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Como Diferenciar Problemas Mecânicos de Eletroeletrônicos - Equipamentos, Testes e Procedimentos para Identificação - Parte 2


Abordaremos, de maneira clara e instrutiva, os equipamentos, testes e procedimentos essenciais para discernir se uma falha é de natureza mecânica ou eletroeletrônica

Por: Laerte Rabelo - 15 de julho de 2024


Neste artigo, daremos continuidade à exploração do tema relacionado à detecção de falhas de natureza mecânica que se manifestam no motor dos automóveis. Apresentaremos, de maneira minuciosa, a aplicação do scanner automotivo, elucidando a interpretação dos diversos sinais emitidos pelos sensores.  

Além disso, discorreremos sobre o uso eficiente do osciloscópio em conjunto com os transdutores, visando analisar com precisão as variações de pressão no motor. Nosso objetivo é capacitar o reparador, permitindo-lhe diferenciar de modo conclusivo as anomalias de origem mecânica das provenientes do âmbito eletroeletrônico.


Transdutor de pressão com o motor em marcha lenta 

Antes de iniciar o estudo dos casos, iremos entender como interpretar o sinal emitido pelo transdutor de pressão instalado no coletor de admissão como o motor no regime de marcha lenta. 

Como já foi dito na matéria do mês de novembro, o transdutor de pressão, consiste, basicamente, de uma pastilha piezoelétrica que transforma variações de pressão em sinais elétricos. Instalado no coletor de admissão, podemos, facilmente, verificar o vácuo que cada cilindro está gerando no momento da admissão. Este teste pode ser realizado em dois regimes de funcionamento do motor: na partida ou em marcha lenta. Para esta matéria vamos iniciar mostrando o teste na marcha lenta. 

A figura a seguir apresenta o gráfico emitido pelo transdutor de pressão instalado no coletor de admissão com o motor em marcha lenta. Os principais pontos de análise do sinal estão destacados por siglas que têm seu significado explicados logo abaixo da figura.


public/img/noticias/figura1.png-438d   

Descrição dos pontos demonstrados no gráfico:  

  • IA= INÍCIO DE ABERTURA VÁLVULA DE ADMISSÃO 

  • FA= FINAL DE ABERTURA VÁLVULA DE ADMISSÃO 

  • IE= INÍCIO DE ABERTURA VÁLVULA DE ESCAPE