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Administrar uma oficina é simples e dá lucro - “Equipe - parte 2"

Equipe é um grupo de pessoas que trabalham na mesma tarefa, e unem esforços num mesmo propósito.

Fábio Moraes
14 de fevereiro de 2017

No blog anterior conversamos sobre o que devemos fazer para transformar funcionários em equipe e que, numa oficina, esta transformação começa pelo proprietário da oficina. Hoje precisamos entender muito bem como operacionalizar este processo junto aos nossos funcionários e para que fique fácil quero que você, proprietário da oficina leia abaixo com muita atenção.

Como podemos definir “equipe”:

Equipe é um grupo de pessoas que trabalham na mesma tarefa, e unem esforços num mesmo propósito.

E é o proprietário da oficina que define o propósito e o caminho da equipe.

 Como os funcionários se veem nas oficinas:

·         Os funcionários tendem a olhar só o seu lado;

·         Não se envolvem diretamente na manutenção da limpeza da oficina, banheiros;

·         Não se preocupam em deixar peças no chão ou a usar a bandeja;

·         Não se envolvem de forma direta;

·         Não tem consciência das dificuldades da empresa em pagar os salários em dia;

·         Acreditam que oficina cheia é sinônimo de que o proprietário está ganhando muito dinheiro;

·         Têm muita dificuldade para assumir os retornos e erros;

O que os funcionários devem fazer para ser aquele que agrega:

·         Ser pró-ativos (ter iniciativa);

·         Entender que, no momento atual do país as mudanças são necessárias (principalmente as culturais);

·         Não esperar o cliente sentado (quando o cliente entrar na oficina o funcionário deve ir de encontro a ele);

·         Sempre ter certeza de que o carro está pronto e testado antes de chamar o cliente;

·         Alimentar o sistema de gestão corretamente (estudar os indicadores da oficina exigem qualidade nas informações que só é possível com uma boa alimentação das informações do cliente e dos serviços e peças que estão sendo realizados);

·         Seguir os procedimentos (uniformes limpos e trocados a cada dois ou três dias, rotinas da empresa, entre outros);

·         Ajudar (sempre);

·         Respeitar os proprietários;

O que falta nas oficinas na relação proprietário e funcionário:

·         Faltam reuniões;

·         Falta orientação;

·         Falta clareza no que o proprietário quer;

Sobre o autor

Fábio Moraes
CEO da empresa Ultracar, com 25 anos de experiência em gestão e administração de oficinas. Matemático, Analista de sistema e Administrador de empresas. Auditor do IQA, (Instituto de Qualidade Automotiva), consultor do IAA e consultor de várias oficinas do Brasil. Viajou o Brasil inteiro no ano de 2016 ministrando palestra com o tema “Oficina dá dinheiro, mas tem que administrar”
www.ultracar.com.br/blog

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