Bom dia Pessoal, estou curioso pra saber sobre os Kits GNV de 5ª geração, tava afim de instalar num dos carros da minha oficina - tem algum expert aqui pra tirar umas dúvidas? é obrigatório o variador de avanço? abç
Respostas:
Qual o carro que voce quer "testar"?
Trabalho com gnv já por muito tempo e recomendo, economia desde que rode mais de 100km dia e que tenha postos de abastecimento proximos e não distantes mais que 20km. Considerar o valor do GNV em sua região.
Fica em torno de 30% a diferença para gasolina, ou seja se o carro faz 10km/l no gnv será 13km/m3.
Vantagem: Não pode ser adulterado. Combustivel limpo (todos os motores a gnv que mexo não tem borras ou muito pouca comparado a outros combustiveis), preço de venda não atrelado a intemperes economicos e climaticos, há muito tempo o valor do GNV é o mesmo, maior rendimento do motor e durabilidade.
Com turbo a 0,8 bar ganha de cara 50% de potencia. Taxa de compressão pode ser de até 15, alta octanagem.
Desvantagem: Alto custo inicial. Inspeção anual em torno de 140,00, CSV - Certificado de Segurança Veicular. Reteste de cilindro de cinco em cinco anos 160,00 em media (varia com o tamanho e quantidade de cilindros), carro com peso extra (1 botija pesa 200kg dependendo do tamanho e fabricante), molas tem que ser reforçadas e trocadas por especificas para GNV, fabricantes de peças não costumam cobrir garantias, cabos e velas tem de estar em dia e são trocados antes (existe solução).
Se tiver mais alguma duvida pode perguntar....
Somente faço ressalva em carros com motores pequenos abaixo de 1.4 pois devido ao gnv se expandir mais do que o ar ele ocupa maior volume na camara de combustão e devido a isso o motor fica "menor", fraco e com alto consumo, isso pode ser resolvido com um kit turbo...
Motores 1.6 para cima essa 'perda' não é muito percebida pelo motorista.
Boa tarde o sistem deGNV 5 geraçao e muito bom,o seu fucionamento e injetado com bico ou solenoide,nao tem mesclador de gnv ou misturador ,esta sempre acompanhando o fucionamento do modulo original,isto quer dizer que nao perde a regulagem no combustivel original,tem que ter gasolina no tamque pois so pega com o combustivel original so passa para o GNV depois que atingir a temperatura pre calibrada na partida de manha,fazendo que o veiculo fucione o menhor possivel.
Bom pessoal muito obrigado pelas dicas! Graças a elas eu instalei um kit de 5 geração no fiestinha endura e já rodei 15 dias... um espetáculo: tá rodando 300km com 13m³, no começo tava rodando 280km aí fiz o seguinte: fechei o GAP da vela pra 0,65 (original é 0,90 até 1mm) e senti que ganhou um pouco na potência e na economia... agora o que o amigo falou é verdade! o carro fica mais fraco mesmo no GNV, em subidas tem que reduzir marcha (mas o carro já era fraco) endura já viu né. Agora tenho algumas dúvidas:
1 - não foi instalado o filtro de GNV no meu carro;
2 - o KIT é da marca SGV (alguém conhece);
3 - às vezes sinto um pouco de cheiro de gás vindo da frente do carro em movimento, parece misturado com a gasolina - deu um aperto nas abraçadeiras e deu uma boa melhorada mas às vezes ainda cheira;
4 - nas mangueiras que ligam a flauta (rampa) do GNV até o coletor todas precisam de abraçadeiras? Não instalaram nenhuma.
obrigado e no aguardo!
23 km com um metro! Boas medias de consumo. Por ai o kit vai se pagando. O endura é um tanto resistente e economico, mas paciencia para subidas.
