Pessoal,
veículo funciona bem rodando com a sonda oscilando corretamente.
Mas em marcha lenta oscila um pouco e a sonda fica sempre próximo a 0 mV e fica com forte cheiro de combustível. Depois de um tempo funcionando direto em marcha lenta a luz a da injeção acende, porém ao acelerar umas duas vezes apaga novamente.
Se borrifar óleo spray no tbi a sonda oscila normalmente de 100 a 900mV, mas depois volta a zero. Aumentei a pressão de combustível até o final da rosca no regulador a sonda começou a oscilar também, porém começou a ter vazamento combustível devido a alta pressão.
Se acelerar oscila normalmente.
Aplicando óleo em spray em volta do coletor não encontrei nenhuma entrada falsa de ar.
Não tenho scanner, coloquei um MAP do mesmo modelo de um outro fiat Uno e não houve mudança. Sensor de temperatura do Ar e da Água aparentemente ok conforme tabelas.
O que já foi verificado:
Velas resistivas BPR5ES e cabos NGK - OK
TPS (testado com multímetro e com aproximadamente 640mV em posição de descanso) e Motor de passo (testado em bancada avançando e retornando corretamente e com cerca de 53ohm em cada bobiba) - Novos e originais Marelli - OK
Regulador de pressão - OK
bomba de Combustível ajustada em 1bar - OK
Alimentação nos relés - OK
Sincronismo da correia dentada - OK
Conector da sonda (negativo e sinal ok, alimentação da resistencia também ok) - OK
Verifiquei os aterramentos, mas não encontrei nada anormal, aparententemente OK
Alguém tem alguma sugestão?
Respostas:
Outro detalhe: A sonda que estava nele era uma OZA532-A10, incorreta para o modelo conforme catálogo. Foi colocada um sonda nova NTK OZA114-A1, porém sem qualquer diferença.
Boa tarde cjfmecanica! Obrigado pela ajuda!
Vou tentar passar o scaner. As velas estão ok, limpei, calibrei com 0.8mm medi resistência e todas dando na faixa de 4 Kohm.
Não medi compressão ainda e também não verifiquei regulagem de válvulas. Vou fazer isso amanhã.
Amigo se for esta sonda de tres fios da uma atençao especial para os aterramentos principalmente na descarga, juntas do escapamento ruims ou velhas ou com veda scap reduzem muito o aterramento peguei um premio 1.5.ie que estava com o mesmo problema e era as juntas que estavam velhas e ruims troquei todas as juntas e limpei todas as emendas do escapamento faz isso quem sabe da certo!!!!!!!!!!!!!
CENTRO AUTOMOTIVO MARCOS
BH MG
Boa noite Marcos! Obrigado pela ajuda!
Infelizmente é o modelo de 4 fios.
C:\fakepath\4fios.jpg
Bom dia! Fiz regulagem de válvulas (estava com folga excessiva tando admissão quanto escape), mas apesar de ter melhorado o funcionaento o problema continua.
veja se o fio cinza da mesma ta com ddp muito alta em relaçao ao negativo da bateria...
>veja se o fio cinza da mesma ta com ddp muito alta em relaçao ao negativo da bateria...
concordo com o miro, e acrescentando mede a continuidade do fio cinza. Verifica tb a ddp entre bateria central bateria bloco central bloco diferença de na ordem de 0.2 volts entre o modulo e outro ponto em especial o motor é suficiente para o surgimento de corrente elétrica pelos aterramentos do chicote de injeção atrapalhando o coreto funcionamento do veiculo.
>Bom dia. E já conseguiu fazer o escaneamento da injeção?? Qual problema continua?? A lenta ou a luz da injeção??
consegui escanear e o erro indicado é falha na sonda lambda. Notei que após regular as válvulas o carro ficou com funcionamento mais suave, porém ainda está um pouco irregularidar no funcionamento em marcha lenta. TI também está alto. A luz da injeção liga sempre após deixar o carro funcionando em marcha lenta. Nesse momento o motor fica mais quadrado, mas ao acelerá-lo (a sonda oscila com ele acelerado) e a luz apaga.
>veja se o fio cinza da mesma ta com ddp muito alta em relaçao ao negativo da bateria...
concordo com o miro, e acrescentando mede a continuidade do fio cinza. Verifica tb a ddp entre bateria central bateria bloco central bloco diferença de na ordem de 0.2 volts entre o modulo e outro ponto em especial o motor é suficiente para o surgimento de corrente elétrica pelos aterramentos do chicote de injeção atrapalhando o coreto funcionamento do veiculo.
