Realmente o Passat é novo até na forma da sua fabricação com base na Estratégia Modular MQB. Com essa plataforma, as proporções foram elaboradas para serem mais dinâmicas, o que inclui a carroceria mais baixa, maior distância entre-eixos e rodas maiores.
A Estratégia Modular MQB - Matriz Modular Transversal, é uma nova arquitetura do Grupo Volkswagen para a produção de veículos. O conceito consiste na padronização do processo de manufatura nas fábricas, estabelecendo por exemplo, a mesma sequência de montagem e proporcionando como grande vantagem a redução do tempo de produção dos veículos, além de garantir flexibilidade na produção.
A MQB também permite compartilhar a base estrutural para o desenvolvimento de veículos de diferentes segmentos, gerando sinergia para todas as classes de automóveis.
Essa base foi desenvolvida seguindo preceitos de baixo peso, utilizando aços de alta resistência que permitem aumentar a segurança e reduzir o peso total do veículo, o que colabora para a redução do consumo de combustível.
A combinação de dimensões padronizadas e variáveis, através da estratégia modular MQB, reduz muito a complexidade da produção de um veículo, gerando ganhos no processo produtivo e economia de escala.
Ao padronizar os componentes, a VW está tornando seus carros mais fáceis e rápidos de consertar, e o setor de peças não precisara manter tantas peças em estoque, porque os carros terão componentes comuns.
Este sistema tornará os custos de fabricação dos carros menores, eliminando centenas de componentes semelhantes e acelerará os tempos de reparo. Este não é um conceito novo, já que muitos fabricantes de carros já usaram um único chassi para linhas inteiras de carros.
O uso do sistema de Matriz Modular Transversal permite que todos os modelos terão a mesma posição no eixo dianteiro, caixa de pedais e posicionamento do motor, apesar da variação de distância entre-eixos, trilhos e dimensões externas.
Isso só será perceptível do ponto de vista do fabricante. Para o cliente final não terá qualquer diferença perceptível.
Evolução do modelo
A Volkswagen tem aperfeiçoado continuamente o Passat há mais de quatro décadas. Para identificar os modelos, foram criados códigos, sendo B1 a primeira e atualmente estamos na B8, com o novo Passat.
Para a fabricante Volkswagen, a letra B representa o segmento ao qual o Passat pertence e o número indica a geração do carro.
Em retrospectiva, o estilo do carro foi influenciado principalmente pelo B1, o modelo original, de 1973, e pelas gerações a partir do B5 de 1996.
A Volkswagen introduziu uma mudança de paradigma no Passat B5, enquanto todas as gerações anteriores eram carros equilibrados que ofereciam um elevado nível de conforto, excelentes características para o uso diário e espaço interno acima da média, nessa quinta geração a qualidade e o design deram um salto à frente, posicionando o Passat no topo de sua classe. Esse caminho foi seguido de forma consistente e com sucesso pelo B6 de 2005 e o B7 a partir de 2010.
Embora tenha quase o mesmo comprimento do modelo anterior, o novo Passat teve sua distância entre-eixos ampliada em 79 mm. As rodas estão maiores e posicionadas mais nas extremidades, o que encurtou os movimentos de balanços dianteiro e traseiro.
Ao mesmo tempo, o novo Passat ficou mais baixo e largo e com as mudanças no posicionamento do motor, foi possível reduzir o capô e deslocar o para-brisas para trás.
O Novo Passat mede 4.767 mm, distância entre-eixos de 2.791 mm e as rodas dianteiras foram deslocadas 29 mm em direção ao para-choque dianteiro, as rodas traseiras também estão deslocadas 17 mm em direção ao para-choque traseiro, com isso o habitáculo foi alongado em 33 mm.
Ao mesmo tempo, o Passat teve a altura reduzida em 14 mm (1.456 mm) e ganhou 12 mm na largura (1.832 mm).
Dianteira tem presença inconfundível. O Novo Passat traz na dianteira desenho inconfundível. A grade foi concebida para ser maior do que os faróis, com quatro barras cromadas. Nas laterais, essas barras se dobram em direção aos faróis em uma forma trapezoidal.
A barra inferior continua ao longo dos faróis. Acima da grade e dos faróis há outro filete cromado que se estende por toda a dianteira e continua lateralmente pela linha de caráter na versão Highline.
Os faróis e a grade seguem o padrão da Volkswagen com seu alinhamento horizontal, passando a sensação de ser peça única.
