Bom dia amigos reparadores, recebi em minha oficina um corsa com as seguinte situação: indicação de mistura rica (cod 45) dados do scanner Map em marcha lenta 500 a 540 mbar, O2 915mV e com veículo em aceleração +- 8% abertura da borboleta de aceleração Map 380 mbar e O2 variando entre 100 a 850 mV. Motor reparado recentemente, sonda O2 nova Mte e já foi colocada uma Delfhi p/ teste, teste vazão e pressão bomba comb ok, pressão retorno ok, valvula canister ok, entrada de ar falso ok, servo freio ok, chicote e sensores do sistema ok, injetores teste vazão e estanquidade ok(tipo e modelo ok), pontos de aterramentos, compressão ok, vazamento de cilindro ok 6%, comando de valvulas original, sincronismo da dentada ok. Talvez tenha passado por cima de alguma parte do diagnóstico por esse motivo peço alguma dica, se alguém pegou algo assim e puder me ajudar agradeço.
Respostas:
verifique se o sensor de temperatura corresponde ao modelo do veiculo, e se o motor foj reparado recentemente, não custa nada dar mais uma verificada nos aterramentos (que ficam no cabeçote), comprimento espessura na mangueira do map e o mais importante : aquele bico onde vai encaixada a mangueira do map no coletor(ou tbi) entupido ou com obstruções...
Eu chuto nos bicos ou comando (certeza que e original?)Ou problema com valvulas.
nosso companheiro mencinou mudar o ponto da correia mais cm todo respeito, não faça isso..!
O o tensionador da correia ja nos da limite pra não atropellar valvula.... a linha gm, conta cm varias letras e medidas para cvs.. colocou a letra errada, BAMBU... !!
ola, acredito ser comando errado ou então problema de válvulas! ja resolveu ai?
>Oi. da uma verificada no catalizador ja peguei um com mesm sitoma ,observa se a engrenagem do virabreqim nao tem foga na chaveta, outra coisa passou um na minha oficina q o cliente ja tinha vindo de outra trocaram o comado so q nao era original, a minha saida foi adiantar um dente no comado, Boa sorte.............
Tbm concordo.
O comando é mesmo original, o cabeçote já desmontei novamente e mandei para testes na retífica e está ok, taxa de compressão e vazamento de cilindro ok, aterramentos do chicote ok (coloquei outro para testar e não resolveu) já fiz aterramento extra na carcaça do motor também, mang. do map tamanho correto e desobstruida, sensor de temperatura ok, retirado escapamento e rodado sem o mesmo e o sintoma persiste, o veículo retornou em minha oficina e agora posso dar continuidades nos testes qualquer novidade aviso e agradeço desde já as dicas. tempo de injeção trabalhando em torno de 1,8 ms.
:) Olá colega refaça conexões de mangueiras, teste também o comando de válvulas, já tomei um show com uma simples mangueira no lugar errado...kkkkkk
Vamos lá, desmontei novamente o motor do corsa para medir novamente internamente o mesmo, folga nos cilindros 0,04 mm, folga entre pontas anéis 0,30 mm, mandei o cabeçote junto com a gaiola do comando para verificar e a retífica encontrou três válvulas ficando abertas, foi ajustado as mesmas. Montei o motor novamente e pasmem, ficou pior que antes, o sinal do map que estava alterado entre 500 a 520 mbar de pressão agora foi para 610 mbar de pressão, ficou com dificuldade para pegar quando frio e a mistura continua rica. Se amentar a rotação para 2500 rpm o map cai para 380 mba de pressão e o sensor lambda funciona corretamente. Conferi todas as conexões e tubulações.
Sera q vc esta colocando este motor no ponto correto, conferiu se a engrenagem do gira nao esta com chaveta quebrada, o comando pode estar com problema, tem uma atenção por ai.sera que as valvulas não ficaram mais profundas e ficam emforcadas ?
Boa tarde amigo, tive um problema idêntico a esse e o defeito era o comando, mesmo sendo original gm estava em um motor diferente, o motor era 1.0 e o comando do 1.4 . Ok boa sorte aí e posta o resultado .