Uma dica que vai te dar ainda mais resultado: coloca as velas de iridium da DENSO Tough especificas para GNV eu coloquei em dois carros e que diferença! Sua durabilidade é em torno de 80000km no GNV ! Ela vem com 1,1 de gap mas funciona assim mesmo e deixe como vem. No osciloscopio é nitida a diferença de descarga e rapidez de salto de centelha na hora certa, sendo que usa menos Kvolts do sistema para mesmo trabalho ou seja menos desgaste de cabo e bobina! Custa em media 200,00 nos sites de venda. Já uso a minha por 40000km e estão zeradas ainda sem nem marca de cor avermelhada ou cinza ou preta. Ou seja sai pelo mesmo custo das velas normais sendo que paro menos o carro para manutenção e gasto menos com cabo de vela e bobina. No analisador de gases a queda é grande nos hc´s.
As mangueiras de ligação entre a flauta e o coletor de admissão geralmente são auto prensadas.
Colocaram variador de avanço?
Caramba brother tú manja bastante de GNV... você é instalador? então, não instalaram o variador de avanço, disseram que depois é só instalar que melhora bastante... fiquei só na dúvida mesmo das mangueiras, pois parece que não tem abraçadeiras nada... só estão encaixadas na flauta e no coletor! obrigado pela dica da vela, é uma boa mesmo!
Olá não sou instalador mas sou especialista em GNV, com certificação Senai RJ, são anos apanhando para acertar os meus e por fim o dos clientes. Geralmente consigo deixar o gnv tão bom quanto o combustivel liquido.
Você já começou muito bem e certo com o kit de 5 geração! Inclusive poderá levar para outro carro se um dia vender.... basta ajustar o software, ou seja será para vida toda.
O variador é a peça fundamental, o gnv possui caracteristica de atraso de chama (inflamação), por isso deve ser adiantado o ponto entre 12 e 15 graus alguns até 18. A aceleração ficará precisa e o disparo do motor mais dinâmico. Coloca o mais breve possível, vale a pena pois o investimento retorna na economia e prazer. certamente voce não vai querer mais usar nem gasolina nem etanol.
O que infelizmente existe no mercado de GNV é pouca informação e inexperiencia que leva ao medo.
É um combustivel limpo sem residuos, inadulterável, não desgasta o motor em nada absolutamente, mas exige que o usuário atenda as caracteristicas "minímas" necessárias para funcionamento, como o variador, cabos de velas bons, velas boas, óleo de motor de qualidade ( o gnv engrossa o óleo fique atento, pode inclusive colocar uma graduação api mais fina ou multiviscoso tipo 20w50 coloca 15w40), a vedação das valvulas de admissão e escape em perfeitas condições, compressão do motor mais proxima do original etc.
Filtro de Ar pode colocar um esportivo inbox da K&N, é caro mas nunca mais precisará colocar no carro, apenas lavar ele e está pronto para uso sendo seu fluxo de ar melhor e maior. Se for usar o padrão original troque ele com frequencia (é barato e ajuda na economia do GNV). Se o carro for flex use alcool no tanque que não estraga ou deixe gasolina podium que dura mais tempo para oxidar, evitando borra no tanque e entupimentos.
Solicite seu convertedor colocar um rele para desativar a bomba de combustivel quando entrar em funcionamento o gnv, assim a bomba desliga e não estraga.
Resultado motor limpinho, óleo limpo quando retirado do motor, economia no bolso. O que eu já rodei com GNV dava para comprar dois carros zero top de linha!
Um detalhe: colocar molas de GNV que dão mais estabilidade ao carro quando tiver com lotação máxima.
Se voce for do RJ tem ainda 75% de redução no IPVA.
Faz essa receita que estou lhe passando sem medo, é o que eu utilizo aqui nos carros da empresa há anos.
Qualquer duvida estamos ai...
>Olá não sou instalador mas sou especialista em GNV, com certificação Senai RJ, são anos apanhando para acertar os meus e por fim o dos clientes. Geralmente consigo deixar o gnv tão bom quanto o combustivel liquido.
Você já começou muito bem e certo com o kit de 5 geração! Inclusive poderá levar para outro carro se um dia vender.... basta ajustar o software, ou seja será para vida toda.
O variador é a peça fundamental, o gnv possui caracteristica de atraso de chama (inflamação), por isso deve ser adiantado o ponto entre 12 e 15 graus alguns até 18. A aceleração ficará precisa e o disparo do motor mais dinâmico. Coloca o mais breve possível, vale a pena pois o investimento retorna na economia e prazer. certamente voce não vai querer mais usar nem gasolina nem etanol.
