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Na oficina independente, Cadillac Escalade e BMW 530i, ambos com cerca de 40 mil km


Fomos à Frison Convenience e acompanhamos a manutenção de dois veículos do segmento premium para revelar suas peculiaridades: um Cadillac Escalade ESV 2010, que estava passando por uma revisão, e um BMW 530i 2006, com a luz acesa no painel de instrumentos

Por: Alex Haverbeck - 25 de outubro de 2012

CADILLAC ESCALADE
O sistema que gerencia o computador de bordo avisa o motorista quando deve ser feita a manutenção, independente da quilometragem rodada. Através de dados recebidos, ele avalia o momento certo de leva-lo à oficina. Explicaremos mais adiante este funcionamento, baseado em informações extraídas do manual do proprietário do veículo.

O proprietário sempre leva este Cadillac Escalade à Frison Convenience, localizada na zona sul de São Paulo, quando há a necessidade de realizar uma manutenção, e desta vez foi feita uma revisão geral. Com 42.300 quilômetros rodados, o veículo teve diversos componentes substituídos pelo reparador Israel Anicássio do Nascimento, como quatro pneus 285/45 R22, filtro de ar, discos e pastilhas do freio dianteiro, óleo lubrificante e filtro.

Escolhemos o item mais interessante desta revisão, a troca de óleo, para mostrar a vocês. Descreveremos o funcionamento do sistema computadorizado de lubrificação, que informa ao motorista o momento correto de realizar a substituição e também como executar o reset deste sistema após a troca.

LUBRIFICANTE
Foi realizada a troca de óleo e filtro neste motor GM V8 6.2, que entrega 403 cv a 5700 rpm. Aplicou-se 5,7 litros do óleo sintético SAE 5W-30 LL-01 (o LL significa “long-life”, óleo de vida longa, desenvolvido para trocas em um intervalo de tempo maior que o habitual).

Foto 1Mas o próprio Escalade avisa o momento da troca de óleo através do DIC (leia abaixo). O bocal para repor o óleo está indicado pela letra A e a medição deve ser feita através da vareta de nível, indicado pela letra B (foto 1).

Quando se utiliza um óleo “long-life”, o filtro a ser utilizado também deve ser equivalente.

Existem filtros de óleo específicos para este tipo de lubrificante, que tem uma capacidade muito maior de absorção de impurezas e sujeiras, sendo mais resistente a lubrificantes agressivos e possui um material de vedação especial, quando comparado a um filtro comum.

AVISO
Segue conteúdo extraído no manual do proprietário sobre quando deve ser realizada a troca de óleo, disponível em inglês no site da montadora (www.cadillac.com): O sistema computadorizado de lubrificação calcula a vida útil do óleo e do filtro de acordo com o uso do veículo. Isto é baseado nas rotações e temperatura do motor, e também no modo de condução, mas não na quilometragem percorrida. Quando o sistema identifica a necessidade da substituição do óleo, um aviso no painel aparecerá indicando “TROQUE O ÓLEO DO MOTOR EM BREVE”, em inglês, e têm-se então até 1.000 km para realizar a troca. É possível que no período de 1 ano este aviso não se acenda, mas é recomendado realizar a troca anualmente e em seguida efetuar o reset do sistema. Caso o sistema seja “resetado” acidentalmente, o óleo deve ser substituído 5.000 km após a última troca.

RESET
O Cadillac Escalade é dotado do DIC (Driver Information Center), um computador de bordo que, dentre outras funções, fornece informações do veículo sobre pressão dos pneus, voltagem da bateria, pressão do óleo, falhas no veículo, etc., e também realizar procedimentos de reset. Este sistema é composto por quatro botões e uma tela, localizados no console central (ilustração 2 e foto 3). Após realizar a substituição de óleo e filtro do motor, efetue o reset para que computador reconheça que o sistema de lubrificação foi 100% renovado. Acompanhe como executá-lo:

Foto 2 e 3Procedimento de reset do sistema de lubrificação:

1) No botão vehicle information, pressione até aparecer a função OIL LIFE REMAINING (tempo de vida útil do óleo) na tela do DIC;

2) Pressione e segure a tecla SET/RESET por mais de 5 segundos. O indicador da “vida útil” do óleo mudará para 100%.

Se, ao dar a partida no motor, aparecer novamente a mensagem CHANGE ENGINE OIL SOON no visor do DIC, o sistema não foi “resetado”. Desligue o veículo e repita o procedimento.