>veja se o fio cinza da mesma ta com ddp muito alta em relaçao ao negativo da bateria...
Conferi a queda de tensão entre o fio cinza (31 do módulo) e o negativo da bateria e é praticamente 0, coisa de 8 a 10mV. Conferir o positivo do aquecimento da sonda e não tem queda também.
Também conferir entre os aterramentos no cabeçote e o negativo da bateria e está tudo ok. Conferi a malha que liga a carroecia a o cambio e está ok, o aterramento próximo a farol também conferi e está 100%. Liguei um fio direto do negativo da bateria até o a tampa de válvula onde tem dois pontos de terra e não houve diferença.
O fio que saia do alternador estava um pouco feio, notei que ao ligar os farois a luz da bateria ficava levemente acesa. Fiz reforço com fio 10mm2 levando direto para bateria e a luzinha não acende mais, nem tem queda de tensão. Medi a alimentação do alternador até a saída dos relés e está 100% até lá. Não medi dos relés até o módulo. Farei isso.
>veja se o fio cinza da mesma ta com ddp muito alta em relaçao ao negativo da bateria...
concordo com o miro, e acrescentando mede a continuidade do fio cinza. Verifica tb a ddp entre bateria central bateria bloco central bloco diferença de na ordem de 0.2 volts entre o modulo e outro ponto em especial o motor é suficiente para o surgimento de corrente elétrica pelos aterramentos do chicote de injeção atrapalhando o coreto funcionamento do veiculo.
>veja se o fio cinza da mesma ta com ddp muito alta em relaçao ao negativo da bateria...
Conferi a queda de tensão entre o fio cinza (31 do módulo) e o negativo da bateria e é praticamente 0, coisa de 8 a 10mV. Conferir o positivo do aquecimento da sonda e não tem queda também.
Também conferir entre os aterramentos no cabeçote e o negativo da bateria e está tudo ok. Conferi a malha que liga a carroecia a o cambio e está ok, o aterramento próximo a farol também conferi e está 100%. Liguei um fio direto do negativo da bateria até o a tampa de válvula onde tem dois pontos de terra e não houve diferença.
O fio que saia do alternador estava um pouco feio, notei que ao ligar os farois a luz da bateria ficava levemente acesa. Fiz reforço com fio 10mm2 levando direto para bateria e a luzinha não acende mais, nem tem queda de tensão. Medi a alimentação do alternador até a saída dos relés e está 100% até lá. Não medi dos relés até o módulo. Farei isso.
liga um fio 10mm do parafuso da central no cabeçote.
poe um bico verde novo pra teste,se nao resolver enterra a central numa encruzilhada numa sexta feira treze,deixa ela la uns 7 dias,se mesmo assim nao funcionar,consiga uma outra pra teste...:)
Ontem, desliguei a sonda e fiz um chicotinho, alimentei ela direto na bateria e medi o fio do sinal, mas mesmo assim ela só oscilava ao acelerar. Um cheiro insuportável de gasolina crua e ela marcando praticamente 0, ao acelerar respondia rapidamente.
Não sei se o defeito pode ser mecânico, troquei as juntas do tbi, apesar de aparentemente não haver nenhuma entrada falsa de ar, mas não mudou nada também. Faltou trocar apenas as do coletor, mas jogando white lub lá não muda nada o funcionamento.
Procurei por vazamentos no escapamento também, mas do coletor até o intermediário está tudo ok, apenas o final é que está furado
Vou ver se meço a compressão do motor. Não estou acreditando em defeito na injeção, mas o motor aparentemente não está ruim também, não fuma e nem bate nada. Complicado!
Colega:
Para você chegar a uma falha ou defeito existem técnicas que nós reparadores usamos, deve checar o Tempo de injeção X sonda lambda, então será possível diagnosticar o defeito.
Tempo de injeção baixo X sinal da sonda acima de 450 mV: neste caso a sonda esta enviando um sinal de mistura rica (excesso de combustível) e faz com a central abaixe o tempo de injeção tentado empobrecer a mistura mas não consegue.Geralmente isto é causado por :
Problemas de baixa pressão na linha de combustível.
