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Nissan Frontier combina potência com muito conforto e tecnologia para uso em ambiente urbano


Você consegue imaginar uma bomba de óleo lubrificante elétrica com deslocamento variável funcionando no motor da Frontier para reduzir o consumo de diesel e emissões de gases e temais novidades para descobrir

Por: Antônio Gaspar - 09 de agosto de 2018

 A robustez da Frontier vem com tecnologia que permite seu uso no campo ou na cidade com conforto que se assemelha ao de carro de passeio e uma de suas novidades está na suspensão, mas antes vamos conhecer um pouco mais sobre a sua trajetória desde a chegada da fabricante de automóveis Nissan no Brasil.

A Nissan Frontier tem outro nome na Europa e na Ásia, lá é conhecida como Nissan Navara e acho que não ficaria bem com este nome aqui no Brasil. Ela foi inicialmente desenvolvida para o mercado norte americano e chegou aqui no final da década de 1990 e foi o primeiro veículo da Nissan a ser fabricado no país, a partir de 2002, na cidade paranaense de São José dos Pinhais.

Esta pick-up é muito vendida a nível global ficando entre as 10 mais comercializadas.

Agora na sua 12ª geração a Nissan Frontier está completamente renovada e este utilitário chega ao nosso mercado com desenho moderno e muitas novidades tecnológicos, conforto e segurança. (Fig.1)

Com o conceito de Mobilidade Inteligente, a Frontier passa ser a melhor picape já produzida pela Nissan em seus mais de 80 anos de atuação no mercado automotivo.

A nova Nissan Frontier veio com o objetivo de ser utilizada em diversas atividades desde o trabalho pesado até nas viagens de final de semana com a família e também nos deslocamentos diários em ambientes urbanos, surpreendendo com o conforto de um carro de passeio e para entender como é este comportamento, tem que dirigir para comprovar.

Tecnologia e eficiência de novos materiais tornaram a estrutura ainda mais resistente com um chassi reforçado, chegando a ser quatro vezes mais forte, ao mesmo tempo em que é mais leve e eficiente quando comparado como modelo anterior.

O conforto e a segurança são os destaques nessa nova geração da picape da Nissan, que é importada do México. Entre os itens de série estão equipamentos como os bancos "Gravidade Zero", que foram inspirados na tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor.

Design exterior marcante e interior funcional

A nova Nissan Frontier traz design exterior totalmente novo, com aparência "musculosa" ressaltada nas laterais mais altas do capô. O estilo combina força e elegância, proporcionando uma silhueta suave e equilibrada com a cabine. A assinatura do design da marca aparece em itens como a grade "V Motion" e os faróis em formato de bumerangue, que deixam evidente que este veículo robusto – tem 5,25 m de comprimento, 1,75 m de altura e 1,85 m de largura total – faz parte da mais atual família de modelos da Nissan.

O interior de estilo moderno e marcante foi concebido com dimensões, segurança e conforto adequados para condutor e passageiros, ampliando o espaço do painel, console central e assentos para oferecer funcionalidade avançada e muito mais tranquilidade na condução. Em relação à geração anterior, a altura do interior da cabine aumentou (874 milímetros), especialmente na segunda fila de bancos, e o espaço entre a cabeça e o teto cresceu, assim como a largura para os ombros. Já o bom espaço para as pernas na parte de trás permite que os passageiros possam desfrutar confortavelmente de cada viagem. Tudo isso garante ainda mais conforto em qualquer situação.

Os bancos dianteiros trazem a tecnologia "Gravidade Zero", proporcionando condução agradável em viagens de longas distâncias e evitando fadiga graças à posição do encosto, que distribui o peso de forma otimizada e equilibrada.

Os assentos traseiros são dobráveis, oferecendo fácil acesso à parte inferior para acomodar ferramentas e o macaco para trocar as rodas.

Outro conforto inédito para o modelo está no aquecimento em dois níveis de intensidade dos bancos do motorista e do passageiro. Dessa forma, os ocupantes desses assentos podem ter uma temperatura mais agradável em dias frios. Todos bancos são de couro.

