Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Consultor OB
  4. /
  5. Diagnóstico e Manutenção do Sistema de Arrefecimento Automotivo - Parte 1

Diagnóstico e Manutenção do Sistema de Arrefecimento Automotivo - Parte 1


Os sistemas de arrefecimento são componentes críticos de qualquer veículo motorizado, bem como de muitas máquinas e equipamentos industriais

Jordan Jovino
15 de julho de 2024


O sistema de arrefecimento é projetado para controlar a temperatura do motor, impedindo que este superaqueça e garantindo que opere dentro de uma faixa de temperatura ideal. Este artigo oferece uma visão abrangente do sistema de arrefecimento, incluindo sua importância, componentes, problemas comuns e suas soluções, e práticas de manutenção preventiva. 


1. Motor a combustão Interna MCI – Máquina Térmica

O motor a combustão interna é uma máquina térmica. Máquinas térmicas são dispositivos que convertem energia térmica (calor) em energia mecânica (trabalho). No contexto de um motor a combustão interna, esse processo envolve a queima de um combustível (como gasolina, diesel ou etanol) em uma câmara de combustão fechada. A combustão do combustível produz gases quentes em expansão, que exercem pressão sobre os pistões do motor, movendo-os para cima e para baixo dentro dos cilindros.


A temperatura atingida dentro da câmara de combustão de um motor a combustão interna pode variar significativamente dependendo do tipo de motor (por exemplo, gasolina, diesel), da sua configuração, e das condições operacionais. No entanto, de modo geral, as temperaturas podem ser bastante altas. O processo de combustão produz uma grande diferença de temperatura entre os gases as paredes do cilindro bem como os demais componentes como cabeçote.



Uma imagem contendo no interior, objeto, garrafa, xícara

Descrição gerada automaticamente

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Consultor OB
Consultor OB
Detalhes técnicos do motor FPT 2.0 turbodiesel 16V Multijet II que equipam os modelos Renegade e Toro
Consultor OB
Consultor OB
Competência e equipamentos são aliados necessários para executar um serviço eficaz
Consultor OB
Consultor OB
Motores aspirados, turbo e híbridos: Um guia técnico para mecânicos