Pouco tempo atrás só era possível encontrar veículos de passeio com a característica flex, hoje os SUV’s são mais uma opção, o que gerou alternativas para o mercado.
Sabendo disso, preparamos esse post que irá abordar algumas vantagens e desvantagens da utilização do diesel frente a gasolina.
Se você quer sanar as dúvidas do seu cliente, ajudando e explicando sobre qual carro terá o melhor custo benefício de acordo com cada perfil, continue a leitura! Essa é uma forma bem legal de você ajuda-lo e, ao mesmo tempo, criar uma relação de confiança!
Vantagens e desvantagens da utilização do diesel
Preço do veículo
Por serem veículos mais potentes, resistentes e carregarem alta tecnologia, os veículos que trabalham com diesel normalmente são muito mais caros. Quer um exemplo? Pesquise o valor de um veículo que trabalhe com gasolina e depois procure o mesmo tipo de veículo, porém compatível com o diesel.
Durabilidade
O motor a diesel utiliza a compressão para fazer dar a ignição, diferentemente do motor a gasolina, que necessita da centelha gerada pela vela de ignição, um sistema mais prejudicial à vida útil do motor.
Por isso, realizando os cuidados necessários, esse motor dificilmente deixará o seu cliente na mão, e ajudará a manter o valor de revenda pouco desvalorizado.
O grande problema acontece se esses cuidados não forem tomados. Como é um motor com componentes de alta tecnologia, é caro. Portanto, se apresentar problemas e precisar de manutenção, seu cliente deve estar preparado para a dor que ele causará ao seu bolso. Uma dica é regularmente estar atento aos níveis e ao filtro de óleo.
Economia e esportividade
Os carros a diesel conseguem alta performance com consumo reduzido de combustível, pesquisas mostram que um motor a diesel pode fazer até 25 quilômetros com um litro. Vantagem para a conta bancária e para o meio ambiente!
Emissão de gases
Apesar do diesel ter a reputação de ser mais poluente do que a gasolina, hoje em dia, isso não é verdade. Com o advento da tecnologia, os carros novos começaram a usar novos catalisadores e filtros, tornando os carros mais antigos os grandes ofensores na questão da poluição automobilística.
Talvez você também se interesse em ler sobre Gestão e Meio Ambiente no mercado automotivo.
Vibração
Vários motoristas ficam irritados com barulhos ou tremulações do veículo, não é mesmo? Então, que tal explicar ao seu cliente que a vibração forte é uma característica dos carros a diesel? Porém, não é difícil resolver esse problema!
Há soluções para os motores utilizando calibragens especiais, e para o corpo do motor são utilizados abafadores e isolantes, então ele não precisa se preocupar!
Valor do Seguro
No país em que vivemos é um risco enorme não ter seguro no carro. Uma dica legal é você lembrar o cliente que vale a pena estudar o valor do seguro para ajudar na escolha do veículo a ser comprado.
Aqui temos mais uma desvantagem para o motor a diesel, por ser muito visado por criminosos, os carros a diesel têm um seguro consideravelmente alto.
Preço do combustível
Nesse quesito quem sai ganhando é o diesel, a gasolina é mais cara.
Conforme o artigo expôs, para você saber se é mais vantajoso ter um carro a diesel é necessário estar com a calculadora na mão. Explique que é importante que ele faça um cálculo sobre os valores do carro, do seguro, das revisões periódicas – sua oficina pode, com certeza, ajudar nessa parte – do custo benefício por quilômetro rodado e, por fim, analisar se a opção é adequada ao próprio perfil.
Se ele é uma pessoa que percorre longos trajetos diariamente, provável que seja mais vantajoso optar por um veículo a diesel. Mas, se ele dirige por trajetos curtos, não irá valer a pena a economia de combustível frente os custos extras em relação à gasolina.
Entretanto, nem sempre o valor financeiro irá ditar o tom da escolha. Muitas vezes a escolha será motivada pela robustez ou pela vaidade de adquirir a esportividade que esses carros proporcionam.
Não se esqueça que se você tiver alguma dúvida ou sugestão pode deixar nos comentários que te respondemos!