Olá amigos. gostaria de uma ajuda para esse Fox que está dando muito trabalho.
Ela já deu inúmeros problemas na oficina mas o que está pegando no momento é que ele está com a luz do EPC ligada, apresentando como código de falha o 17950 - Angle sensor 1 for throttle actuator (g187): Implausible signal P1542, isso no meu scanner Foxwell. No Rasther aparece como 17950 - Atuador da borboleta - Incoerente.
Esse problema apareceu após retirarmos o corpo de borboletas para verificar a vedação do corpo no coletor, pois o sensor MAP na marcha lenta indicava valor alto e estávamos verificando entradas falsas de ar. Apenas retiramos o corpo, trocamos a junta, recolocamos o corpo e ao ligar o carro, já apareceu a luz EPC com esse código. Além do meu scanner, passamos no Rasther 2 e no Rasther 3, em ambos o código foi o mesmo, e em ambos aparece como código passado. Ao enviar o comando para apagar o código, o mesmo não é apagado, e a luz do EPC não apaga. Não é possível fazer a adaptação do corpo pela presença desse código.
Substituímos o corpo por outros 4 e a luz não apaga e o código permanece o mesmo.
Todas as luzes do veículo funcionam, luzes de freio, ré, setas e faróis. Verifiquei continuidade no chicote do motor, e há continuidade em todos os terminais do corpo de borboletas, sensor de rotação, sensor de fase, sensor de detonação, bicos injetores, bobina, sonda lambda, sensor de temperatura do motor, sensor MAP, com valor de resistência no multímetro praticamente zerado em todos esses componentes, medindo essa continuidade entre os conectores dos componentes e os conectores da ECM, e nos fusíveis de alguns componentes também. Há continuidade também na válvula de partida a frio, mas peguei uma situação adversa na válvula evaporadora. De acordo com meu diagrama, o teminal 1 do conector da válvula evaporadora vai direto no fusível F34, e o terminal 2 do conector da válvula evaporadora vai no terminal 14 do conector da ECM. O que eu verifique é que há continuidade no teminal 2 para o 14, mas não há continuidade no terminal 1 para o F34. O terminal 1 do conector da válvula evaporadora da continuidade (com 29 ohms de resistência) com o terminal 64 do conector da ECM, terminal esse 64 é para ser ligado apenas ao terminal 1 do conector da válvula de partida a frio. Não sei se meu diagrama está errado e se isso poderia ser a causa do problema do veículo, fica a pergunta para os colegas.
De resto não peguei mais nenhum problema no chicote.
Fico no aguardo de uma dica. Conto com a ajuda dos colegas.
Um abraço!
Respostas:
Colega:
Pela esta historia imagino que dor de cabeça, situação chata de mais, vou tentar ajudar da melhor forma possível.
Causas Possíveis
Central de injeção
Chicote do atuador do TBI está aberto ou em curto
Conector elétrico deficiente do circuito do atuador de borboleta ( TBI )
Pedal de Aceleração
A ideia e utilizar o multimetro com a ideia de se achar curto ou circuito aberto.
Veja alimentação lembrando que, temos 2 fios para o motor elétrico ( 12V que inverte a polaridade ) que atua para abrir e fechar a borboleta.
E outros 2 fios sendo um alimentação do circuito eletrônico (Negativo e positivo 5V )
Outros 2 fios envia sinais para central um com tensão decrescente e outro crescente,
Exemplo: Parte 5V e cai conforme acelera e o outro começa de 0,7V e sobe conforme acelera.
att Diaz
Sobre as causas possíveis que você listou, quanto a chicote aberto ou em curto no TBI, já foi verificado e há continuidade entre todos os 6 terminais do conector do TBI com seus correspondentes no conector da ECM.
Conector elétrico deficiente, já foi verificado isso e o conector do TBI está ok, e como disse, trocamos também a TBI por outras 4, o problema persiste.
Uma coisa que ainda não testei foi o pedal do acelerador. Esqueci de mencionar que há continuidade entre todos os 6 terminais do conector do pedal do acelerador com os seus correspondentes no conector da ECM. Só não testei o próprio pedal em si.
Vou testar também a questão da alimentação no TBI conforme você comentou, o que eu testei até o momento foram as resistências dos terminais do TBI no conector da ECM, mas isso só indicaria algo de errado se o TBI tivesse algum problema, o que de fato não tem.
Estou torcendo para não ser defeito na ECM, é algo muito complicado de explicar ao cliente, tendo em vista que o carro chegou na oficina com sintomas simples de injeção, mas sem nenhum código de falha, e hoje está pior do que entrou.
