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  5. Uso prolongado de combustível adulterado danificou o bico de alta pressão do Cayenne

Uso prolongado de combustível adulterado danificou o bico de alta pressão do Cayenne


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
18 de julho de 2012

Os motores, sejam eles de injeção direta ou indireta, principalmente de veículos importados, sofrem prematuramente desgastes e falhas em seus componentes, principalmente por causa do combustível de péssima qualidade oferecido em nosso país. Foi o que aconteceu com este Porsche Cayenne GTS ano 2008, motor 4.8 V8 de injeção direta, com 40.000 ­quilômetros rodados, um de seus bicos injetores foi danificado.

O Jornal Oficina Brasil já publicou anteriormente matérias sobre o sistema de injeção direta de combustível, tecnologia cada vez mais presente, também nos motores de menor cilindrada. Desta vez, mostraremos como executar um reparo neste sistema: a substituição de um bico de injeção direta e como identificar se a causa do problema no bico é elétrico ou mecânico.

Este procedimento pode ser aplicado em veículos de diferentes montadoras, guardadas suas devidas peculiaridades. Utilizaremos este Cayenne como instrumento para demonstrar o passo a passo, reparado na oficina Frison Convenience, localizada na zona Sul de São Paulo, pelo mecânico-líder Wellington Ribeiro Santos.

 

DIAGNÓSTICO

A falta de desempenho no motor foi indagada pelo cliente e uma falha no sistema de injeção visualizada pela luz acesa no painel (foto A).
O veículo passou por avaliação com scanner, que identificou problema no sistema de injeção (foto B).

IDENTIFICAÇÃO DO BICO

1) Retire a tampa plástica sobre o TBI;

2 e 2A) Retire as travas plásticas e o revestimento do cofre do motor (lado do motorista);

3) Retire os quatro parafusos e o protetor plástico das bobinas;

4 e 4A) Retire o revestimento e a tampa do reservatório de água (lado do passageiro);

5 e 5A) Retire o parafuso superior do tensor do motor;

6) Afrouxe o parafuso inferior do tensor do motor;

7 e 7A) Retire os quatro parafusos e o protetor plástico das bobinas (lado do passageiro);

8) Dê a partida no motor. Uma a uma, desconecte e conecte todas as bobinas, para identificar qual é o cilindro que apresenta falha de injeção, ouvindo a rotação, aceleração e vibrações do motor. Identificado o bico, inicia-se a desmontagem parcial do motor para a substituição. Neste caso, é o segundo bico do banco 2.

DESMONTAGEM

9) Inicie desmontando o “pulmão” do banco 1 (lado do motorista). Retire seus dois parafusos;

10) Desconecte a mangueira superior do respiro do coletor de admissão (PCV). Em seguida, desconecte a mangueira de ligação entre os pulmões (circulada em vermelho);

11) Desconecte a mangueira de conexão do PCV (embaixo do pulmão). Retire o “pulmão”;

12 e 12A) Retire os dois parafusos e o “pulmão” do banco 2 (lado do passageiro);

13) Solte as três braçadeiras da mangueira do bocal do filtro de ar – que leva o ar à entrada do TBI; 13A) Retire a mangueira;

14) Desconecte o conector do TBI;

15, 15A e 15B) Solte todos os parafusos do coletor, sem removê-los dos furos;

16) Desconecte o sensor do respiro do motor;

17 e 17A) Desconecte os dois conectores da mangueira do canister e também desencaixe seu anel de borracha (em vermelho) do suporte;

18) Desconecte o sensor de funcionamento do cânister;

19) Desconecte a válvula de purgo;

20) Retire o coletor de ar; 20A) Detalhe do bloco do motor, sem o coletor;

21 e 21A) Passe um pano sobre as entradas de admissão de ar e cubra-as com fita crepe, para impedir que qualquer objeto possa cair dentro das entradas.

22) Cubra também com fita os quatro furos de encaixe dos  pulmões.

23, 23A e 23B) Desrosqueie todas as porcas dos dutos de alimentação na flauta. Cuidado, pois a qualquer momento o combustível residual na flauta pode esguichar. Isto não causa nenhum problema, é apenas um breve jato de gasolina;

24 e 24A) Solte e retire o parafuso do suporte dos bicos;

25) Desconecte os terminais dos bicos;

26) Retire os parafusos na base do suporte da flauta; 26A) Desconecte o sensor de pressão de combustível da flauta (em vermelho). Retire a flauta;

27 e 27A) Retire o suporte de fixação dos bicos.

MECÂNICO OU ELETRÔNICO?

28) Para identificar se o problema no bico injetor é de origem eletrônica, faça uso de um multímetro para medir a resistência em seus terminais. O valor deve ser igual em todos os bicos; aquele que não apresentar um valor, estará com o circuito interrompido, ou seja, falha eletrônica. Como não apresentou falha neste teste, bico está com um problema mecânico;

29) Retire o bico injetor, ele é apenas encaixado em seu orifício

30) Para confirmar que o valor apresentado nos bicos montados no carro é o correto, faça a medição da resistência no bico novo.

31) O bico novo vem com uma proteção metálica em uma ponta e uma proteção plástica em outra. Retire apenas a metálica por enquanto. 31A) As peças originais para veículos Porsche contém o símbolo em destaque.

 

DICA 1) Anote o código do bico antigo e também o código do novo bico. Eventualmente será necessário cadastrar este novo número ao término da reparação, para que o módulo de injeção calcule a quantidade exata de combustível no sistema. Este procedimento é necessário, por exemplo, ao executar a troca de bicos em motores BMW.

 

MONTAGEM

32) Aplique um pouco de vaselina pela lateral da ponta do bico, para facilitar seu encaixe no orifício.

33) Encaixe o bico injetor e retire sua proteção plástica.

34 e 34A) Recoloque o suporte dos bicos, encaixando perfeitamente a ponta rosqueada dos bicos.

35) Recoloque e aperte o parafuso do suporte.

36 e 36A) Conecte os dois terminais dos bicos.

37) Recoloque a flauta. 37A) Recoloque seu conector.

38 e 38A) Aperte os parafusos dos dutos da flauta. 38B) Reaperte os parafusos da base do suporte ao bloco do motor.

39 e 39A) Remova as fitas crepe sobre as entradas de admissão de ar.

40) Recoloque o coletor de ar.

41) Conecte a válvula de purgo (atrás do coletor).

42) Utilizando um espelho, verifique se a mangueira de vácuo está bem encaixada.

43 e 43A) Reaperte os parafusos do coletor

Faça em ordem inversa as etapas de nº 19 ao nº15.

SUGESTÃO

Para otimizar seu trabalho, o reparador Wellington recomenda: “faça a limpeza do corpo de borboleta, utilizando spray descarbonizante”.

44) Retire a TBI.

45) Aplique descarbonizante.

46) Lave em água corrente.

47) Seque bem passando o jato de ar comprimido.

48) Recoloque a TBI.

49) Reconecte o terminal da TBI.

Para finalizar a montagem, faça em ordem inversa as etapas de nº 13 ao nº1.

 

SCANNER

50) Ao ligar o motor, a luz da injeção permanecerá acesa.

51) O scanner reconhecerá vários erros, pois como todo o sistema foi desmontado, constará inclusive o erro na injeção.

52) Apague os erros indicados pelo scanner.

53) A luz da injeção no painel se apagará.

 

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