Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Administrar uma oficina é fácil e dá lucro
  4. /
  5. Elisão fiscal e Evasão fiscal: como elas afetam sua oficina?

Elisão fiscal e Evasão fiscal: como elas afetam sua oficina?

São palavras que não temos o costume de ouvir nas oficinas, mas com a mudança na legislação brasileira é fundamental para a sobrevivência das nossas oficinas entendermos e conhecermos o significado de elisão e evasão fiscal. Muitos proprietários de oficinas têm dúvidas sobre a parte fiscal da oficina e acreditam que a carga tributária está inviabilizando o negócio

Fábio Moraes
29 de abril de 2018

“Elisão” realmente é um nome incomum que poucos donos de oficina já ouviram, mas é muito fácil de entender. Sempre que abordamos o assunto “impostos” temos duas formas de pensar: os que pagam e os que não pagam impostos. Elisão fiscal e evasão fiscal são usados nestas situações, já que a grande diferença destes termos pode significar a existência ou não de uma ilegalidade no processo que a oficina tem referente aos impostos. Vamos entender melhor esses conceitos?

Elisão fiscal, o que é?

A Elisão fiscal se baseia na economia tributária tendo como fundamento um planejamento tributário prévio (que antecede o pagamento dos impostos). Este planejamento utiliza estratégias permitidas pela legislação ou por “furos” da própria lei. Pensando no dia a dia da oficina, a Elisão fiscal nada mais é do que aplicar uma forma de diminuir a carga tributária no custo de sua empresa. É possível encontrar brechas nas leis e aplica-las, sem infringir nenhuma lei, explorando estas lacunas e fazendo uma aplicação favorável à oficina.

Evasão fiscal, o que é?

A Evasão fiscal consiste em “enganar” o Fisco através de ações realizadas pelos contribuintes e com elas evitar o pagamento de impostos. A Evasão fiscal nada mais é do que a sonegação de impostos, que é ilegal e por isso não está de acordo com as legislações vigentes. A Evasão fiscal acontece sempre que uma oficina deixa de emitir a NF por um serviço prestado ou por uma peça vendida.

A receita Federal

Todos os donos de oficinas sabem que a receita federal está, a cada dia, entrelaçando mais as informações de nossas empresas. Hoje, através de um sistema de inteligência artificial, é possível saber como está a movimentação de cada oficina, quanto ela compra e vende de peças no mês e qual o seu estoque e o seu faturamento. Mais do que isso, é possível saber quanto a oficina recebeu em cartão (porque quando um cliente passa o cartão para o CNPJ de sua oficina isso fica registrado), quanto ela recebeu em boleto bancário (porque a ligação com o CNPJ e o CPF do cliente e o banco também é feita). Tudo interligado, entrelaçado e, principalmente, registrado no banco de dados da recita federal.

A saída

Esta abordagem de elisão e evasão fiscal é para mostrar aos proprietários das oficinas que eles devem agendar uma reunião com o contador da oficina e pedir orientações de como é possível usar da Elisão fiscal para diminuir a carga tributária.

Isso pode ser feito através de um planejamento tributário, ou seja, tirar proveito de benefícios fiscais previstos na legislação. Como exemplo podemos citar o “regime monofásico” que é uma das opções da elisão fiscal e que vamos detalhar em um próximo texto.


VÍDEO

Como a sua oficina vai estar daqui 5 anos? Já parou para pensar sobre isso? Você sabe quais as mudanças necessárias para manter a sua empresa em pé durante esse tempo? Então, assista o vídeo agora mesmo e vem com a gente nessa reflexão!

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Administrar uma oficina é fácil e dá lucro
Administrar uma oficina é fácil e dá lucro
Produtividade e Custo/hora de funcionário: como calcular
Administrar uma oficina é fácil e dá lucro
Administrar uma oficina é fácil e dá lucro
Como sua oficina mecânica deve contratar: CLT ou PJ?
Administrar uma oficina é fácil e dá lucro
Administrar uma oficina é fácil e dá lucro
Plano de marketing para oficinas: saiba como desenvolvê-lo