O que infelizmente existe no mercado de GNV é pouca informação e inexperiencia que leva ao medo.
É um combustivel limpo sem residuos, inadulterável, não desgasta o motor em nada absolutamente, mas exige que o usuário atenda as caracteristicas "minímas" necessárias para funcionamento, como o variador, cabos de velas bons, velas boas, óleo de motor de qualidade ( o gnv engrossa o óleo fique atento, pode inclusive colocar uma graduação api mais fina ou multiviscoso tipo 20w50 coloca 15w40), a vedação das valvulas de admissão e escape em perfeitas condições, compressão do motor mais proxima do original etc.
Filtro de Ar pode colocar um esportivo inbox da K&N, é caro mas nunca mais precisará colocar no carro, apenas lavar ele e está pronto para uso sendo seu fluxo de ar melhor e maior. Se for usar o padrão original troque ele com frequencia (é barato e ajuda na economia do GNV). Se o carro for flex use alcool no tanque que não estraga ou deixe gasolina podium que dura mais tempo para oxidar, evitando borra no tanque e entupimentos.
Solicite seu convertedor colocar um rele para desativar a bomba de combustivel quando entrar em funcionamento o gnv, assim a bomba desliga e não estraga.
Resultado motor limpinho, óleo limpo quando retirado do motor, economia no bolso. O que eu já rodei com GNV dava para comprar dois carros zero top de linha!
Um detalhe: colocar molas de GNV que dão mais estabilidade ao carro quando tiver com lotação máxima.
Se voce for do RJ tem ainda 75% de redução no IPVA.
Faz essa receita que estou lhe passando sem medo, é o que eu utilizo aqui nos carros da empresa há anos.
Qualquer duvida estamos ai...
então, problema que meu convertedor fica há mais de 300km de distância de minha cidade, ou seja, tudo sou eu mesmo quem vou ter que me virar... a propósito, gostaria de achar o software de configuração e o cabo do meu kit (marca SGV) para eu poder me conectar na central e fazer os possíveis ajustes quando preciso. Como faço pra conseguir esse material? abç e obrigado pelas dicas e pela ajuda!
Depende de quanto rodar vale a pena. Não instale de 3ª geração, melhor pagar mais. Cuidado com as marcas de Kits. É isso!
Bernardo, uma dúvida por favor: o fiesta da oficina (uso pra buscar peças, etc) está há 2 meses com o Kit GNV de 5 geração - estava perfeito (um pouco fraco no GNV) mas o carro já é fraco na Gasosa... problema que de uns 5 dias pra cá ele passou a, de repente, amarrar no GNV - pega uma subida o carro não vai, tem que voltar 2 ou 3 marchas pra ir -aí do nada volta ao normal, andando bem. Na gasolina não está dando o problema. O que pode ser? Lembrando: velas novas, filtro de ar novo, motor com 15.000 km (praticamente novo) cabos de velas novos... só não troquei a bobina ainda.
Obrigado!
Pessoal, uma dúvida sobre o GAP das velas: fui recomendado a fechar a abertura dos eletrodos para rodar no GNV. No catálogo da NGK recomenda 1,0mm tanto para gasolina quanto para GNV. Sei que abrir a distância força bobina (muitos preparadores tem esse costume, mas usando módulos ampliadores de faísca). Mas e no caso de fechar o GAP, força a bobina também? Há real benefício rodando com o GNV fechar a abertura um pouco?
abç
Filipe realmente alguns motores tem melhor aceitação para GNV, por exemplo um motor exclusivamente a alcool terá melhor rendimento/eficiencia devido a maior taxa de compressão que costuma ser em media 13 a 14 para 1. Os carros flex de hoje são muito proximos desta média (Celta VHC por exemplo), portanto terão um comportamento aceitável no GNV. Como já comentamos no inicio mesmo em motores antigos ou modernos o rendimento é entre 15 e 30% maior em relação a gasolina. Exemplo 10km/lt gasolina = 13km/m3 gnv. Considerando o custo do combustivel em si hoje R$ 3,25 lt gasolina e R$1,90 GNV a economia fica interessante. Quem tem carro emplacado rio ainda desfruta de 75% de redução de ipva.