MEU CAMARADA CONFERE AQUELAS PASTILHAS(CACHORRETES) QUE VAI EM CIMA DOS TUCHOS ENTRE O BALANCIN, JA PEGUEI TROCADO EM RETIFICADORA, COLOCARAM A DO CHEVETE AI QUEBREI A CABEÇA DE MONTE.
Amigo parece que ta complicado o defeito.
1 - Repasse todos os teste feitos novamente.
2 - Se tiver um outro mecânico (amigo) peça ajuda nos teste, pois as vezes o defeito está na nossa frente e não conseguimos enxergar.
3 - Coloque o Scanner em modo continuo e fique um tempo analisando, as vezes o defeito aparece.
Boa Sorte
POr um acaso este veículo sofreu quebra da correia dentada? Uma vez pegamos um veículo com defeitos similares a este, onde ele ( o veículo ) chegou a nossa oficina com a correias dentada quebrada, fizemos o cabeçote e ficou com as mesmas falhas que você relatou, trocamos outra vez o cabeçote e nada... Resumo da ópera ; o defeito era o comando, acredito que devido à quebra da correia o comando torceu saindo seus cames de sincronismo. Em meu ponto de vista : - troque o comando.
Boa tarde amigos, o veículo é um corsa 98/99 1.0 gasolina, o defeito ocorre em marcha lenta sensor MAP fica em 600 a 610 mbar e a sonda lambda 950mv caindo até 520mv lentamente, com veículo acelerado entre 2000 a 3000 rpm sensor MAP cai para 380 mbar e a sonda lambda volta a trabalhar corretamente variando entre 850 a 120 mv. Assim que conseguir fazer o teste com o vácuometro na marcha lenta eu posto.
meu camarada por acaso voce já mediu a compressão dos cilindros.
Boa noite! peguei um defeito parecido e era o cabeçote mal retificado... dá uma olhada nisso...
tenho um carma bem parecido para rezouver estou curioso....
o meu ,é o novo corsa 2004 g. vhc preção do coletor baixa em marcha lenta chegou com comando quebrado foi para retifica para corrigir montei e o funcionamento ficou orivel voutou parra retifica não resouveu troquei de retifica, de cabesote testei, central, vira bre. b. oleo letra do comando,pedi ajada a colegas não resouvi,liberrei o carro já procurro outras of até agorra nada estou juntando sugestoes para voutar a trabalhar nele.é de um amigo.
algo me chamou atenção teve outro corsa mono p. que pegei para reparar, tina sintomas parecido;
conversando com cliente ele levou o caro para trocar tirar barulho dos tuxo, foi trocado tuxos e escora o barulho parou e o problema começo como a parte eletronica não tem nada errado pnso em faser ocaminho inverso já q. o segundo normalisa o vacuo após serto tempo de funcionamento.(frio no vacuometro da leitura baixa e de v. queimada): : :
Bom vamos ver de onde vem a pressão alta para o coletor, bem acho que vem
da atmosfera, mas por onde ela está entrando no coletor, estando o motor em
marcha lenta, só tem um caminho, e este caminho é o atuador de marcha lenta,
e é ele que nos mostra de onde vem nosso problema de alta pressão no coletor.
Quando temos pressão alta no coletor devemos olhar para o atuador de marcha
lenta, porque se a pressão alta vem de entrada falsa de ar, o atuador vai agir no
sentido de fechar o ar e com scanner será possível verificar o valor dos seus passos
que serão muito baixos. Agora a pressão alta no coletor também pode ser devido
a deficiência do motor, por exemplo, motor atrasado perde o rendimento de combustão,
com o motor perde potência e rotação e o atuador de marcha lente atua no sentido de
abrir para manter a rotação, e abrindo aumenta a pressão no coletor, aumentando a
pressão temos aumento do tempo de injeção, e o motor fica mais deficiente devido ao
excesso de combustível e isto vai gerando uma reação em cadeia. Então
temos que olhar para o valor atuador de marcha lenta que ele mostra o caminho.
