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Diagnóstico do Sistema Eletrônico utilizando grandezas elétricas e instrumentos de medição


Apresentaremos os principais testes do sistema eletroeletrônico do veículo destacando as técnicas, pontos de medição e valores de referência que variam de acordo com o sistema utilizado por cada fabricante

Por: Laerte Rabelo - 02 de setembro de 2024




Vamos explorar os sistemas eletroeletrônicos automotivos, destacando as técnicas de diagnósticos que irão facilitar a vida do reparador na solução de falhas presentes no sistema de injeção eletrônica de combustível, utilizando-se para isso do multímetro automotivo com suas funções especificas para esta aplicação.  


1. Sistema de Injeção eletrônica de combustível- O sistema de gerenciamento eletrônico de motores, também conhecido como “sistema de injeção eletrônica”, tem a função de dosar a quantidade ideal de combustível para a quantidade de ar admitido pelo motor, buscando sempre a relação estequiométrica da mistura ar/combustível, necessária aos diversos regimes de funcionamento do motor. 

O sistema é basicamente constituído por: 

  • • Sensores: são componentes, distribuídos pelo motor, que transformam sinais físicos em sinais elétricos enviados para a Central de Injeção que, por sua vez, verifica constantemente as diversas informações instantâneas sobre as condições de funcionamento do motor; 

  • • Central de Injeção: processa os dados recebidos, funcionando como o “cérebro” do sistema e fazendo todo o gerenciamento e controle de funcionamento do motor; 

  • • Atuadores: são componentes que transformam os sinais elétricos de comando da Central de Injeção em ações de controle, buscando, assim, o funcionamento do motor da forma mais adequada possível.

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A figura anterior mostra esquematicamente o funcionamento do sistema de injeção eletrônica. 


O sistema de injeção eletrônica de combustível dos veículos divide-se em três etapas de funcionamento que são: 

  • • Etapa 1 - Informações dos sensores (sinal de entrada)