é 32mm" (Foto 2A). Para conferir os valores, o reparador utilizou uma tabela padrão.

Foto 2 e 2A
MONTAGEM DO CARBURADOR
Para prosseguir com a montagem do carburador 495.214.02, primeiramente, confira na tabela a relação de giclês conforme o modelo do carburador (ver tabela).

Agora, sabendo dessas informações, prossiga:

1) Instale o giclê de ar do primeiro e do 2º corpo; (Foto 3)

2) Instale a nova válvula agulha e parafuse-a; (Fotos 4 e 4A)

Foto 3, 4 e 4A

3) Fixe a boia em sua sede e faça a medição de sua altura. Se necessário, ajuste-a. Lembre-se que a altura desta é de 32mm. *Detalhe, o reparador possui gabaritos com a medição referente, porém, a medida pode ser obtida com auxilio de paquímetro; (Fotos 5 e 5A)

Foto 5 e 5A

4) Monte a parte superior do carburador e aparafuse-o; (Foto 6)

5) Monte a parte inferior do mesmo e também fixe-o; (Foto 7)

Foto 6 e 7

6) Instale os tubos misturadores do 1º e 2º corpo. Preste atenção para não invertê-los. Caso tenha dúvida, àquele que tem a tubulação direcionada para o lado do injetor de partida a frio é denominado 1º corpo, e o 2º corpo é o oposto a este; (Fotos 8 e 8A)

7) Monte o suporte do diafragma parafusando os dois parafusos de sua lateral; (Foto 9)

Foto 8, 8A e 9

NO VEÍCULO:
Para prosseguirmos com a montagem no veículo, confira se é necessário realizar a retifica da base (baquelite) do carburador, pois, se este estiver empenado, poderá apresentar entrada de ar falsa e isso acarretará na dificuldade de regulagem do carburador quanto à emissões. Neste caso, foi necessário retificá-lo. Após esta realizada, prossiga:

1) Coloque a nova junta sob o coletor de admissão; (Foto 10)

2) Posicione o suporte do carburador sobre essa junta;

3) Sob este, coloque outra junta; (Foto 11)

Foto 10 e 11

4) Posicione o carburador sobre esta; (Fotos 12 e 12A)

Foto 12 e 12A

5) Aperte os quatro parafusos de fixação; (Foto 13)

6) Conecte os chicotes nos seus respectivos sensores; (Foto 14)

7) Instale as mangueiras correspondentes ao sistema Ecobox.

Foto 13 e 14

ECOBOX
Caso seja necessário desmontar esse conjunto e posteriormente religar as mangueiras de vácuo desta caixa, siga: (Foto 16)

Foto 16

Válvulas Delay - funcionamento/ligação.

A-Válvula Delay - preta e verde

Esta válvula corresponde a de número 5 no desenho esquemático do sistema.

Sua finalidade é definir o funcionamento ou não da "Power-Valve" e do "Dash pot".

B-Válvula Delay - preta e branca

Esta válvula corresponde a de número 16 no desenho esquemático do sistema.

Sua finalidade é definir o tempo de funcionamento do sistema Dash pot, ou seja, definir o tempo que o motor leva para voltar ao regime de marcha lenta quando este está em processo de desaceleração.

C-Válvula Delay - rosa e branca

Esta válvula corresponde a de número 19 no desenho esquemático do sistema.

Sua finalidade é fazer com que a "portinhola" de entrada de ar frio no misturador do Thermac se abra mais lentamente.

D-Válvula Delay - preta e branca

Esta válvula corresponde a de número 18 no desenho esquemático do sistema.

Sua finalidade é suavizar o sinal (vácuo) enviado do carburador para a Válvula Ford, retardando assim a lavagem do cânister.

E-Válvula Delay - preta e verde

Esta válvula corresponde a de número 17 no desenho esquemático do sistema.

Sua finalidade é equalizar o vácuo existente no circuito do Dash Pot da Power-Valve. 

REGULAGEM
Aqui vem o grande diferencial do reparador moderno. Antigamente, a regulagem era feita baseada na estabilidade da marcha lenta e em acelerações, se o motor não falhava. Porém, isso não quer dizer que o veículo esteja bem regulado quanto às emissões.

Assim, o correto é basear-se nestes três parâmetros:

- marcha-lenta próxima aos 900 rpm;

- Índice de COc abaixo de 3% do volume medido;

- índice de HCc abaixo de 700 ppm.

Para certificar-se destes, tenha um analisador de gases o qual faz medições em tempo real. Em seguida:

1) Instale a sonda no escapamento; (Foto 19)

2) Aguarde a estabilização dos valores na tela do equipamento; (Foto 20)

Foto 19 e 20

3) Acelere o veículo a 2500 rpm;

4) Abra ou feche os parafusos de controle de entrada de ar e de combustível, de acordo com o que seja necessário; (Foto 21)

5) Após atingir os valores desejados nas emissões, acelere o veículo abruptamente algumas vezes e deixe-o estabilizar-se na marcha lenta. Assim, confira se os valores de medição dos gases voltaram a permanecer baixos. (Foto 22)

Foto 21 e 22

6) Caso sim, o processo foi concluído;

7) Caso não estabilize, confira se há entradas de ar falsas, confira se o atuador de marcha lenta está com funcionamento adequado, confira as condições dos filtros de ar e de combustível, certifique-se da qualidade do combustível.



NOTÍCIAS RELACIONADAS
Consultor OB
Consultor OB
Sistema de Ignição: diagnóstico passo a passo no hb20 1.0 12v com perda de potência
Consultor OB
Consultor OB
Detalhes técnicos do motor FPT 2.0 turbodiesel 16V Multijet II que equipam os modelos Renegade e Toro
Consultor OB
Consultor OB
Competência e equipamentos são aliados necessários para executar um serviço eficaz