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  5. Condições das ruas brasileiras antecipam reparo na suspensão do Porsche

Condições das ruas brasileiras antecipam reparo na suspensão do Porsche


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alex Haverbeck
13 de abril de 2012

 

Um superesportivo projetado para desempenhar sua melhor performance é prejudicado pelos buracos da cidade

Vamos acompanhar um Porsche Carrera S 2006 (carroceria 997, nomenclatura interna da montadora) em uma revisão de 15.000 km, onde serão feitas a substituição de componentes da suspensão dianteira, troca de óleo e elementos filtrantes de óleo e ar e limpeza da TBI. Pode parecer procedimentos corriqueiros, mas ao decorrer desta matéria você descobrirá algumas curiosidades deste superesportivo. Acompanhamos esta revisão na Frison Convenience, oficina especializada em veículos premium localizada na zona sul de São Paulo, com o mecânico-líder Wellington Ribeiro Santos.

“Iniciaremos com a reparação da suspensão, onde um ruído indica desgaste nas buchas dos braços inferiores da suspensão dianteira, antes que elas efetivamente se danifiquem. Quando o ruído é sanado em sua fase inicial, não oferece riscos ao veículo, tampouco afeta sua segurança. Pode parecer um desgaste prematuro, mas por tratar-se de um carro com suspensão esportiva e mais rígida, somado às condições ruins de nossas ruas, esta quilometragem está dentro do esperado para veículos desta marca”, justifica Wellington. Mostraremos a substituição dos braços da suspensão do lado do passageiro. Obviamente a substituição foi feita em ambos os lados e o procedimento é o mesmo. A primeira etapa deste procedimento é retirar as rodas, calçadas com pneus 235/35 ZR 19 na dianteira e 295/30 ZR 19 na traseira.


DESMONTAGEM DA SUSPENSÃO

A suspensão traseira do Porsche Carrera S (foto 1) é multibraço de 5 pontos, molas helicoidais com amortecedores pressurizados internos, com controle ativo. Na dianteira (na qual vamos acompanhar o reparo), é independente tipo Mc Pherson otimizada pela Porsche, composta por braços em alumínio - chamados de transversal e longitudinal, molas helicoidais com amortecedores internos pressurizados de duas câmaras, com controle ativo. Para entendermos melhor, observe a foto 1A, onde: (A) braço inferior longitudinal – equivalente à bandeja em outros tipos de suspensão; (B) braço inferior transversal.

Remova o defletor de ar dianteiro, este que contribui com a aerodinâmica do Porsche (foto 2).

Retire o parafuso que prende o braço inferior transversal ao longitudinal (foto 3).

Separe o braço inferior transversal. Solte o parafuso que segura o braço longitudinal à carroceria (foto 4). Retire o braço com auxílio de uma alavanca (foto 4A).

O braço ficará preso pelo pino roscado (ball joint) da extremidade, atrás do disco de freio (foto 5). Solte esta porca para liberação do braço transversal (foto 5A).

Na foto 6 a peça que foi retirada, comparada com uma nova.

No detalhe, a bucha que costuma desgastar e produzir o ruído (foto 6A).

Ainda no veículo, retire o parafuso que continua segurando o braço transversaldianteiro (foto 7). Em seguida retire o braço para sua substituição (foto 7A).

Remova o defletor de ar que envolve o braço transversal, pressionando as presilhas plásticas (foto 8). A bucha em detalhe (foto 8A) também é causadora de ruídos.

Encaixe o defletor de ar no novo braço transversal (foto 9). Trave as presilhas plásticas (foto 9A).


MONTAGEM

Começaremos a montagem pelo braço longitudinal. Posicione-o (foto 10) e fixe com seus respectivos parafuso e porca, apertando até encostar (foto 10A).

Encaixe a extremidade em forma de pinça (A), no braço longitudinal. A extremidade onde está a bucha (B), encaixe na cavidade da carroceria (foto 11).

Encaixe os dois parafusos do braço transversal: um na cavidade da carroceria (foto 12) e outro na intersecção com o braço longitudinal (foto 12A). Faça os devidos apertos.

Aperte o parafuso do ball joint no braço longitudinal (foto 13).

Em seguida, dê aperto no parafuso da intersecção do braço transversal com o longitudinal (foto 13A).

Faça o aperto final de todos os parafusos e porcas com a utilização do torquímetro, com 60 Nm (fotos 14 e 14A).

Recoloque o defletor de ar e aperte seus parafusos (foto 15).

Curiosidade: O Porsche dispõe de um sensor de nível que faz automaticamente a regulagem de altura dos faróis, localizado na suspensão dianteira (16A) e traseira (16B) do lado do motorista. Ele reconhece se o veículo está carregado ou não, tanto com bagagem ou com passageiros, e define o melhor ângulo para os faróis.


TROCA DE ÓLEO

Como em outro carro qualquer, um supercarro também precisa realizar uma simples troca de óleo, filtro de óleo e de ar periodicamente. Neste Porsche com motor boxer de 6 cilindros de 3.8 litros, que gera 355.0 cv e 40.7 kgf.m, algumas características são interessantes. Acompanhe.

Primeiro, escoa-se o óleo pelo bujão do cárter, igualmente como em qualquer veículo (foto 1).

Para substituição do filtro de óleo, localizado na parte inferior do motor (foto 2) é necessário uma ferramenta especial (foto 2A).

Foi substituídos o elemento filtrante tipo refil (foto 3) e recolocado juntamente com o “copo”.

Adicionou-se 8,4 litros de óleo Mobil1 0W40 (foto 4). “Este lubrificante é o único recomendado pela Porsche para este modelo”, explica Wellington.

Este Porsche faz a medição do óleo a frio, apenas ligando a chave do contato e com o motor desligado, em 6 segundos ele indica o nível (foto 5).

No detalhe, o indicador do nível de óleo (foto 5A).


FILTRO DE AR

O filtro de ar é muito importante neste veículo, como em qualquer outro, para manter seu desempenho. A troca é simples e não requer muito treinamento específico (foto 1), mas seu imenso tamanho impressiona (foto 2).


TBI

Os carros de alta performance também sofrem com a má qualidade dos combustíveis, este, por melhor que seja. Então nada melhor que na revisão efetuar a limpeza do corpo de borboleta eletrônico. O processo é o mesmo de veículos “normais”. Acompanhe:

1) Retire a TBI, localizada atrás da entrada do filtro de ar;

2) Verifique se há impurezas depositadas. Jamais utilize ferramentas ou outros objetos;

3) Aplique spray descarbonizante no corpo de borboleta, até a remoção dos resíduos;

4) Enxague com água e em seguida seque bem, com um jato de ar.

5) Monte a TBI novamente no Carrera S. A limpeza, juntamente com a troca do filtro de ar, manterá um ótimo desempenho por mais tempo. “O cliente ficará satisfeito com a qualidade do serviço executado pelo reparador”, finaliza Wellington.

 

 

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