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Administrar uma oficina é simples e dá lucro – “Cuidando do pátio – como distribuir os serviços”


Independente do tamanho da oficina você vai precisar rever seus conceitos de distribuição dos serviços

Por: Fábio Moraes - 29 de junho de 2017

Os donos de oficinas executam esta função na “intuição” ou deixam para o mecânico mais experiente da oficina distribuir os serviços diariamente. Existem ainda as oficinas maiores que tem um”chefe de oficina” ou como muitos chamam “chefe de pátio” e é ele que faz a distribuição. Muitas vezes, quando vou conversar com os donos sobre este assunto eles falam que já trabalham assim há muito tempo e que acham difícil mudar. Minha proposta para cada um de vocês é que, a partir de hoje, todas as decisões inclusive a distribuição dos serviços no pátio seja feita baseada em números. Pode parecer difícil e complicado, mas não é. Quero mostrar para vocês que em todas as situações os números, quando são confiáveis, podem ajudar muito a aumentarmos a produtividade de nossa oficina. Para este caso, que é a distribuição dos serviços, vamos pensar e agir seguindo as orientações abaixo:

01 – Através do seu sistema de gestão levante quantos carros cada funcionário faz por dia

  • Se você não tem um sistema de gestão anote estas informações em uma planilha de Excel ou em um caderno

02 – Se sua oficina trabalhar por horas, veja quantas horas vendidas por dia cada funcionário faz

  • Horas vendidas não são horas produzidas. Estou falando que a quantidade de horas vendidas em cada orçamento devem ser somadas (de cada funcionário separadamente)

03 – Se sua oficina trabalha com valores de serviços (valor fechado de cada serviço) veja quanto, em reais, cada funcionário vendeu através do seu trabalho

  • Neste caso basta somar os valores de mão de obra (somente mão de obra) de cada orçamento (por funcionário)

  • Precisa sim, porque a maioria das oficinas não aproveita tudo o que o funcionário pode render. Ele fica com muita liberdade no dia a dia e a produtividade nunca é aquela que esperamos. Nós somos donos e pensamos como donos. O funcionário nunca vai pensar como dono, por isso quando faço a distribuição dos serviços baseado nos números consigo aumentar a produtividade, já que cada funcionário vai ter uma meta diária para “vender em horas ou em reais”.

  • No próximo blog vamos conversar mais sobre esta sugestão de trabalho para que possamos vender mais, aumentando nossa produtividade e a lucratividade da oficina.

 

Sobre o autor: Fábio Moraes

CEO da empresa Ultracar, com 25 anos de experiência em gestão e administração de oficinas. Matemático, Analista de sistema e Administrador de empresas. Auditor do IQA, (Instituto de Qualidade Automotiva), consultor do IAA e consultor de várias oficinas do Brasil. Viajou o Brasil inteiro no ano de 2016 ministrando palestra com o tema “Oficina dá dinheiro, mas tem que administrar”