Notícias
Vídeos

Administrar uma oficina é simples e dá lucro – “Quando conseguimos enxergar ”


A boa administração começa na base e para nós a base de sustenção de uma boa gestão é o proprietário entender que ele precisa ter atitude para implementar procedimentos diários e iniciar o processo de “enxergar” a sua oficina

Por: Fábio Moraes - 09 de maio de 2017

No blog anterior falamos muito sobre entrarmos na oficina todos os dias, ver tudo o que está na nossa frente mas não conseguirmos enxergar aquilo que precisa de nossa atitude como proprietários.

Neste blog penso que juntos podemos passar desta fase e estarmos preparados para, através de nossa atitude, começarmos a fazer as coisas acontecerem. Isso mesmo, quando conseguimos enxergar significa que estamos começando a ter atitude. Esta é a principal mudança que fica evidente quando passamos do momento de só “ver” e iniciamos o momento de “enxergar”.

Num processo inicial de gestão de uma oficina “enxergar” é essencial para que todo o resto siga o mesmo caminho. De uma forma mais simples estou querendo mostrar para todos vocês que uma oficina começa a ser bem administrada, com um conceito forte de gestão, quando o proprietário da oficina tem atitude e decide criar pequenos procedimentos como o de “decidir” enxergar a sua empresa (com os acertos e com os erros). A conta é simples: como vamos trabalhar os indicadores (números) da oficina ou como vamos trabalhar o pátio da oficina (para que o carro fique menos tempo na oficina e aumente as passagens) se não mudamos nossa atitude e continuamos simplemente  a “ver”.

Vivo esta situação diariamente nas oficinas e quero dividir com vocês um pouco daquilo que vejo e que escuto dos donos de oficinas. Muitos estão cansados e não têm paciência para ter esta atitude que comentei, porém também percebo que a maioria dos proprietários são pessoas que dificilmente teriam outra profissão, ou seja, trabalhar com oficina está no sangue de cada um e já virou uma paixão, por isso estes mesmos donos de oficinas chegaram à conclusão que ou administram sua oficina corretamente ou então vão fechar, por isso  se você não quer ver sua oficina com muitas dificuldades por falta de gestão e  não pensa em fechar, então o melhor que tem a fazer é entender de forma definitiva que, a partir de amanhã, você precisa dar o pontapé  inicial no jeito de você gerenciar / administrar a oficina. Não é a semana que vem e nem no próximo mês. É a partir de amanhã. Faça isso como um exercício em sua vida. Todos os dias chegue mais cedo e ande pela sua oficina. Pense e crie pequenos planos de ação que vão corrigir aquilo que você hoje começa a enxergar na oficina. Aproveite as reuniões que comentamos em blogs anteriores e fale com todos os funcionários. Diga que você mudou e que agora é preciso que todos mudem a sua forma de pensar e de agir em relação à oficina.

Demonstre, de forma clara e através de ações, que você mudou e que a partir de agora você  precisa ter a oficina nas mãos. Bem gerenciada, bem administrada e principalmente gerando lucro.