Entrada de ar falsa
Correia fora do ponto,
Catalisador entupido
Regulador de pressão furado,
Bico com vazão acima do normal, bico sujo, resistência fora da Tolerância
Problema no sistema de ignição (peças como velas, cabos, bobinas )
Peças não especifica ( Map, Sonda lambda, sensor de detonação entre outras)
att. Diaz
>Ontem, desliguei a sonda e fiz um chicotinho, alimentei ela direto na bateria e medi o fio do sinal, mas mesmo assim ela só oscilava ao acelerar. Um cheiro insuportável de gasolina crua e ela marcando praticamente 0, ao acelerar respondia rapidamente.
Não sei se o defeito pode ser mecânico, troquei as juntas do tbi, apesar de aparentemente não haver nenhuma entrada falsa de ar, mas não mudou nada também. Faltou trocar apenas as do coletor, mas jogando white lub lá não muda nada o funcionamento.
Procurei por vazamentos no escapamento também, mas do coletor até o intermediário está tudo ok, apenas o final é que está furado
Vou ver se meço a compressão do motor. Não estou acreditando em defeito na injeção, mas o motor aparentemente não está ruim também, não fuma e nem bate nada. Complicado!
com o seu relato acima só consigo pensar que o problema é a sonda 1 neste teste penso que o aquecedor da sonda responsável por fase-la chegar a temperatura de trabalho não esta fazendo sua parte, e quando acelerado a caloria dos gases de descarga aquecem o elemento sensor da sonda e começa a trabalhar consecutivamente o funcionamento é normal uma sonda em perfeito funcionamento alimentada diretamente na bateria vai provocar oscilação brusca ao injetar spray independente do sistema de injeção. só não mencionei antes devido vc ter dito que a sonda era nova mas para min nova ou não esta bem evidente que seja seu problema.
recomendo que refaça o teste ligando os dois fios branco na bateria e o preto e cinza no multímetro deixa uns 3 minuto em funcionamento e acompanha a tenção, injeta spray tem que subir a tenção, mesmo na marcha lenta. caso não ocorra deixa acelerado em torno de 1 minuto e repetir o spray c aterrar agora seu problema esta no acededor da sonda, e vc pode reclamar garantia do produto.
>Ontem, desliguei a sonda e fiz um chicotinho, alimentei ela direto na bateria e medi o fio do sinal, mas mesmo assim ela só oscilava ao acelerar. Um cheiro insuportável de gasolina crua e ela marcando praticamente 0, ao acelerar respondia rapidamente.
Não sei se o defeito pode ser mecânico, troquei as juntas do tbi, apesar de aparentemente não haver nenhuma entrada falsa de ar, mas não mudou nada também. Faltou trocar apenas as do coletor, mas jogando white lub lá não muda nada o funcionamento.
Procurei por vazamentos no escapamento também, mas do coletor até o intermediário está tudo ok, apenas o final é que está furado
Vou ver se meço a compressão do motor. Não estou acreditando em defeito na injeção, mas o motor aparentemente não está ruim também, não fuma e nem bate nada. Complicado!
com o seu relato acima só consigo pensar que o problema é a sonda 1 neste teste penso que o aquecedor da sonda responsável por fase-la chegar a temperatura de trabalho não esta fazendo sua parte, e quando acelerado a caloria dos gases de descarga aquecem o elemento sensor da sonda e começa a trabalhar consecutivamente o funcionamento é normal uma sonda em perfeito funcionamento alimentada diretamente na bateria vai provocar oscilação brusca ao injetar spray independente do sistema de injeção. só não mencionei antes devido vc ter dito que a sonda era nova mas para min nova ou não esta bem evidente que seja seu problema.
recomendo que refaça o teste ligando os dois fios branco na bateria e o preto e cinza no multímetro deixa uns 3 minuto em funcionamento e acompanha a tenção, injeta spray tem que subir a tenção, mesmo na marcha lenta. caso não ocorra deixa acelerado em torno de 1 minuto e repetir o spray c aterrar agora seu problema esta no acededor da sonda, e vc pode reclamar garantia do produto.
Talvez eu não tenha sido suficientemente claro.
Bom, a sonda oscila perfeitamente quando enriqueço a mistura com óleo spray na borboleta ou quando acelero, a sonda lambda anterior de aplicação incorreta respondia da mesma forma. Talvez você não tenha entendido o que eu disse, mas quando eu disse no segundo parágrafo que ao jogar whitelub não mudava nada, estava me referindo a tentantiva de encontrar entradas falsas de ar no coletor (já não estava falando do teste com a sonda ligada direto). Ou seja, aparentemente não há entrada falsa de ar.
A sonda está com aquecimento marcando cerca de 7ohms, e eu aterrei um dos fios brancos e o cinza, o outro fio branco liguei no positivo e monitorei o preto com o multimetro.