O painel de instrumentos com a tecnologia TFT (Thin Film Transitor) é moderno, de fácil visualização e traz diversas funções. Além de poder visualizar as informações do tacômetro, por meio dos comandos localizados no volante, o motorista pode navegar entre nove telas disponíveis, que mostram as informações de funções como computador de bordo, configurações do sistema de áudio e detalhes sobre economia de combustível. Eles também permitem a configuração do controle do chassi e dos sistemas avançados de assistência ao motorista. (Fig.2)

A comodidade no interior ainda é ressaltada por detalhes funcionais como as três tomadas de 12V; entradas auxiliares USB, conexão para iPod; Bluetooth, cinco suportes para copos e onze compartimentos para acomodar objetos. Além disso, a Nova Nissan Frontier conta com confortos extras como cinco ajustes elétricos do banco do motorista (para frente, para trás, inclinação, ângulo e altura do assento e lombar) e ar-condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras.

Também traz o sistema multimídia mais completo do mercado, o Nissan Multi-App, que conta com 2 Gb de espaço para baixar os aplicativos,

Oficinas premiadas para conhecer a picape Frontier

Jaguarauto Tecnologias Automotivas, localizada na Casa Verde, zona norte de São Paulo, a oficina está equipada e capacitada para atender todas as marcas de veículos.
Há mais de 30 anos no mercado automobilístico, a oficina é especializada Bosch Car Service, buscando sempre o que há de novo para se manter atualizado e acompanhando as tendências do mercado.
Oferece serviços de mecânica, funilaria e pintura e atende seguradoras, frotas e serviços particulares.
Quem nos recebeu foi o José, um dos sócios que já entrou na picape para dirigir e descobrir as novidades do carro. (Fig.3)

Carbofreio oficina multimarcas fica na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, e é uma empresa com mais de 27 anos de experiência, que desde o início sempre buscou parcerias com fabricantes que agregavam informações e suporte técnico.

Com a parceria de várias empresas expressivas no mercado, equipamentos de última geração para análise e diagnósticos precisos dos veículos produzidos atualmente, tanto na área de gerenciamento eletrônico, como na avaliação dos sistemas de freio e suspensão, direção hidráulica e ar condicionado.

A equipe de profissionais recebem treinamentos periódicos dos fabricantes de auto peças e montadoras de veículos para que possam acompanhar o desenvolvimento tecnológico dos mesmos, oferecendo assim segurança nos diagnósticos e serviços executados.

Quem lidera a equipe na Carbofreio é o Luiz que gosta de dirigir veículos fora de estrada. (Fig.4)

Master Diesel, especializada em veículos diesel está na zona leste de São Paulo é a típica empresa familiar onde o Algimar que é o pai e o Danilo que é o filho, fazem a empresa funcionar oferecendo serviços especializados na injeção diesel mecânica e eletrônica. No laboratório tem uma bancada de teste 615 que já foi objeto de desejo de muitos bombistas, mas com a chegada da eletrônica, esta máquina não tem trabalhado muito e dá espaço para outros equipamentos mais focados na eletrônica diesel dos veículos. (Fig.5)

Com décadas de experiência no segmento diesel, os proprietários tiveram a sua melhor fase na época da inspeção veicular onde formava até fila na entrada da oficina.

Com o encerramento das atividades da Controlar que fazia as inspeções na cidade de São Paulo, o serviço na oficina foi reduzido e a empresa passou por adequações para continuar ativa no mercado mas, sempre fica a esperança que a inspeção possa ser implantada novamente para garantir a melhora da qualidade do ar com a realização anual da manutenção correta nos veículos diesel.

Av. Souza Bandeira,688, Itaquera, São Paulo – fone 011 2749 4668

Dirigindo a picape Frontier

Picapes sempre chamam a atenção e a curiosidade para dirigir parece ser proporcional ao tamanho do carro e assim, o “Zé” da Jaguarauto entrou e se posicionou no banco do motorista, acionou o botão start e fomos andar pelas ruas do bairro da Casa Verde.