Acredito que seu carro vá ter um bom comportamento no gnv e voce terá uma boa economia isso é certo. Dê preferencia para o kit de 5 geração mesmo mais caro é o que tem de melhor para um bom comportamento e economia sendo possivel levar para qualquer outro carro no futuro...
Wmrezende, é um tanto complicado recomendar uma empresa para você. Pesquise bem, observe se ela atende aos critérios do inmetro e se ela é registrada no orgão como instaladora. Observe os comentários de quem já realizou serviços nesses locais.
Cayto, se for velas comuns aconselha-se fechar o gap para 0,6 a 0,7 (motores gm vectra por exemplo tem gap de 1,1 podendo reduzir para gnv em 0,75).
O GNV devido a sua constituição química e física necessita de maior potencia de faísca devido a sua resistência natural a queima e como sua velocidade de chama é lenta também antecipar para 18 a até 25 graus APMS na ignição.
Isso sobrecarrega a bobina e o sistema de ignição por isso os fabricantes aconselham troca de cabos e velas antecipadamente, geralmente metade da vida útil.
Com o gap original vai funcionar.
Mas o delay e o aumento da resistência para a centelha se formar na câmara de combustão fatalmente gerará falhas de queima e aumento de poluentes.
Portanto tecnicamente esses são alguns motivos para usar um gap menor.
Se seu motor usa velas de múltiplos eletrodos substituir por um eletrodo massa.
Módulos de potencia podem ser considerados em alguns casos.
Nada adianta, porém, um bom modulo de potencia se o motor não tem compressão, ou se as velas e cabos estão gastos, apenas vai gerar festival de centelhas fora da onde elas deveriam estar. Aumentar a capacidade e potencia de descarga é um calculo que é avaliado nas preparações de motores.
Felipe quanto a capacidade do tanque procure estudar as distancias e seu trajeto de uso do automóvel.
Se por exemplo viaja longas distancias e os postos são distantes: bala de gnv maior possível para ter autonomia.
Se o uso for em percurso curto e os postos próximos: bala menor (vai ter que parar para abastecer mais vezes), mala fica ainda com algum espaço, suspensão/pneus sofrem menos.
Pessoalmente nos carros que tenho, optei pela maior capacidade pois quanto menos se para melhor é para quem roda muito. Maior autonomia. Menor espaço na mala claro (nada que uma carretinha ou um rack não resolva).
Avaliar se usa a mala com muitas bagagens nos trajetos, enfim estude seu perfil para decidir qual a melhor opção.
>Já fiz vários orçamentos,
E inclusive com amigos taxistas também.
Me indicaram outra oficina a F.Sampaio, e a Central Gás, (ao lado).
Por um motivo simples, a Rede Gás, trabalha com Kits BRC, sendo que e exclusividade dela.
Um amigo inclusive, saiu da RedeGás, porque quando precisou de uma manutenção, demorou, ele ficou quase 3 dias para conseguir o reparo, e como só eles tem o software, virou um grande transtorno.
Este carro, você pegou zero ?
Se possível queria conversar um pouco mais contigo a respeito da conversão.
Amigo uma pergunta: pq n recomenda SGV? O fiesta da oficina tá usando esse kit há 8 meses e até agora td bem. Pode me dizer o que acha dele? abç
>Pessoal alguém conhece a marca SGV??? Obrigado!!!
Kra sgv conheço e não indico.
Sim mas por qual motivo? poderia explicar por favor? obrigado!
>Pessoal alguém conhece a marca SGV??? Obrigado!!!
Kra sgv conheço e não indico.
Sim mas por qual motivo? poderia explicar por favor? obrigado
Meu amigo, essa marca e uma replica mau feita do kit da brc. Ele da muito problema e em uns três carros tive tirar e por landrenzo pois nem o técnico do fabricante conseguiu acertar o carro com o kit. Não indico pra ninguém algumas convertedoras ainda tentam trabalhar com sgv, pelo seu baixo custo, ecomonia q eu como convertedor acho q não vele nem um pouco a pena para mim e para os meus clientes, levando uma linha de raciocínio em retornos consomem o tempo q eu poderia estar ganhando dinheiro em outro carro.