BMW 530i
Com 44.800 quilômetros rodados, estava com uma luz acesa no painel, indicando uma anomalia. Com análise do scanner, identificou-se necessária a regulagem no mecanismo de fechamento do capô, que resolveu a queixa do proprietário

O veículo foi levado à oficina porque uma luz acendia e apagava (oscilava) no painel, conforme o movimento de aceleração e frenagem do veículo.

SCANNER
Através de um aparelho de diagnóstico exclusivo para esta montadora, o reparador Sílvio Roberto Pereira detectou que o responsável pelo acendimento da luz de anomalia era o capô do motor que, por causa da movimentação do carro, abria e fechava ligeiramente. Foi realizada a regulagem no mecanismo de abertura do capô. Após este procedimento, passou-se novamente o scanner e o erro foi apagado.

Leia a seguir algumas tecnologias embarcadas nesta geração (E60) da série 5, lançada em 2004.

MOTOR
O propulsor de 2979 cm3 com bloco e cabeçote em alumínio, seis cilindros em linha e 24 válvulas, possui duplo comando no cabeçote, controle variável do comando de válvulas (duplo VANOS - leia mais a seguir). Este conjunto fornece potência de 231 cv a 5900 RPM e torque 30 kgfm a 3500 RPM para o sedan de 1585 kg.

VANOS
É a sigla utilizada para denominar o controle variável do comando de válvulas (em alemão, Variable Nockenwellen Steuerung). No sistema duplo VANOS, dois comandos variáveis de válvulas controlam diretamente os comandos de admissão e de escape do motor, ajustando os tempos de abertura e fechamento das válvulas. Ao invés de trabalhar com dois pontos definidos, faz a variação contínua entre as posições extremas do comando, de acordo com a rotação do motor.

O sistema duplo Vanos varia o comando de válvulas para otimizar a produção de energia em toda a gama de rotação. Ajusta continuamente as posições do comando de válvulas, tanto para o consumo e as válvulas de escape.

Quando o motor está em velocidades mais baixas, a superfície de contato do came é movida de modo que as válvulas são abertas depois. Isso melhora o desenvolvimento em marcha lenta ou aceleração suave. Com o aumento de velocidade do motor, as válvulas são abertas antecipadamente: isso aumenta o torque, reduz o consumo de combustível e reduz as emissões. Em velocidades elevadas, as válvulas se abrem mais tarde novamente, para a entrega de potência total.

O double-Vanos também controla a quantidade de gás de escape que é recirculado de volta ao colector de admissão, melhorando a economia de combustível. O sistema utiliza um conjunto especial de parâmetros de fase do motor, de aquecimento, a fim de ajudar o catalisador atingir a sua temperatura de funcionamento ideal mais rapidamente, reduzindo as emissões. As válvulas eletromagnéticas são ativadas pela unidade de comando DME.

O comando de válvulas variável aumenta o binário na faixa de rotações inferior e intermediária.

Cada solenoide aciona um came que, por sua vez, acionam as válvulas de admissão e escape.

Os tempos de distribuição do motor podem ser influenciados de forma contínua através das duas unidades de regulação VANOS variáveis.

Através de uma maior intersecção das válvulas, produzem-se menores quantidades de gás residual em marcha lenta. Através da recondução interna dos gases de escape no regime de carga parcial são reduzidos os óxidos nítricos (também conhecido por monóxido de nitrogênio e monóxido de azoto), de fórmula química NO.

Resultado disso, o motor é mais suave em marcha lenta, oferece maior potência e oferece um torque mais elástico. O combustível é queimado de uma maneira mais eficiente pelo motor e há uma redução de consumo, de emissões de gases e de ruídos. A BMW introduziu o Double-Vanos em produção em 1997.

ATENÇÃO: As unidades de regulação VANOS não podem ser invertidas durante a montagem, pois o comando de válvulas de admissão e de escape têm cursos de regulação diferentes. Assim, pode haver uma avaria do motor causada pelo encosto das válvulas em caso de unidades de regulação VANOS trocadas.

Na parte frontal da unidade de regulação VANOS está gravado o lado da montagem.

I-DRIVE
Este modelo conta com muita tecnologia embarcada, assim como na BMW Série 7. Para que o motorista possa gerenciar estes recursos, a montadora desenvolveu o i-Drive, onde é possível controlar desde o sistema de navegação até checar instruções técnicas integradas. Através do sistema pode-se monitorar a pressão dos pneus, realizar regulagem da suspensão, acessar os contatos telefônicos do celular do proprietário e até mesmo o Google Maps via internet. O sistema i-Drive é composto pelo botão no console central que ativa as funções em uma tela localizada no painel.