>Ontem, desliguei a sonda e fiz um chicotinho, alimentei ela direto na bateria e medi o fio do sinal, mas mesmo assim ela só oscilava ao acelerar. Um cheiro insuportável de gasolina crua e ela marcando praticamente 0, ao acelerar respondia rapidamente.
Não sei se o defeito pode ser mecânico, troquei as juntas do tbi, apesar de aparentemente não haver nenhuma entrada falsa de ar, mas não mudou nada também. Faltou trocar apenas as do coletor, mas jogando white lub lá não muda nada o funcionamento.
Procurei por vazamentos no escapamento também, mas do coletor até o intermediário está tudo ok, apenas o final é que está furado
Vou ver se meço a compressão do motor. Não estou acreditando em defeito na injeção, mas o motor aparentemente não está ruim também, não fuma e nem bate nada. Complicado!
com o seu relato acima só consigo pensar que o problema é a sonda 1 neste teste penso que o aquecedor da sonda responsável por fase-la chegar a temperatura de trabalho não esta fazendo sua parte, e quando acelerado a caloria dos gases de descarga aquecem o elemento sensor da sonda e começa a trabalhar consecutivamente o funcionamento é normal uma sonda em perfeito funcionamento alimentada diretamente na bateria vai provocar oscilação brusca ao injetar spray independente do sistema de injeção. só não mencionei antes devido vc ter dito que a sonda era nova mas para min nova ou não esta bem evidente que seja seu problema.
recomendo que refaça o teste ligando os dois fios branco na bateria e o preto e cinza no multímetro deixa uns 3 minuto em funcionamento e acompanha a tenção, injeta spray tem que subir a tenção, mesmo na marcha lenta. caso não ocorra deixa acelerado em torno de 1 minuto e repetir o spray c aterrar agora seu problema esta no acededor da sonda, e vc pode reclamar garantia do produto.
Talvez eu não tenha sido suficientemente claro.
Bom, a sonda oscila perfeitamente quando enriqueço a mistura com óleo spray na borboleta ou quando acelero, a sonda lambda anterior de aplicação incorreta respondia da mesma forma. Talvez você não tenha entendido o que eu disse, mas quando eu disse no segundo parágrafo que ao jogar whitelub não mudava nada, estava me referindo a tentantiva de encontrar entradas falsas de ar no coletor (já não estava falando do teste com a sonda ligada direto). Ou seja, aparentemente não há entrada falsa de ar.
A sonda está com aquecimento marcando cerca de 7ohms, e eu aterrei um dos fios brancos e o cinza, o outro fio branco liguei no positivo e monitorei o preto com o multimetro.
Desculpe, realmente entendi meio atravessado.
vamos por parte. acredito que já tenha feito o reforço com fio 10 mm parafuso da central no cabeçote. na lenta não esta tendo uma queima satisfatória do combustível e assim passa combustível cru, consecutivamente tb oxigênio cru, e a sonda lê como mistura pobre, pois a mesma só identifica o O2 e independente de estas passando o combustível cru ou queimado. no seu caso como vc menciono esta com característica de falha na queima mas o que pode, gerar isso e aparentemente só na lenta?
1 falha no sincronismo (verificar ponto coreia dentada, não me lembro neste modelo mas no mpi é com ferramenta atras do comando de válvulas.)
2 falha na vedação da camará de combustão válvulas ou anéis, (teste de vazão e compressão)
3 ponto atrasado da centelha.( estando os demais ponto acima coreto verificar o sensor de rotação c não esta desregulado "fora do dente coreto" testa co uma lampada estrobo, coloca em ot faz uma marca na polia do vira e num ponto fixo usando o sinal do cilindro 1 vc vai ter uma ideia de em quantos gral esta saindo a centelha) (o map tb altera ponto mas normalmente em aceleração).
4 caso nada tenha surtido resultado troca central para téste.
Boa tarde! A mangueira não está entupida, foi uma das primeiras coisas que verifiquei. Está ligada sim na tomada certa. A outra tomada é aquela que vai na tampa do tbi onde entra a mangueira do respiro. Ela tem o calibre bem mais grosso.
Verifiquei também se o não estava entupida a tomada, porém está desobistruída.
A voltagem no MAP em lenta fica em cerca de 1.5V.