Então ou levei sorte ou ainda a coisa vai mudar... instalei um Kit desse SGV em setembro do ano passado até agora está funcionando direito - mas agora estou com medo! obrigado!
>Boa noite. Pessoal, quero colocar GNV em uma Duster 2.0.
Estou em Curitiba. Gostaria de umas dicas.
Se souberem me informar uma boa instaladora ou pontos que eu tenho que me ater, agradeço muito.
Fernando, bom dia.
Meu nome é Rodrigo e também sou de CWB.
Há várias oficinas credenciadas pelo inmetro que fazem instalação na cidade. Segue lista:
http://www.inmetro.gov.br/inovacao/oficinas/lista_oficinas.asp?end=1&descr_estado=pr
Eu instalei na Tecnigás na Eng Rebouças esquina com Rockfeller, não tive problemas com a instalação, o carro ficou bom, apenas na parte do capricho e acabamento que os caras pecam bastante, machucaram o painel do carro, deixaram as solenóides do gás muito próximas do coletor impedindo que eu pudesse colocar a capa do motor no lugar novamente e também deixaram um acabamento solto na parte traseira embaixo do veículo, que soltou na estrada e me estressei bastante para por no lugar e continuar viagem.
Eu recomendaria a Gasflex na Marechal Floriano, um amigo instalou lá, também num Toyota Fielder, o veículo ficou com a lente instável nos primeiros dias mas depois ficou tranquilo. Só que o serviço dos caras é bem mais caprichado.
Ambos os carros usam kit Lovato de 5ª geração (também será o seu caso), o meu tá sem variador de avanço o do meu amigo está com.
Seguinte: acabamento sempre é um lixo! no fiesta da oficina mandei instalar, pois nunca havia mexido com GNV e os caras fizeram furação errada no porta-malas, ou seja ficou sobrando furos! absurdo!
>Boa tarde a todos, sou de Sete Lagoas - MG e já tive uma explorer com gnv 3ª geração, agora estou com uma Ranger 2.3 16v cabine dupla 2008, e coloquei recentemente um gnv 5ª geração KGM, e estou na fase de regulagens, pois, na 1ª partida do dia, na gasolina ainda, funciona por alguns minutos começa a falhar e apaga, quando saio de casa com pouca temperatura e transfere automaticamente pro gnv ao pisar na embreagem para parar nas esquinas o motor apaga, e reparei que pela segunda vez ao rodar com o gnv com aluz da chaver de transferência vermelha a luz da injeção ascendeu e só apaga com o rastreador, vocês podem me ajudar, e também quero saber se me indicam velas para este motor, desde já agradeço.
Mande seu instalador verificar endradas de ar falsas,fuga de centelhas e se o tempo de injeção do gnv está correto.
ja trabalhei com esse kit e ele naum é ruim não...
Bom dia amigão, por acaso onde encontro o software de configuração da SGV. Obrigado!
Pessoal alguém sabe onde encontro o software de configuração da SVG? Não dá pra ficar levando pra configurar. Obrigado!
>Amigo o que exatamente consegue-se configurar com este software? é quando o convertedor passa o scanner? Gostaria de aprender mais sobre este assunto!
é um programa que vc instala no note e via cabo se conecta na central do GNV (no meu caso da marca SGV) e é possível configurar mtos parâmetros, inclusive ti dá muitos dados (sonda, avanço, etc). Só que n acho ele pra baixar (da SGV))
Pessoal desculpem a longa distancia em meses do fórum.
Na sequencia vou respondendo.
Roowned seu fiesta vai ter bom desempenho se colocado gnv 5 geração que ate o dia de hoje o BRC, tomasetto achille, Landirenzo e SGV são comercializados pela White Martins WMTM, uns italianos outros argentinos. Lovatto também é conhecido aqui no RJ.
Cilindros de GNV existem alguns fabricantes muito bons que no seu processo conseguem fabricar cilindros com menor peso.