E sobre seu motor verifique se não foi plainada a parte superior do cabeçote e com
o motor funcionando as válvula estão ficando estranguladas, mas isto você mesmo
pode verificar, para isto remova todos os tuchos desmonte eles para remover
todo o óleo do seu interior para que fique completamente descarregado, o que é bem simples
e em seguidas monte e coloque em seus lugares e em seguida proceda como se
você fosse regular válvula, tem que passar bem livre uma lamina de 0.70 milimetro
entre o balancim e o comando de válvula caso contrario não vai funcionar bem.
Para este procedimento de desmontar os tuchos não é necessário remover nem
o cabeçote e nem o comando de válvula.
Pelo inicio da conversa indica problema de ponto ou perda de compressão, depois você misturou a conversa que eu não entendi nada, map alto, ti alto e sonda com mist. rica , isso deve esta com válvulas enforcada ou algo neste sentido.
Uma outra coisa, fica ligado, pois as vezes trocaram a bomba de óleo e a nova o sensor de rotação esta com o ponto em outro local, está bomba de óleo deste corsa tem estes problemas.
Outra coisa, dependendo do corsa e se for mais antigo, tem possibilidade das mangueiras estarem em local errado.
Boa sorte e espero ter contribuido !
>Boa tarde amigos, o veículo é um corsa 98/99 1.0 gasolina, o defeito ocorre em marcha lenta sensor MAP fica em 600 a 610 mbar e a sonda lambda 950mv caindo até 520mv lentamente, com veículo acelerado entre 2000 a 3000 rpm sensor MAP cai para 380 mbar e a sonda lambda volta a trabalhar corretamente variando entre 850 a 120 mv. Assim que conseguir fazer o teste com o vácuometro na marcha lenta eu posto.
Amigo pelo seu relato parece que na sua primeira postagem ja existem alguns erros mecanicos, aplicação de peças, e até do scanner que vc esta usando para teste, te falo isso porque tem scanner de rede caras de serviços prestados que as vezes te dão codigos de falhas que não são real, e até parâmetros fora da realidade isso comprovado com alguns amigos reparadores, é só ler prestando atenção no seu poste, a dica seria não usar essas marcas de sonda que não valem nada, desconfiar da retifica, e no minimo medir direto cada componente do sistema de injeção usando multímetro ou de preferencia osciloscópio, ou então passa o serviço para outro e vc perde seu serviço e o outro ganha a fama, é assim que funciona esse sistema :
boa tarde, coloquei outro comando de válvulas para teste e não alterou nada, coloquei outra central e também não resolveu, retirei o cabeçote novamente coloquei outro e montei e nada, medi a depressão no coletor de admissão com uma bombinha de vácuo e a mesma ficou em 220 mmHg em marcha lenta, pela tabela do aparelho estaria normal, porém ao simular no Map com a bombinha de vácuo para que o mesmo chegasse em 380 mbar a bombinha de vácuo ficou em torno de 400mmHg e em comparação com outro veículo aqui em minha oficina a depressão no coletor em marcha lenta está em 400mmHg, agora vou trabalhar para encontrar a razão dessa diferença de valores. Já adianto que não possui entrada de ar falso, ponto está correto (engrenagem virabrequim não está quebrada) só falta conferir a bomba de óleo conforme dica do Sr. Pedro Jeronimo da Tecnocar que teve problemas semelhante em motor após retífica. Obrigado.
>boa tarde, coloquei outro comando de válvulas para teste e não alterou nada, coloquei outra central e também não resolveu, retirei o cabeçote novamente coloquei outro e montei e nada, medi a depressão no coletor de admissão com uma bombinha de vácuo e a mesma ficou em 220 mmHg em marcha lenta, pela tabela do aparelho estaria normal, porém ao simular no Map com a bombinha de vácuo para que o mesmo chegasse em 380 mbar a bombinha de vácuo ficou em torno de 400mmHg e em comparação com outro veículo aqui em minha oficina a depressão no coletor em marcha lenta está em 400mmHg, agora vou trabalhar para encontrar a razão dessa diferença de valores. Já adianto que não possui entrada de ar falso, ponto está correto (engrenagem virabrequim não está quebrada) só falta conferir a bomba de óleo conforme dica do Sr. Pedro Jeronimo da Tecnocar que teve problemas semelhante em motor após retífica. Obrigado.