>
Desculpe, realmente entendi meio atravessado.
vamos por parte. acredito que já tenha feito o reforço com fio 10 mm parafuso da central no cabeçote. na lenta não esta tendo uma queima satisfatória do combustível e assim passa combustível cru, consecutivamente tb oxigênio cru, e a sonda lê como mistura pobre, pois a mesma só identifica o O2 e independente de estas passando o combustível cru ou queimado. no seu caso como vc menciono esta com característica de falha na queima mas o que pode, gerar isso e aparentemente só na lenta?
1 falha no sincronismo (verificar ponto coreia dentada, não me lembro neste modelo mas no mpi é com ferramenta atras do comando de válvulas.)
2 falha na vedação da camará de combustão válvulas ou anéis, (teste de vazão e compressão)
3 ponto atrasado da centelha.( estando os demais ponto acima coreto verificar o sensor de rotação c não esta desregulado "fora do dente coreto" testa co uma lampada estrobo, coloca em ot faz uma marca na polia do vira e num ponto fixo usando o sinal do cilindro 1 vc vai ter uma ideia de em quantos gral esta saindo a centelha) (o map tb altera ponto mas normalmente em aceleração).
4 caso nada tenha surtido resultado troca central para téste.
Boa tarde!
1) O sincronismo já foi verificado. nestes motores monoponto não tem aquela tampinha para colocar a ferramenta de travamento do comando. O Sincronismo é feito apenas alinhando a chaveta em 90º (tem uma nervura no bloco para referencia) e no comando há uma setinha na polia e outra setinha nas latas da correia. Já foi verificado está ok.
Os demais teste vou realizar, em breve dou notícias.
Ola amigo Legianrd,para desencargo de consciência puxa um positivo da bateria até o comutador de ignição linha 30 e verifica se o defeito continua,peguei um uno de um cliente aqui na oficina e o carro dava umas falhas loucas mais não tinha nada de falha gravado na injeção,testando melhor verifiquei que a alimentação positiva do sistema estava falha,puxei um positivo direto da bateria para alimentar o comutador de ignição e os defeitos desapareceram. Caso este teste der resultado positivo soldas os terminais nas extremidades dos fios pra evita que isolem com o tempo. Tenta faze este teste e posta oque voçê encontrou pra pode te ajuda melhor.
Agradeço a todos pela ajuda!
Fiquei uns dois dias sem mexer no carro, mas hoje após ler bastante coisa no fórum matei o problema.
O problema foi resolvido depois que vi este tópico: http://www.oficinabrasil.com.br/forum/9-reparador-para-reparador/119581-p91-erro-nos-parametros-autoadaptativos
Eu havia substituído o MAP por um do mesmo modelo PRT 03/04 (indicado no catálogo) de outro Uno 1.0 em funcionamento para fazer o teste, porém sem mudança nenhuma. Após ler o tópico resolvi tirar a prova. Não encontrei para comprar o PRT 03/03 (azul), mas encontrei usado no desmanche.
Coloquei ele a marcha lenta dormiu, sonda voltou a funcionar. Tudo ok.
Obrigado a todos pela ajuda.
Parabéns Legianrd !!!
A sua persistência e interação com os colaboradores do Fórum é mais um caso de sucesso desta extraordinária comunidade.
E aplausos por compartilhar a solução, valorizando o seu trabalho e o apoio dos demais integrantes.
Att.
Parabéns Legianrd !!!
A sua persistência e interação com os colaboradores do Fórum é mais um caso de sucesso desta extraordinária comunidade.
E aplausos por compartilhar a solução, valorizando o seu trabalho e o apoio dos demais integrantes.
Att.
Colega Legianrd,
Como se pode ver acima demorei para responder, e quando eu dei a sugestão depois de muito pensar se devia ajudar.
Então o lado emocional respondeu mais forte, e respondi depois de tantos opinarem.
Então novamente você demonstrou nenhuma atenção no que sugiro.Pois mencionei o defeito e você desconsiderou e depois diz que foi assim ou de outra forma que obteve a solução.
Não procuro meritus, medalha ou que seja mas consideração e não indiferença no que escrevo.
Parabéns pela 2° vez que decepcionou.
att. Diaz
Boa noite Diaz! Agradeço a sua participação. As suas sugestões complementaram sim a linha de raciocínio que eu estava tendo com a ajuda dos demais amigos. Desculpe se para você pareci ignorá-lo, porém não foi esta a minha intenção. Repare que boa parte dos possível problemas apontados por você foram e estava sendo verificados.
Lamento que tenha decepcionado a você, a mim o fórum foi de grande ajuda quando não sabia mais o que fazer.
Um abraço!