O GNV é para quem roda bastante no minimo 80km dia para poder ter um rápido retorno de investimento.
Lembrar que há redução de 75% de ipva no estado do Rio, há exigencia de todo ano vistoria para CSV.
Portanto se quer rodar bastante vá em frente com o GNV, que na data de hoje ainda é muito interessante.
Arilson Vicente seu carro é flex e costuma dar erro quando se abastece combustivel liquido e sai rodando no gnv (há erro de calculo de mistura bicombustivel), outras hipóteses seriam alta quilometragem (vedação das valvulas de admissão e escape), corpo de borboleta com dente quebrado ou danificado, baixa pressão de cilindros, bobina com defeito, entrada de ar falsa, ponto de correia de distribuição errada, filtro de ar obstruido ou saturado, mesclador errado de gnv ou mesmo excesso de óleo dentro do redutor proveniente do compressor do posto de gnv (isso ocorre com muita frequencia) em que se limpa o redutor mas em pouco tempo há o problema devido ao cilindro estar com muito óleo já acumulado de outros abastecimentos.
Não foi informado km do veículo, se ocorre em transito intenso, com acessorios ligados, se o sistema eletrico de carga está suprindo, se velas estão corretas etc.
Recomendo que faça teste de compressão dos cilindros e solicite analise via scanner de algum parametro fora do especificado.
Guga 22, sim se o variador for instalado incorretamente de outro carro ou ligação errada o sensor de rotação vai ser prejudicado. Mas se voce encontrar o correto e recomendo que pesquise na internet, costumo utilizar da Tury, IGT quantum (que é daqui do RJ), não vai ter problemas.
As velas se forem de um eletrodo massa, recomenda-se pela prática fechar os eletrodos para 0,6 a 0,75 de GAP conforme expliquei nas mensagens iniciais. Se forem velas multi eletrodos massa tem que ter calibrador especifico para ajustar esse gap.
O gnv é uma adaptação ao veículo portanto o ponto inicial de ignição deve ser antecipado para o uso do gnv, e é isso que o variador faz, cada motor tem seu grau de avanço para gnv na média entre 9 e até 18 graus de avanço.
A 'mancada' inicial se deve ao delay de queima do gnv muito mais lento que combustivel liquido dai a importancia e diferença do variador. Lembrando que quando estiver o variador ligado realizar novo ajuste no gnv via software para que o mesmo não fique com erros.
Recomendo que utilize um variador especifico para seu motor. Sem variador o carro fica muito a desejar em arrancada, desempenho e consumo. As velas não interferem na queima do sensor de rotação. Elas precisam sim ser substituídas em um período menor de km rodado. Atenção a bomba elétrica de combustível que deve ser colocado um rele interruptor para desligá-la quando funcionar com gnv e se o sistema de calefação do kit esta ligado.
Sensor de rotação também tem vida útil apesar de durar muito, mas se ligado errado queima ou deixa de fazer a leitura corretamente.
Serpelopsi como vai ter alta rodagem no carro como taxi sem dúvida 5 geração.
Asilson Furlani recomendo que faça a programação de software do gnv e revise com o scanner de diagnosticos o sistema de injeção do carro, acompanhando o comportamento na hora do defeito. Recomendável usar somente a gasolina enquanto o defeito não for solucionado.
Vmiranda1983 os motores 1.0 tem um resultado não muito expressivo com gnv devido a pouco deslocamento de ar e a característica física do gnv em ocupar muito espaço ao se expandir vindo o carro a ficar mais fraco, algo que é impossível de regular em um kit de 3 geração.
O 5 geração permite controle mais apurado de gnv o que reduz consideravelmente a perda de potencia.
Daniel pelo visto é uma questão de regulagem do GNV pois se na gasolina o funcionamento é bom e no gnv regular preliminarmente indica que a mistura está errada: ou em excesso ou em falta. Lembrando que o GNV em motores a gasolina há uma perda de potencia mas em um motor 6 cilindros não costuma ser perceptível.
