Vamos explorar os sistemas eletroeletrônicos automotivos, destacando as técnicas de diagnósticos que irão facilitar a vida do reparador na solução de falhas presentes no sistema de injeção eletrônica de combustível, utilizando-se para isso do multímetro automotivo com suas funções especificas para esta aplicação.
1. Sistema de Injeção eletrônica de combustível- O sistema de gerenciamento eletrônico de motores, também conhecido como “sistema de injeção eletrônica”, tem a função de dosar a quantidade ideal de combustível para a quantidade de ar admitido pelo motor, buscando sempre a relação estequiométrica da mistura ar/combustível, necessária aos diversos regimes de funcionamento do motor.
O sistema é basicamente constituído por:
• Sensores: são componentes, distribuídos pelo motor, que transformam sinais físicos em sinais elétricos enviados para a Central de Injeção que, por sua vez, verifica constantemente as diversas informações instantâneas sobre as condições de funcionamento do motor;
• Central de Injeção: processa os dados recebidos, funcionando como o “cérebro” do sistema e fazendo todo o gerenciamento e controle de funcionamento do motor;
• Atuadores: são componentes que transformam os sinais elétricos de comando da Central de Injeção em ações de controle, buscando, assim, o funcionamento do motor da forma mais adequada possível.
A figura anterior mostra esquematicamente o funcionamento do sistema de injeção eletrônica.
O sistema de injeção eletrônica de combustível dos veículos divide-se em três etapas de funcionamento que são:
• Etapa 1 - Informações dos sensores (sinal de entrada)