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O Jornal Oficina Brasil já publicou anteriormente matérias sobre o sistema de injeção direta de combustível, tecnologia cada vez mais presente, também nos motores de menor cilindrada. Desta vez, mostraremos como executar um reparo neste sistema: a substituição de um bico de injeção direta e como identificar se a causa do problema no bico é elétrico ou mecânico.
Este procedimento pode ser aplicado em veículos de diferentes montadoras, guardadas suas devidas peculiaridades. Utilizaremos este Cayenne como instrumento para demonstrar o passo a passo, reparado na oficina Frison Convenience, localizada na zona Sul de São Paulo, pelo mecânico-líder Wellington Ribeiro Santos.
DIAGNÓSTICO
A falta de desempenho no motor foi indagada pelo cliente e uma falha no sistema de injeção visualizada pela luz acesa no painel (foto A).
O veículo passou por avaliação com scanner, que identificou problema no sistema de injeção (foto B).
IDENTIFICAÇÃO DO BICO
1) Retire a tampa plástica sobre o TBI;
2 e 2A) Retire as travas plásticas e o revestimento do cofre do motor (lado do motorista);
3) Retire os quatro parafusos e o protetor plástico das bobinas;
4 e 4A) Retire o revestimento e a tampa do reservatório de água (lado do passageiro);
5 e 5A) Retire o parafuso superior do tensor do motor;
6) Afrouxe o parafuso inferior do tensor do motor;
7 e 7A) Retire os quatro parafusos e o protetor plástico das bobinas (lado do passageiro);
8) Dê a partida no motor. Uma a uma, desconecte e conecte todas as bobinas, para identificar qual é o cilindro que apresenta falha de injeção, ouvindo a rotação, aceleração e vibrações do motor. Identificado o bico, inicia-se a desmontagem parcial do motor para a substituição. Neste caso, é o segundo bico do banco 2.
DESMONTAGEM
9) Inicie desmontando o “pulmão” do banco 1 (lado do motorista). Retire seus dois parafusos;
10) Desconecte a mangueira superior do respiro do coletor de admissão (PCV). Em seguida, desconecte a mangueira de ligação entre os pulmões (circulada em vermelho);
11) Desconecte a mangueira de conexão do PCV (embaixo do pulmão). Retire o “pulmão”;
12 e 12A) Retire os dois parafusos e o “pulmão” do banco 2 (lado do passageiro);
13) Solte as três braçadeiras da mangueira do bocal do filtro de ar – que leva o ar à entrada do TBI; 13A) Retire a mangueira;
14) Desconecte o conector do TBI;
15, 15A e 15B) Solte todos os parafusos do coletor, sem removê-los dos furos;
16) Desconecte o sensor do respiro do motor;
17 e 17A) Desconecte os dois conectores da mangueira do canister e também desencaixe seu anel de borracha (em vermelho) do suporte;
18) Desconecte o sensor de funcionamento do cânister;
19) Desconecte a válvula de purgo;
20) Retire o coletor de ar; 20A) Detalhe do bloco do motor, sem o coletor;
21 e 21A) Passe um pano sobre as entradas de admissão de ar e cubra-as com fita crepe, para impedir que qualquer objeto possa cair dentro das entradas.
22) Cubra também com fita os quatro furos de encaixe dos pulmões.
23, 23A e 23B) Desrosqueie todas as porcas dos dutos de alimentação na flauta. Cuidado, pois a qualquer momento o combustível residual na flauta pode esguichar. Isto não causa nenhum problema, é apenas um breve jato de gasolina;
24 e 24A) Solte e retire o parafuso do suporte dos bicos;
25) Desconecte os terminais dos bicos;
26) Retire os parafusos na base do suporte da flauta; 26A) Desconecte o sensor de pressão de combustível da flauta (em vermelho). Retire a flauta;
27 e 27A) Retire o suporte de fixação dos bicos.
MECÂNICO OU ELETRÔNICO?
28) Para identificar se o problema no bico injetor é de origem eletrônica, faça uso de um multímetro para medir a resistência em seus terminais. O valor deve ser igual em todos os bicos; aquele que não apresentar um valor, estará com o circuito interrompido, ou seja, falha eletrônica. Como não apresentou falha neste teste, bico está com um problema mecânico;
29) Retire o bico injetor, ele é apenas encaixado em seu orifício
30) Para confirmar que o valor apresentado nos bicos montados no carro é o correto, faça a medição da resistência no bico novo.
31) O bico novo vem com uma proteção metálica em uma ponta e uma proteção plástica em outra. Retire apenas a metálica por enquanto. 31A) As peças originais para veículos Porsche contém o símbolo em destaque.
DICA 1) Anote o código do bico antigo e também o código do novo bico. Eventualmente será necessário cadastrar este novo número ao término da reparação, para que o módulo de injeção calcule a quantidade exata de combustível no sistema. Este procedimento é necessário, por exemplo, ao executar a troca de bicos em motores BMW.
MONTAGEM
32) Aplique um pouco de vaselina pela lateral da ponta do bico, para facilitar seu encaixe no orifício.
33) Encaixe o bico injetor e retire sua proteção plástica.
34 e 34A) Recoloque o suporte dos bicos, encaixando perfeitamente a ponta rosqueada dos bicos.
35) Recoloque e aperte o parafuso do suporte.
36 e 36A) Conecte os dois terminais dos bicos.
37) Recoloque a flauta. 37A) Recoloque seu conector.
38 e 38A) Aperte os parafusos dos dutos da flauta. 38B) Reaperte os parafusos da base do suporte ao bloco do motor.
39 e 39A) Remova as fitas crepe sobre as entradas de admissão de ar.
40) Recoloque o coletor de ar.
41) Conecte a válvula de purgo (atrás do coletor).
42) Utilizando um espelho, verifique se a mangueira de vácuo está bem encaixada.
43 e 43A) Reaperte os parafusos do coletor
Faça em ordem inversa as etapas de nº 19 ao nº15.
SUGESTÃO
Para otimizar seu trabalho, o reparador Wellington recomenda: “faça a limpeza do corpo de borboleta, utilizando spray descarbonizante”.
44) Retire a TBI.
45) Aplique descarbonizante.
46) Lave em água corrente.
47) Seque bem passando o jato de ar comprimido.
48) Recoloque a TBI.
49) Reconecte o terminal da TBI.
Para finalizar a montagem, faça em ordem inversa as etapas de nº 13 ao nº1.
SCANNER
50) Ao ligar o motor, a luz da injeção permanecerá acesa.
51) O scanner reconhecerá vários erros, pois como todo o sistema foi desmontado, constará inclusive o erro na injeção.
52) Apague os erros indicados pelo scanner.
53) A luz da injeção no painel se apagará.