A borda dobrada abaixo da grade e dos faróis segue o curso superior do radiador e dos faróis como uma linha. Os contornos da grade do radiador e os faróis são refletidos na área inferior do para-choque. Os faróis de neblina são dispostos nas extremidades inferiores.
Um sistema de iluminação inteiramente novo com faróis de LEDs com tecnologia de projeção utiliza dois módulos de lentes que projetam a luz na via, gerando claridade semelhante à luz do dia. O componente central desses faróis é o módulo externo multifachos. Além dos fachos baixo e alto, os faróis também geram as luzes dinâmicas de conversão.
O módulo de lentes interno de facho plano é responsável pela chamada “iluminação de campo próximo”. Outro destaque dos faróis de projeção de LEDs são as luzes de condução diurnas com 32 LEDs.
Os faróis de LEDs são complementados com o recurso DLA - Assistente de Luz Dinâmico - que é controlado por meio de uma câmera, o DLA detecta veículos trafegando em sentido contrário ou à frente, coordenando a distribuição de luz dos faróis, evitando ofuscamento.
O desenho do Novo Passat traz em sua traseira a forma da tampa do porta-malas, com uma seção negativa para dentro e as lanternas traseiras foram elaboradas de forma mais larga e leve.
A versão Highline traz conjunto ótico traseiro diferenciado. Durante a frenagem, a iluminação que está na posição horizontal passa à posição vertical, causando efeito visual que chama a atenção dos demais condutores, contribuindo para a segurança do tráfego. Junto com as luzes traseiras e luzes de freio, os módulos de luz traseiros laterais também integram a luz indicadora. No módulo interno estão as luzes de direção e de neblina.
O porta-malas também cresceu, ganhando 21 litros de capacidade para bagagens, agora totalizando 586 litros.
Para quem olha o carro de frente e depois entra, logo percebe uma semelhança no painel de instrumentos com as saídas de ar em formato horizontal formando um elemento contínuo, interrompido pelos instrumentos e pelo relógio analógico, unificando forma e função.
A região dos pés também é iluminada. Ao se acionar a ignição, a iluminação ambiente e dos instrumentos e interruptores é realçada; todas as outras fontes de luz são diminuídas para um nível pré-definido individualmente. Quando a ignição é desligada, todas as fontes de luz são acionadas novamente para simplificar a orientação.
Mas o que realmente impressionou nossos reparadores além do desempenho do motor turbo, foram as inovações tecnológicas que estão neste carro, na verdade chega a assustar ou fazer o motorista não acreditar que o carro vai parar sozinho quando o carro da frente também para.
Além de parar, ele desliga o motor e quando o carro da frente sai, o motor é ligado e ele acompanha como se fosse autônomo, mas não é, apenas o novo Passat oferece recursos que garantem mais tranquilidade, conforto e segurança para o motorista no trânsito urbano ou nas rodovias.
Como este carro tem um caminhão de tecnologia e um motor que acelera muito, fomos procurar oficinas que tem a mesma vocação para este tipo de carro.
Na zona norte da cidade de São Paulo encontramos o Walter, mais conhecido como Pardal que é um mestre em motores e o seu discípulo e filho Filipe que cuida da eletrônica e da divisão esportiva.
Ali perto também encontramos o Gilberto que utiliza tecnologia da Nascar americana para atender os clientes que querem sempre mais potência e desempenho dos seus carros.
Oficinas
Aerocar - A Aerocar é uma empresa do ramo de reparação automotiva que iniciou suas atividades em 1989. O Gilberto lembra que o ramo da reparação é conhecido normalmente como “Oficina Mecânica”, porem com passar dos anos, os veículos automotores adquiriram tanta tecnologia embarcada, que a designação oficina mecânica não traduz mais a gama de serviços que uma “Oficina de Reparação Automotiva", tem que oferecer para atender os donos dos veículos atuais.
Por outro lado os veículos mais antigos ainda continuam existindo, e muitos deles são cuidados pelos seus proprietários como se fossem um membro da família, considerando o valor afetivo e o estado impecável de conservação. Estes clientes também são muito bem atendidos e há ainda aqueles motoristas que gostam de apimentar o desempenho dos seus bólidos, os quais não deixamos de lado, afirma o Gilberto.
A Aerocar oferece várias modalidades de incremento de potência para motores de todas as categorias.