Verifique se o redutor está com óleo internamente. Corrigir o GAP da vela para 0,65 +- 0,05 de tolerancia. Tem como instalar um kit mais moderno porém há um custo expressivo para um retorno não muito grande visto que é um motor de alta cilindrada 4.100 o primeira geração com carburador tem bom funcionamento. Geralmente é bom fazer uma mufla para o carburador com um mesclador em aluminio sem o pino injetor (boca de fogao), acredito que seu carro seja com carburador furado (os dois corpos de alta e de baixa).
É interessante colocar um variador de avanço com 12 graus de avanço para ajustar o delay de queima do gnv. Fica 9 mais 12 resultando em 21 graus. Verificar o bico injetor do GNV se tem angulação correta e se está posicionado no melhor ponto do venturi do mesclador e se o mesclador é o correto.
Com um mecânico ou convertedora experiente você vai ter bom resultado.
Aguardo seu contato com os resultados.
Reed vamos lá:
1-Manutenção do 5 geração tem intervalo maior, mas existe manutenção a ser feita. Tudo vai depender da manutenção que deve ser seguida para o motor com combustivel original.
2-Optar pelos que mais vendem no mercado tanto nacionais ou importados pois terão maior disponibilidade de peças de reposição (modelos taxis tem mais chances de peças em abundancia e são escolhidos pela manutenção mais em conta e durabilidade maior, custo x beneficio). Este forum tem muita informação de varios modelos e suas manutenções vale a pena um tempo para consultar.
3-Consultar a quem possui esses modelos, como se comportam e qual valor de revenda.
4-Consultar instaladoras credenciadas.
5- Garantia legal de 90 dias e o kit cada fabricante tem um prazo.
6-Pesquisar na região.Verificar se empresa cadastrada no inmetro, se o fabricante do kit é registrado no CAGN, se suas instalações são condizentes, se os clientes falam bem de seus serviços.
Fernandes a white martins importa de alguns fabricantes renomados da itália e argentina o BRC (italia), o tomasetto achile (arg), sgv e etc.
O nível dos kits importados e fabricados pela white martins são bem aceitos e tem bons resultados na conversão. Procure no site ou na convertedora os disponíveis e compativeis com seu carro.
Pepe o kit de 5 geração costuma poder regular todos os parâmetros na própria unidade de controle do GNV (UCE) portanto aqueles kits de "caixinhas" de variador de avanço, simulador de sonda e emulador de bicos não são instalados. As convertedoras estão corretas em não instalar. O kit de 5 geração terá uma resposta a altura, claro, desde que a convertedora consiga ajustá-lo ao carro corretamente.
Jeolopes o gnv tem a opção de ser o combustivel principal em partidas tanto a frio quanto a quente com aceleração e desempenho satisfatórios sem engasgos ou dificuldades. Verificar/solicitar regulagem de fluxo e mistura do gnv.
Gilberto esse motor 6 cilindros em v da chevrolet tem um excelente desempenho no gnv na forma original, a relação peso x potencia de seu veículo é boa.
O gnv monoponto que voce comenta acredito ser manual (torneira de regulagem na mangueira do gnv) se esse for o caso poderá instalar um sistema gerenciador de fluxo (3 geração) que vai lhe proporcionar um melhor rendimento. Recomendo substituir as velas pelas de iridium denso TT.
Se achar pouco, poderá investir em um kit turbo com pressão de 0,8 a 1 bar no máximo, com um sistema 5 geração gnv que certamente lhe trará um rendimento satisfatório (upgrade) e maior prazer ao dirigir e sem duvida um carro mais esperto.
Leandro o óleo recomendado é o original que a montadora recomenda. Prestar atenção pois o oleo usando somente GNV tem tendencia a engrossar pelo resido dos gases queimados no carter. Cambio automático podera encontrar aqui no forum informações sobre cambio automatico. As velas poderá investir se houver a denso TT importadas...
Alex o preço varia de acordo com a região e a qualidade de instalação.
É importante avaliar que nem sempre é possível ter a melhor tecnologia mas pelo menos pode-se ter a economia, o 2 geração vai funcionar mas haverá perda de potencia e consumo maior, mais ainda sim é mais economico que a gasolina.
Ou seja voce pode começar com o 2 geração e atualizar quando der para o 5 geração.