O fato de estar em um veículo grande, passa a sensação de estar mais protegido, seguro, mas é preciso tomar alguns cuidados ao dirigir porque a maioria dos veículos que estão na rua são pequenos.

Transitando pelas ruas estreitas do bairro, a picape passava pelas irregularidades sem afetar o conforto dos ocupantes. Isso mereceu o primeiro comentário do Zé ao dizer que o carro não fica pulando e se mantem firme, porem macio.

Para o Luiz da Carbofreio o motor surpreende pela resposta rápida por conta das duas turbinas que atuam em baixas e altas rotações, acabando com a antiga sensação que motor diesel é lento nas retomadas.

Respeitando o tamanho do carro, ele proporciona todo conforto de um carro de passeio e com a vantagem de poder viajar com a família e na caçamba cabe todas as malas sem a preocupação de falta de espaço.

Para quem é realmente do ramo como o pessoal da Master Diesel, que estão acostumados com caminhões, dirigir uma picape é pura diversão, foi o Danilo que demonstrou isso pelo sorriso no rosto enquanto acelerava pelas ruas da zona leste. O pai foi mais contido mas gostou muito do desempenho do motor turbinado que está sempre pronto em qualquer regime de rotação.

Para eles os carros novos sempre reservam algumas novidades e poder dirigir um carro que ainda não frequenta as oficinas, representa uma rara oportunidade de aprender antes dos outros e quando a matéria for publicada no jornal, o ganho do aprendizado será para todos.

Um comentário feito pelo Algimar e endossado pelo Danilo, foi a alegria de receber o visita e com um carro que eles ainda não conheciam, o que confirma todo o esforço realizado pelo Grupo Oficina Brasil em benefício dos reparadores de automóveis do Brasil e de outros países.

Motor

A nova Frontier está equipada com o motor YS23DDT/DDTT (M9T) Diesel, 4 cilindros, com catalisador e DPF.

Com 2.298 cm3 ou 2.3, bi turbo, tem capacidade de gerar 190 cavalos de potência.

Todo veículo diesel tem uma etiqueta na coluna B, lado passageiro, com o índice de fumaça em aceleração para inspeção veicular para altitude até 350m que é de 0,51m-1 para a nova Frontier.

Este índice é obtido para fins de homologado sempre ao nível do mar e este procedimento é aplicado a todos os veículos fabricados no Brasil e nos demais países. É um padrão Internacional.

A capacidade de óleo lubrificante deste motor com troca do filtro é de 6,3 litros.

A recomendação é para usar óleo genuíno Nissan com viscosidade SAE 5W-30, ACEA C4 DPF.

Tem que ser este óleo especificado porque este veículo está equipado com o filtro de partículas diesel DPF, o uso de outro tipo de lubrificante vai danificar o DPF.

E para concluir a troca do óleo, aplique um torque de aperto no bujão de dreno com 50 Nm ou 5 kg.

Na Master Diesel tivemos um pouco de dificuldade para localizar o filtro de óleo mas achamos. Descobrimos que o filtro é bem pequeno e deve caber uns três na palma da mão.

Com o capô aberto é possível ver o filtro por cima com o auxílio de uma lâmpada entre o radiador e o motor, ele fica na parte inferior do lado direito. (Fig.6)

 

Por baixo não é possível visualizar porque tem uma proteção que deve ser removida conforme segue: (Fig.7)

Solte os dois fixadores A e remova a cobertura de acesso do filtro de óleo.

1. Coloque um recipiente grande para drenagem sob o filtro de óleo.

2. Solte a cobertura do filtro de óleo B com uma ferramenta adequada.

3. Remova a cobertura do filtro de óleo, e remova então o filtro de óleo D.

4. Remova a junta C da cobertura do filtro de óleo.

5. Substitua o refil e execute a operação na ordem inversa.

Torque de aperto da cobertura do filtro de óleo: 25 Nm ou 2,5 kg

Indicador de troca do óleo

Quando a data da quilometragem ajustada estiver próxima, o indicador de substituição do óleo do motor será exibido no display.