Att.
Medi a resistência nos terminais do pedal do acelerador, com o pedal fora, estão todas as medidas dentro do que eu tenho aqui na literatura. Com o pedal solto, entre os terminais do pedal 1 e 6: 2530 ohms; 1 e 5: 1650 ohms; 2 e 3: 1180 ohms; 2 e 4: 2000 ohms; 3 e 4: 1170 ohms; 5 e 6: 1110 ohms. Com o pedal pressionado, entre os terminais do pedal 1 e 6: 1880 ohms; 1 e 5: 1650 ohms; 2 e 3: 1180 ohms; 2 e 4: 1090 ohms; 3 e 4: 2090 ohms; 5 e 6: 1750 ohms.
Com o pedal no lugar, parafusado, com o conector ligado, medi a resistência do mesmo direto no conector da ECM. Com o pedal solto, todas as medidas foram iguais. Com o pedal acionado houve diferença na medida entre os terminais 1 e 6: 2005 ohms; 2 e 4: 1320 ohms; 3 e 4: 1820 ohms; 5 e 6: 1600 ohms. Acredito que a diferença seja por conta do limitador do assoalho.
Estava medindo com a caneta de polaridade o conector do TBI com o motor ligado, quando no fio lilás, terminal 1, o motor apagou. Quando liguei o EPC estava apagado, não havia mais o código de falha e o carro voltou ao normal. No meu diagrama, o terminal 1 do conector do TBI é justamente o que faz a leitura de um dos potenciômetros da borboleta, o que bate com o código de falha.
Agora a pergunta que fica é, o que aconteceu?
Colega Enrico:
Existe sim a possibilidade de acontecer tal inconveniente, em alguns reparos em veículos para efetuar a remoção e recolocação de alguma peça pode haver contatos, torções, esticar no próprio chicote,
E causando quebra de fios, curto, afastamentos de terminais,
Então atenção ao chicote, desconsidere o teste de continuidade e faça teste de resistência nos fios, outro detalhe ainda por motivo curto a central danificou,
E isto, revise agora de método ferente, e desejo exito,
att DIAZ
Boa tarde, uma vez pegamos um defeito parecido (outra marca) por remover o corpo de borboleta, o que tivemos que fazer retirar a peça novamente fazer o reset total, recoloquemos o corpo sem dar partida e ligar a chave por 3 vezes num período de 15 segundos, passar o aparelho e ver se gerou alguma falha e assim fazer o aprendizado do corpo.
"INFELISMENTE A MECANICA AUTOMOTIVA TEM HORAS QUE SE TORNA UMA BOMBA RELOGIO VC MEXE EM ALGUM COMPONENTE QUE ESTA PRESTES A DAR DEFEITO OU JA SE TEM ALGUM DEFEITO NELE AO VC ACIONAR NOVAMENTE A PEÇA O DEFEITO SURGI EO CLIENTE VEM COM AQUELA CLASSICA FRASE"MEU CARRO NÃO TINHA NADA ATE VC MEXER NELE"AI O SERVIÇO FICA CHATO DE SE RESOLVER,MAIS TUDO QUE OS COMPANHEIROS ACIMA TE DISSERAM EO CRONOGRAMA QUE VC TEM QUE SEGUIR DENTRO DISTO QUE ELES TE DISSERAM COM TODA CERTESA VC VAI ENCONTRAR A SOLUÇÃO DO SEU PROBLEMA,ABRAÇOS E FIQUE COM DEUS!!!
Bom, rodei com o carro hoje a tarde e está normal. Apenas por resolver a questão do MAP um pouco elevado na marcha lenta, na faixa dos 550 mbar, sei que ele tem alguma entrada falsa de ar, ainda não descobri aonde, mas desconfio que seja na junção do TBI com o coletor.
O que não da pra entender é essa questão, estava eu ainda fazendo medidas para descobrir onde era o problema, por colocar a caneta de polaridade no fio roxo do TBI, o carro desligou, quando foi ligar novamente, voltou ao normal.
Desde semana passada sofrendo com esse EPC ligado, que foi embora assim como surgiu, do nada, rs.
Boa noite amigos. Fox agora está andando bem, os problemas que eu tinha com ele antes de aparecer esse EPC que vim pedir ajuda não estão mais presentes. Só tem uma coisa nele que até o momento não consegui resolver, que foi o valor do MAP alto. Na marcha lenta, motor aquecido, ficando na faixa dos 560 a 580 mbar. Já dei uma conferida geral no coletor (juntas, diafragma, corpo de borboleta), nas mangueiras de vácuo, na linha do canister, na linha da partida a frio, na linha do hidrovácuo, e não consigo identificar onde pode estar a causa desse problema.