de uma olhada neste link um post do jovino esplica muito bem o problema com a bomba.
se puder gerar umas imagen do escaner em modo continuo e mandar no meu email talves podemos noss ajudar [email protected]
http://oficinabrasil.com.br/forum/9-reparador-para-reparador/128056-re-ponto-da-roda-fonica-14-econoflex-gm-montana#128056
Amigo, vácuo de 220 mmHg está abaixo do normal, seu problema pode ser as molas das válvulas fracas.
Foi falado da posiçao da bomba de óleo,mas e a polia dentada como está?Se caiu no chão e empeno já era.Polia empenada traz outros sintomas,mas nao custa tira-la para analisar
Boa tarde!! tenta colocar uma sonda NTK ou Bosch, pois peguei varios defeitos era erro de leitura da sonda... verifica o ponto nao pela marcação da engrenagem e sim PNS no proprio pistao e se o camis do comando do primeiro cilindro esta deixando a valvula realmente fechada (o camis de admin e escap devem estar a mesma distancia do cabeçote, medir pelo paquimetro) se esse motor foi retificado pode ter um defeito causado... por ultimo arruma um cabeçote em desmanche e coloca neste carro... (vc jah verificou a polia por onde passa a leitura do sensor de rotação? sendo sim troca o sensor por um original para teste)
Gostaria de agradecer todos os companheiros que nessa caminhada me ajudaram compartilhando informações. Problema resolvido, segui a orientação de um companheiro do fórum que me alertou para desconfiar da retífica e bingo, retirei o cabeçote e pedi para revisar só não falei que era desse carro em questão e adivinhem ele condenou o cabeçote, pois estava com medida inferior ao especificado como mínimo, quando falei que era do corsa em questão ficou sem jeito e comprou outro cabeçote, montei o cabeçote novo e graças o problema tomou doril e sumiu. Funcionamento em marcha lenta MAP em 340 mbars de pressão e sonda lambda funcionando em circuito fechado alterando entre 90 a 840 mvolts. Obrigado mais uma vez e desculpa pela demora na resposta.:)
>Gostaria de agradecer todos os companheiros que nessa caminhada me ajudaram compartilhando informações. Problema resolvido, segui a orientação de um companheiro do fórum que me alertou para desconfiar da retífica e bingo, retirei o cabeçote e pedi para revisar só não falei que era desse carro em questão e adivinhem ele condenou o cabeçote, pois estava com medida inferior ao especificado como mínimo, quando falei que era do corsa em questão ficou sem jeito e comprou outro cabeçote, montei o cabeçote novo e graças o problema tomou doril e sumiu. Funcionamento em marcha lenta MAP em 340 mbars de pressão e sonda lambda funcionando em circuito fechado alterando entre 90 a 840 mvolts. Obrigado mais uma vez e desculpa pela demora na resposta.:)
só não entendi , por que vc disse que tinha colocado outro cabeçote . junto com outra central etc.. e não tinha resolvido agora vc troca e resolve?
Tbm não entendi, mas pelo menos resolveu o problema, coloca resolvido lá no primeiro post ok?
Poderia até não ser a medida do cabeçote em si, pois se for plainado o lado dos tuchos e não rebaixar o alojamento dos mesmos as valvulas ficam abertas.
Medida mínima para este cabeçote é 95,00 mm.
Se alguém precisar tirar dúvidas de peças, medidas e afins relacionado a retífica add o face que dou uma ajuda ai galera
https://www.facebook.com/profile.php?id=100004158725356
Só me esqueci de relatar quem me forneceu outro cabeçote para teste foi o mesmo que retificou o cabeçote, provavelmente me deu outro cabeçote bichado para teste. Já troquei de retífica, essa não me pega mais. A lição valeu, agora peças retificadas todas serão conferidas. Valeu!