Para atender os clientes que sempre querem mais dos seus carros, o Gilberto também atua no ramo de restauração e tunning, dando à oficina a característica de multitarefas.
O Gilberto conclui dizendo que das mais simples tecnologias dos veículos básicos nacionais, até às mais sofisticadas encontradas nos veículos importados de última geração, a oficina oferece serviços de reparos e preparação adequados ao tipo de uso sugerido pelo cliente, desde que estejam dentro da filosofia de trabalho da empresa.
R. Maria Cândida, 910 Vila Guilherme - São Paulo – SP
Auto Técnica Pardal Motores - Pardal Racing Team
Em 1975 o Walter trabalhava no departamento de engenharia da fábrica de móveis de aço Fiel. Três anos depois, montou sua oficina e arrumava os carros até na calçada e depois conseguiu um salão melhor e começou a preparar carros de pista com o modelo Opala para as mil milhas de Interlagos.
Depois com fusca, também bem sucedido, ganhou vários campeonatos até 1999 chegando a montar 11 fuscas na categoria Speed, os quais se mantiveram na corrida de forma surpreendente do 1º ao 10º lugar.
A oficina continuava funcionando para atender aos carros de clientes e também os carros de competição. Surgiu a oportunidade de montar um Spider protótipo que no primeiro ano já foi vencedor e a dedicação a este modelo foi por mais dois anos.
Com a necessidade de se fortalecer no mercado da reparação, o Walter aceitou participar da formação de um grupo de oficinas que é o GOE, no qual participou por mais de 12 anos. A participação no grupo de oficinas ajudou muito nas questões técnicas, administrativas e de equipamentos.
Com a criação da Pardal Race Team o Felipe surge e oferece acessórios para várias equipes que competem na fórmula 1.600, ganhando muitos campeonatos e com isso se constata que o interesse por competição está em família.
Empolgado com os carros de competição o Felipe recebe os carros na oficina, faz os ajustes necessários e quando chega o dia da corrida, ele acompanha as equipes, monitorando e orientando sempre que for preciso.
A alegria deste time é revelada no final das competições quando o carro vencedor é um daqueles que passou ela preparação do Felipe e sua equipe.
R. Araritaguaba, 247 - Vila Maria, São Paulo - SP
Pilotando e dirigindo o novo Passat
Para quem gosta de carros que oferecem desempenho, não basta dizer que vai dirigir, tem que acelerar e pilotar para descobrir o que os engenheiros da VW disponibilizaram no novo Passat, que tem um motor de dois litros turbinado que conseguiu mais nove cavalos em comparação como modelo da geração anterior.
Com o Gilberto ao volante, logo veio a frase: andar com um carro desse pelas ruas de São Paulo não permite conhecer o que ele realmente oferece em termos desempenho.
O conforto e segurança são mais perceptíveis e para quem tem o hábito de ter todo controle sobre o carro, esperar que o carro vai frear sozinho, desperta a desconfiança imediatamente do motorista, mas a tecnologia deste carro cumpre muito bem a sua função e realmente para quando se aproxima do carro da frente e o Gilberto até relaxa um pouco depois que o carro está parado.
Existem algumas pessoas que vivem e respiram a esportividade automotiva o tempo todo e o Felipe é uma dessas pessoas que buscam soluções de desempenho onde outros não imaginariam que seria possível arrancar alguns cavalinhos trabalhando nos motores e em alguns componentes.
Ao ver o novo Passat 2.0 TSI estacionado na frente da oficina, ele nem quis abrir o capô para ver o motor, o que ele realmente queria era acelerar e como toda oficina tem a sua pista particular de teste, logo fomos para uma avenida de teste.
Como o carro oferece muita informação na tela central, deixamos no diplay as informações da pressão do turbo em tempo real e isso dividiu a atenção do Felipe em ficar olhando para tela e para a avenida.
Surpreso com as reações do motor e com a pressão do turbo que não pensa para despejar toda potência, fez o piloto sorrir com o prazer de fazer uma tocada mais forte. Parece que ele gostou do carro!
A experiência do Walter na oficina e na preparação cuidadosa de motores faz dele uma pessoa bastante técnica e com métodos que ultrapassam os limites comuns na preparação das peças e na montagem de um motor.
Como ele é criterioso, logo ao entrar no novo Passat observou todo o requinte no interior do carro e logo saiu com tranquilidade por algumas ruas da Vila Maria.