O próprio sensor MAP já foi trocado anteriormente e sem resultado positivo.
Por conta disso o tempo de injeção está na faixa dos 5 a 6 ms, o carro tá bebendo bem.
Alguma sugestão dos colegas?
@enricogonçalvesdefreitas#188584 "NÃO FOI FEITO ALGUM SERVIÇO DE RETIFICA NESTE CABEÇOTE???TIPO TROCARAM COMANDO DE VALVULAS???A TROCA DE COMANDO DE VALVULAS NESTES MOTORES E UM NEGOCIO MEIO COMPLICADO SE NÃO COLOCAR O COMANDO CORRETO DO CARRO E DE PREFERENCIA ORIGINAL O MAP SOBE LA NAS ESTRELAS EO CARRO FICA MUITO RUIM,ABRAÇOS BOA SORTE E FICA COM DEUS!!!!
Bom dia, verifique a engrenagem do virabrequim pq pode ter andado devido a folga no vira. Ja peguei 2 carros assim e nao acusa falha apenas map alterado para alto, e tambem ja peguei problema de coletor de admissao com esse problema e nao acusa falha, esses coletores de plastico quando sofre aquecimento costuma empenar, se tiver um burrifador, espirre com o carro ligado para ver se acha algumaentrada de ar falso.
Já havia verifica as engrenagens anteriormente, tanto a do comando quanto a do vira, e estavam perfeitas.
Se há alguma entrada pelo coletor, por conta de empenamento, não sei dizer por onde, pois já verifiquei ele minuciosamente e não encontrei defeito, o que eu encontrei eu corrigi.
Olá colega,
Desde o seu primeiro post, tenho pra mim que o problema é o chicote desse veículo. Defeito bem comum nesses modelos...
Sugiro que você remova todo o chicote do motor para inspeção.
Creio que assim, terá êxito na solução desse defeito.
Abraço.
Eu repassei todo o chicote a limpo, fiz teste de continuidade em absolutamente todos os conectores que vão no motor, não peguei nada de errado. Mas esse já é problema passado, a única coisa a resolver nesse Fox no momento é esse valor do MAP.
coloca um vacoumetro e analise o comportamento do ponteiro. se der, faça um vídeo e anexe
vacoumetro automotivo ![img=
@enricogonçalvesdefreitas#188626 Poderia ser os tuchos com pouca pressao fazendo aumentar a pressao do coletor?????
O comando a retífica disse que é o certo, mas não botei muita fé.
Sobre o corpo, já ouvi falar de casos onde há entrada falsa de ar pelo eixo da borboleta, mas aí só trocando mesmo pra saber.
Estou querendo marcar com um Gol G4 para uma revisão, e aí chamo o Fox para fazer uns testes, tirar o corpo de um e jogar no outro.
Até semana que vem estarei fazendo isso e postarei aqui os resultados.
A única coisa que esqueci de comentar aqui é que o catalizador dele está oco. Acredito que isso não iria interferir no valor do MAP, mas se estiver engando me corrijam por favor. A sonda lambda funciona normalmente.
@enricogonçalvesdefreitas#188668 "OLA MEU NOBRE AMIGO O CATALIZADOR OCO ESCAPAMENTO FURADO PODE SIM INTERFERIR NO MAP POIS A SONDA TRABALHA MAIS FRIA A RESPOSTA FICA MAIS LENTA EA CENTRAL AUMENTA O PULSO DOS BICOS E DA UMA ADIANTADA NA CORRENTE DA BOBINA SERIA LEGAL COLOCAR UM CATALIZADOR NESTE VEICULO,ABRAÇOS BOA SORTE E FIQUE COM DEUS!!!
@enricogonçalvesdefreitas#188667 eu acho que vale muito a pena fazer esses testes para verificar,pq o fato da pressao do coletor estar alta e problema mecanico pela falta de falha via scanner. Ja peguei tuchos desse com problemas e na hora da compra cai na besteira de comprar uns que nao deram certo, acabei tirando e comprei uns originais e acabou o problema. Nao citei a marca para nao gerar polemica, mas os tuchos eram de marca famosa.
@enricogonçalvesdefreitas#188668
Não creio que isso seja a causa do defeito. Mas, certamente contribui para esse efeito.
Oriente o cliente à substituir esse catalisador. Até mesmo para evitar problemas futuro.
Boa sorte.