Após substituir o óleo, reinicialize a distância para a substituição do óleo.

O indicador de substituição do óleo não irá reinicializar automaticamente.

Escapamento

A Nova Nissan Frontier também traz como novidade um botão no lado esquerdo do painel, perto da porta do motorista, que permite a regeneração do filtro particulado de diesel (DPF), componente do sistema de escape que vem sempre depois do catalisador e que serve para segurar as partículas características de motores a diesel. Para garantir a maior eficiência, a limpeza do filtro é necessária como parte da manutenção periódica.

DPF – Filtro de Partículas de Diesel

Quando o interruptor de ignição estiver na posição ON, a luz de advertência do filtro de partículas de diesel se acende.

Após dar partida ao motor a luz de advertência se apaga.

Isto indica que o sistema está operacional.

Quando a luz de advertência ficar acesa, isto indica que o material particulado se acumulou em uma quantidade especificada como limite no filtro e o filtro precisa ser regenerado.

O interruptor do filtro de partículas de diesel ou interruptor do DPF pode ser utilizado para iniciar o procedimento de regeneração do DPF. (Fig.8)

O interruptor acende quando a luz de advertência do DPF se acende, indicando para o motorista que o material particulado acumulou no filtro, e não pode ser queimado automaticamente.

Se você continuar dirigindo com a luz de advertência do filtro de partículas acesa sem executar a regeneração do filtro, isto causará uma sobrecarga de material particulado no filtro. Se isso acontecer, em seguida, a luz indicadora de falha (MIL) se acende indicando a necessidade de levar o veículo até uma concessionária Nissan.

O desempenho do motor pode ser limitado, para proteger o sistema DPF. (Fig.9)

Recomendações

Tenha cuidado para não se queimar com os gases de escape.

• Não estacione o veículo sobre materiais inflamáveis como grama seca, folhas, papéis ou panos, pois eles podem queimar facilmente.

Para obter o máximo desempenho do filtro de partículas de diesel (DPF), siga estas precauções:

• Use combustível com baixo teor de enxofre.

• Utilize o óleo do motor especificado pela Nissan.

 Se um óleo de motor não especificado pela Nissan for utilizado, pode causar mau funcionamento ao DPF ou reduzir a eficiência do combustível.

• Não modifique o DPF, o silenciador ou o tubo de escape.

Caso contrário, isso pode afetar o desempenho do DPF e causar mau funcionamento.

Não submeta o DPF a impactos. O DPF possui um sistema de catalisador embutido no silenciador. Qualquer impacto pode causar danos ao DPF.

O DPF reduz a quantidade de materiais que afeta o meio ambiente através da coleta das partículas inclusas nos gases de escape.

Normalmente, as partículas acumuladas no DPF são automaticamente queimadas e convertidas em substâncias inofensivas durante a condução.

No entanto, as partículas coletadas no DPF não podem ser queimadas sob as seguintes condições:

• Quando a velocidade do veículo permanecer abaixo de 15 km/h por um longo período de tempo.

• Quando o motor é frequentemente desligado e ligado novamente dentro de 10 minutos.

• Quando o motor é frequentemente utilizado em trajetos curtos de 10 minutos ou menos.

• Quando o motor é frequentemente desligado antes que fique aquecido.

Nestes casos, torna-se difícil queimar as partículas que se acumularam no DPF automaticamente.

Consequentemente, a luz de advertência do DPF se acenderá no painel de instrumentos e o interruptor do DPF piscará.

Isto não é uma falha.

Se a luz de advertência do DPF se acender, realize o processo de regeneração do DPF.

REGENERAÇÃO AUTOMÁTICA

Se a luz de advertência do DPF se acender, isto indica que as partículas estão acumuladas no limite especificado do DPF. As partículas coletadas no DPF não podem ser queimadas nas conduções do veículo em baixas velocidades.

Assim que for possível e de modo seguro, dirija o veículo em alta velocidade (acima de aproximadamente 80 km/h) até que a luz de advertência do DPF se apague.

Entretanto, sempre respeite as leis locais.