Ele não deixaria passar despercebido o câmbio DSG que em conjunto com o motor turbo proporciona um desempenho bem acima dos padrões dos carros de passeio que estão no mercado.
A potência do motor é bem distribuída com o auxílio da mecatrônica e mesmo que o piloto queira fazer alguns abusos, haverá sempre uma proteção que pode ser vista mas vai atuar quando for necessário proteger os ocupantes e o próprio carro. Dirigir ou pilotar um carro como esse fez o Walter dizer que a VW acertou muito bem e vai satisfazer os futuros compradores deste modelo.
Motor e Câmbio
O Novo Passat está equipado com o motor 2.0 TSI de 220 cavalos, e os 350 Nm de torque são entregues já a 1.500 rpm e se mantêm até 4.400 rpm.
Sua potência máxima surge a partir de 4.500 rpm até 6.200 rpm mas, em rotações mais baixas, esse motor usa quatro injetores instalados no coletor da admissão que o tornam mais econômico. Para as rotações mais elevadas, entram em ação mais 4 injetores que estão instalados no cabeçote e injetam diretamente na câmara de combustão com o auxílio de uma bomba de alta pressão.
Na sua terceira geração da família EA888, esse motor tem 1.984 cm³ de cilindrada e combina injeção direta de combustível com a ação do turbo- compressor, o que permite dirigir com alta eficiência energética.
O peso do motor também foi reduzido e uma grande parte da redução deve-se ao novo cárter, ao virabrequim com peso reduzido, a refrigeração dos gases de exaustão através da integração do coletor de escape ao cabeçote dos cilindros, bandeja de óleo plástica e o uso de parafusos de alumínio.
Um motor de quatro cilindros com oito injetores não é novidade para os nossos reparadores acelerados que possuem muita experiência na preparação de motores turbinados mas, para um carro original que já vem com esses recursos, é a evidência que as montadoras estão buscando o mais elevado desempenho com economia de combustível e redução de emissões de poluentes. Lembrando que ao preparar um motor na oficina, o objetivo maior é o desempenho sem se preocupar com as emissões de gases poluentes.
O Passat está equipado como sistema start-stop que desliga e liga o motor em paradas de semáforo ou congestionamentos, visando à economia de combustível e redução de emissões de gases poluentes.
Gerenciamento térmico eficiente
Para os admiradores de carros com motor forte como o Felipe, o novo sistema de arrefecimento do TSI é totalmente eletrônico e permite um gerenciamento térmico preciso, com fase de aquecimento mais curta, isso reduz as emissões nesse estágio e as perdas por atrito, melhorando a economia de combustível.
Um novo módulo rotativo de aletas foi desenvolvido para o controle térmico inteligente. Ele possibilita bloquear totalmente a entrada do líquido de arrefecimento no motor ou utilizar um fluxo volumétrico mínimo na fase de aquecimento. Com o motor quente, a temperatura do fluido pode ser ajustada rapidamente a vários níveis, em função da carga do motor e outros fatores externos.
Novo cabeçote
O Walter observou que uma característica desse motor, que é o sistema de circulação dos gases de escapamento refrigerado a água, totalmente integrado ao cabeçote do motor. Esse tipo de arrefecimento dos gases contribui para melhorar o consumo de combustível à plena carga do novo Passat.
A maravilha desse o motor, comenta o Gilberto, está no cabeçote que tem variação do tempo de abertura das válvulas com duplo comando ajustável. A elevação das válvulas de escape pode ser ajustada em dois níveis, permitindo o controle ideal do processo de troca na admissão para melhor desempenho, economia e baixas emissões.
Mecatrônica
A mecatrônica está alojada na caixa de câmbio, cercada por óleo DSG. É composto de uma unidade de controle eletrônico e um módulo eletro-hidráulico.
A mecatrônica forma a unidade central de controle da caixa de velocidades. Todos os sinais dos sensores e todos os sinais das outras unidades de controle se reúnem neste ponto e todas as ações são iniciadas e monitoradas daqui.
Dentro desta unidade compacta estão doze sensores e apenas dois sensores estão localizados fora do sistema mecatrônico.
Por meios hidráulicos, controla ou regula oito atuadores de engrenagem através de seis modulações, válvulas de pressão e cinco válvulas seletoras, também controla a pressão e o fluxo do óleo que refrigera as embreagens.
As vantagens desta unidade compacta são: