Olá amigos,
Aqui na oficina nunca usei nenhum produto para fazer a limpeza da borra de óleo no motor.
Gostaria de saber de vocês qual é o melhor produto?
Vocês já usaram e funcionou ou não funcionou?
Tem alguma contra indicação?
Quando o carro chega com a bomba entupida qual o procedimento que seria melhor, limpeza sem desmontagem ou com desmontagem?
Respostas:
OFICINA_FLASH_CAR escreveu:
Olá amigos,
Aqui na oficina nunca usei nenhum produto para fazer a limpeza da borra de óleo no motor.
Gostaria de saber de vocês qual é o melhor produto?
Vocês já usaram e funcionou ou não funcionou?
Tem alguma contra indicação?
Quando o carro chega com a bomba entupida qual o procedimento que seria melhor, limpeza sem desmontagem ou com desmontagem? amigo,o que eu recomendo,pois também me veio de indicação,testamos e limpou direitinho um fire 16v foi o flushing da valvoline,e já usei em outros carros e foi muito bem,dissolve placas e deixa o carter e pescador bem limpo OK-valvoline pyroil http://www.valvoline.com.br/produtos_pyroil.html http://www.valvoline.com.br/boletins/Pyroil/PyroilEngineFlush_30_05_08.pdf faça um teste primeiro,como eu fiz OK
Olha , um dia postaram aqui no forum usar fluido de freio,eu testei ,cara limpa mesmo
melhor que qualquer coisa,esperimente B)
aqui na minha oficina so uso o megafhush e excelente limpa mesmo so que tem que tirar o carter porque ele remove a tinta
EJM e Zecão, ÓLEO DE FREIO???
TENHO UM CLIENTE QUE VAI ME TRAZER UM GOL G5, NA SEGUNDA QUE VEM 31/01, E TA FEIO O NEGÓCIO LÁ VIU. OMI POSSO METER DOT-3? E QUANTIDADE?, DEPOIS PRECISO ABRIR E LIMPAR O CARTER OU SAI TUDO PELO BUJÃO?
ABRAÇOS.
HigorRN escreveu:
EJM e Zecão, ÓLEO DE FREIO???
TENHO UM CLIENTE QUE VAI ME TRAZER UM GOL G5, NA SEGUNDA QUE VEM 31/01, E TA FEIO O NEGÓCIO LÁ VIU. OMI POSSO METER DOT-3? E QUANTIDADE?, DEPOIS PRECISO ABRIR E LIMPAR O CARTER OU SAI TUDO PELO BUJÃO?
ABRAÇOS.
eu deixo funcionando por 20min e depois tiro o carter para limpar e tampa de valvulas
limpa mesmo, uso dot3 .
Amigão tome muito cuidado com os motores power pois o oleo de freio não tem viscosidade, pois por esperiencia propria coloque um litro de oleo de motor e 2 de freio e verifique se a luz de oleo não acende em marcha lenta , pois se isso acontecer , cancele o procedimento pois pode acabar com o comando , cabeçote, e tampa , por conta do interrupitor ser bem atraz e encima numa parte bem alta , se ouver disgastes nos colos a luz do oleo não apaga.abraço e fique com DEUS.
Além da descarbonização é interessante, troca oleo e filtro no maiximo a cada 1.000km até os 3.000km. Ou seja tres troca de oleo. Pois ai vc acompanha como estar o mtrs. apos a descarbonizaçao.
Amanha vou aplicar este tipo de produto em um Palio fire e ainda não escolhi o produto, mas assim que tiver os resultados passo aqui para vocês.
o flush vai bem, so tem que seguir certas precauçoes , intale o manometro de pressão de oleo e monitore durante o processo. Deposi retire o cater e tampa de valvulas pra conferir a eficiencia. Mas o correto mesmo e sem riscos seria desmontar o motor e fazer limpeza quimica, assim vc ja faz as mediçoes de eixos, e alojamentos de biela etc.. evitando alguns efeitos desagradaveis da limpeza. Lembrando que certas sujeiras domotor são boas, pois ajustam folgas que com o flush podem causar vazamentos. Muito cuidado com limpeza de motor vc pode se dar bem ou entrar numa fria.
os srs tam ligado que esses produtos são querosene é so ler o frasco para ver,
Pessoal, nao faca flushing em motores, vcs podem acabar respondendo processo por fundir um motor.
Borra nao aparece do nada no motor, borra e formada por falta de manutencao, e se formou, tem que desmontar tudo e limpar do jeito certo.
Eu nao faco esse tipo de limpeza de jeito nenhum em minha oficina.
Pensando melhor, realmente o certo é a desmontagem e limpeza dos componentes um a um, conforme citato por nossos colegas.
O cliente deve estar ciente do serviço, pois com a desmontagem do motor podem aparecer desgastes prematuros que podem até levar a retifica completa do motor.
hj em dia o reparador deve estar atento até com troca de oleo. Se perceber borra ja deve orientar o cliente sobre alimpeza quimica ou uma possivel retifica do motor por completo.
eis a questão.. a grande maioria nem desmonta motor. Joga oleo de freio dentro, limpa com querosene, solupan rsrs etc....isso vivia os clientes pois ja estão acostumados a isso. E os enhores que desmontam e limpam todinho? como vcs procedem? O carro vem pra oficina achando que vai só trocar seu oleo que está velhnho passado seus 500 km da troca q foi marcada ou então ja até perdeu a referencia de troca e derepente descobre que seu motor tem q ser desmontado.. como reagem seus clientes? è complicado isso posi a forma correta e muito raro de se ver.. e no final o cliente pode ate te chmar de ladrao ou algo negativo, todo esse trantorno por questoes culturais e pelo jeitinho que a maioria dá no carro do cliente para economizar..
Se o cliente nao aceitar fazer do jeito certo, recuse o servico.
Amigos ja sofri muito com borra em audi, e motores do tipo que tem turbo de serie por ex, ou os vasos de passagem bem finos. o melhor procedimento na minha opinião éa seguinte:
deiche o motor aquecer ate que ligue a ventuinha duas vezes, coloque um dt3 (pra mim é o unico que da resultado)junto com o óleo do motor e deuche uma hora, depois desmonte o motor e lave da manera que lhe for mais correto, faço isso pq assim sei que os canais de óleo foram sim desobistruidos pelo fluido e lavando e montando do garantia que fico mesmo alem de limpo onde eu vejo limpo tambem onde realmente interessa.
Eu faço, mas primeiro procuro tirar a tampa de valvula e ver como esta o eixo do comando, se estiver desgastado ou meio azulado como ja via alguns, pulo fora, ou se estiver carbonizado demais, agora vai de profissional para profissional, se acha que o motor vai aguentar faça, porem temos que nos preservar de dessabores futuros.
O problema é o cliente aceitar, o motor fundir e ele acabar te levando no pau depois.
ADG
caso o cliente assine um papel se responsabilizando pelo servico
e que o mesmo esta ciente dos riscos.
isto nao seria uma boa alternativa ?
Sim, ai sim.
Deixando bem claro que o procedimento pode causar riscos, acho que nao tem problema.
ontem apareceu na oficina que eu trabalho um vendedor de produtos automotivo: (KOUBE PRODUTOS AUTOMOTIVOS.) DIZENDO QUE O DESCARBONIZANTE DA KOUBE É O MELHOR DO MERCADO,QUE NAO PRECISA ABRIR O MOTOR PORQUE A BORRA VIRA AGUA. SO FALTOU DIZER QUE FAZ MILAGRE. ALGUEM AQUI CONHECE ESSES PRODUTOS? ELE DISSE QUE OS PRODUTOS SAO POUCO CONHECIDO NO NORDESTE, MAS NO SUL E SUDESTE SAO BEM CONHECIDO. PRA MIM DESCARBONIZAÇAO TEM QUE DESMONTAR INDEPENDENTE DO PRODUTO UTILIZADO. PRA CONVENCER O CLIENTE BASTA RETIRAR A TAMPA DE VALVULAS E MOSTRAR A ELE JA COM AVALIAÇAO DOS COMANDOS, ATE HOJE NENHUM DEU PRA TRAS.
ESTIVE EM CONTATO COM O REPRESENTANTE COMERCIAL DA KOUBE EM PERNAMBUCO SR. OLIVEIRA, E FICOU ESCLARECIDO QUE O MELHOR PRODUTO DESCARBONIZANTE PARA MOTOR É MOTOR FLUSH DA KOUBE. ACESSE KBMOTORES.BLOGSPOT.COM.BR VEJA FOTOS DE TRABALHOS EXECUTADOS EM GRANDES OFICINAS DE RECIFE.
Bom , eu penso assim :
O cliente precisa saber que a borra geralmente esta la por culpa dele mesmo , que nao faz a manutençao como deve ser , que abastece combustiveis de ma qualidade e que le o manual do veiculo pra saber somente como ele funciona .
Entao ele assuma a despesa de ter que abrir o motor para fazer um serviço bem feito , e nao querer que algum produto faça milagre da limpeza . E tem mais o seguinte : Esses motores cheio de borra ja estao com os aneis colados nos pistoes de tanta carbonizaçao por falta de usar oleo correto e trocar nos prazos certos . O flush nao faz essa limpeza de aneis . E ainda mais , somos nós os responsaveis pelos serviços e peças que aplicamos nos veiculos dos clientes . Os profissionais somos nós , nós que sabemos como fazer , nós que devemos impor os bons serviços e a qualidade das peças aplicadas . Se o cliente quizer ir na "OFICINA QUE FAZ MAIS BARATO" ele tem todo direito , mas nos devemos nós reservar o direito de fazer bem feito . Sabemos tambem que aquele cliente que pede pra dar um jeitinho , é o primeiro a pular em cima da gente pra cobrar os seus direitos . E como ele tem direito mesmo , vamos evitar de dar jeitinho !!! Nao funciona !!!!
Amigos,
Sou leigo no assunto porém estou achando interessante esta discussão. Parece-me que o ponto principal é a velha dualidade entre teoria (lado técnico do flush) e prática (experiência dos mecânicos).
Por curiosidade, procurei me informar melhor sobre o que dizem os fabricantes, entre eles o citado pelo colega que defende o uso do flush. Peguei a marca mais famosa e de maior credibilidade no mercado - Bardahl. Vejam o que diz em seu site sobre o produto:
Pergunta: 12 - Em casos severos de formação de borras, como devo utilizar o BARDAHL FLUSH?
Resposta: Após a limpeza manual das peças e a montagem final, aplicar BARDAHL FLUSH conforme instruções contidas na embalagem. Dessa forma, o produto proporcionará a máxima limpeza do motor.
Vejam que até a própria empresa usa como ressalva a limpeza manual das peças no caso de presença severa de borras. Assim, eu acho que fica elucidade a questão - o flush não substitui uma boa limpeza!
Abraço
Por favor Marcecavel não generalize! Também sou mecânico por hobby, nao sou um profissional da área mas pretendo ajudar e ser ajudado aqui!
Quanto ao Sr RNR, esta indignado vou explicar aqui o porque o flush pode causar problemas, ninguém explicou detalhadamente, talvez isso mude a ideia dele!
Todo motor a movido a explosão cria uma certa quantidade de detritos, são particulas que não foram explodidas porém ficaram na área de combustão.
É muito improvavel que você abra um motor novo com 10 mil quilometros e veja essa carbonização.
É importante dizer que quanto mais bem regulado um motor estiver, menos detritos irá formar
Os Detritos se acumulam na ponta do pistão e na cabeça da valvula e até no coletor de admissão. E a isso damos o nome de carbonização. Ok , os produtos de flush, prometem tirar a borra do motor certo?
Para isso eles dissolvem as partes de oleo que estao impregnadas no motor! Ok, este produto quimico que dissolve particulas (geralmente a base de querozente), é também capaz de dissolver os detritos que estão acumulados no pistão e na cabeça da valvula. Isso vai depender do quão grudados eles estão e da quantidade de detritos que tem,.
o que vai acontecer em seguida eh que ao desprender essas particulas, elas vão ralar no cilindro e nos anéis de vedação do pistão! A primeira reação disso é a perda de compressão do motor, devido a uma geração de espaço maior na camera de combusão ( pois detritos ocupavam mais espaço antes).
A segunda e pior reação eh que os detritos vão ralar no cilindro e nos anéis do pistão, abrindo pequenas ou minusculas fissuras nas paredes do cilindro, fazendo com que seu carro queime mais oleo e perca ainda mais compressão.
Para dar um exemplo vou citar algo que eu fiz que gera uma reação parecida com isso.
Uma vez limpei o coletor de uma moto, mas deixei o coletor no motor mesmo, o coletor estava com alguma carbonização, eu tentei tirar a sujeira com pano, aspirador e compressor de ar, pode-se dizer que tirei quase toda a sujeira, mas ao colocar o motor pra funcionar, o que aconteceu foi que eu danifiquei as paredes do cilindro, e retentores de valvula!
É isso que acontece quando vc usa flush, se seu motor tem bastante carbonização, ele vai limpar tanto seu motor, que vai acabar jogando essa sujeira no Motor.
Provavelmente o motor do sr RNR estava bem regulado e ele provavelmente soh usou combustivel de qualidade, que fez com que não junta-se uma quantidade significativa de detritos e portanto o flush funcionou perfeitamente!
Mas é um risco que se corre. Porque o motor estar carbonizado é normal, isso não significa que ele precisa de RETIFICA!
Peço aos amigos que nunca parem de ajudar, informação é a coisa mais valiosa para os profissionais e pessoas interessadas no processo.
Sempre vamos encontrar pessoas insatisfeitas ou indignadas, mas atentem, que elas são minoria, diante da ajuda mutua que esta comunidade representa!
>Essa é boa... agora todo dono de carro vai montar uma oficina em casa pra economizar mão de obra de mecânico.. que belo custo benefício. E POR FAVOR RESPEITE ESSE FORUM E NÃO NOS TAXE DE PICARETAS!!! Seus comentários totalmente arrogantes. Mal profissional existe em todas as profissões inclusiva na sua. Aqui é um lugar de troca de informações entre profissionasi não sei pq vc veio aqui nos taxar ( como se vc foss eum especialista ne???) Encerro por aqui não tem jeito de comentar nada com dono de carro é sempre essa mesma choradeira. Mas colher nossas informações vcs vem ne? Que isso sirva pr atodos os colegas eu não passo mas informação pra desconhecido vão comprar os manuais que nós compramos!!!! vão fazer os treinamentos tb!!!!
amigo ja usei de tudo para limpeza de borra o unico que funcionou foi o mega fluch da hemm e so escrever no youtub borra hemm que aparece eu uso um por semana aqui na oficina basicamente e agora estam com um muito bom de bico
Eu mesmo utilizei o flush. Ao tentar retirar o bujão do carter tive que colocar a chave e um apoio para aumentar a área de torção, pois estava apertada além da conta, ou seja, o mecânico utilizou um torque que poderia ter estragado meu carter. O óleo desceu preto, bem grosso, mesmo nem tendo rodado a metade do indicado (5.000 km). A maior dificuldade foi a retirada do filtro. Um amigo me ensinou um macete: pegar uma lixa bem grossa, envolver o filtro e desapertar. foi tiro e queda, saiu na primeira tentativa. Todos sabem que o filtro se coloca com a mão e não usa nenhuma chave para dar aperto, mas não parecia que o que estava no meu veiculo tinha sido apertada só com a mão.
Já rodei com o carro 500 km e agora ele está com 41.000 km. Parece que saiu de fábrica, não tem um barulho. E olha que eu não coloquei um flush de renome, tipo bardahl, ctp, valvoline. Usei o Motomax, que inclusive é vendido nas mais conhecidas lojas de troca de óleo de Niterói. O dono da loja onde comprei me informou que é o que mais sai e que nunca teve reclamações. Usei e me livrei de ter que levar meu carro novamente no mecanico especializados das galáxias que disse que teria que abrir meu motor para limpar por dentro e limpar o pescador.
Meus caros, existem posições que, quando defendidas, demonstram totalmente o caráter e índole das pessoas que a defendem, e pior, algumas vezes contraria até a lógica, que é um pressuposto básico para a iniciação do estudo básico de qualquer área do conhecimento científico e nada tem a ver com o empirismo. Sem a lógica, não há qualquer possibilidade de se iniciar qualquer estudo científico, que nesto caso, a mecânica automotiva.
Pois bem, estamos em um forum democrático e não desferi qualquer ofensa pessoal, ao contrário do que já fizeram comigo. Estamos discutindo opniões e respeito o que cada um pensa, só questiono a posição incoerente, preconceituosa e desprovida de lógicas daqueles que defendem incondicionalmente a recomendação de nunca utilizar o flush. Náo disse que A,.B ou C, que se declaram ser técnicos em mecânica automotiva, não possuem o devido conhecimento para executarem serviços na respectiva área. Há situações que claramente pode se usar o flush, desde que seja de marca confiável, tenha boas recomendações de outras pessoas e execute os procedimentos dentro das normas do fabricante. É pra isso que ele existe, isso é tecnologia, e quem está acompanhando desde o inicio, já rebati com argumentos baseadas na lógica e na expressão da realidade, argumentos contrários baseados em fatos paralelos e não ligados diretamente à ação do produto que aqui se discute, no motor.
Posso ter exagerado na questão da gambiarra. Mas vamos analisar, se eu não tenho condições de pagar por um serviço de qualidade em uma oficina mecânica especializada, sabendo que a mesma cobra um preço justo pela analise e execução tecnica e segura do devido serviço, jamais irei adentrar na mesma para solicitar um serviço que não seja o efetivo conserto ou manutenção do meu veiculo, de forma confiável, efetiva e segura. Apesar de inúmeras vezes ter pago por todos esses diferenciais e muitas vezes saiu pior do que se tivesse levado a uma oficininha simples fundo de quintal.
Nem todo o cliente que conserta ou realiza procedimentos de mecânica no seu veiculo não possui condições de realizar a manutenção do mesmo. Isso é uma variável, não há qualquer embasamento para se tornar tal afirmação uma constante, sendo a mesma incoerente e discriminatória. No meu casso, paguei 200 reais para trocar óleo e filtro no meu veiculo e o mecanico utilizou óleo errado, fora da viscosidade e de baixa qualidade e tenho dúvidas de realmente trocou o filtro e como disse antes, foi em uma oficina onde só há "CARRÕES" sendo consertados e o dono um super especialista altamente reconhecido na região e que cobra até 3 vezes mais do que qualquer outra oficina. Não quis ser tratado como otário e ser desrespeitado novamente, fato pelo qual, em pequenos consertos e manutenções os quais não se precisa de nenhuma ferramenta de grande porte ou com preços mais significativos, eu mesmo realizo em meu veiculo, em finais de semana, a não ser que esteja impedido. Tenho dois carros, mas só preciso de um, ficando o outro de reserva ou para uso em situações rápidas. Tal afirmação de que o proprietário que tenta consertar (na maioria das vezes conserta) seu veiculo é porque não tem condições de pagar por tal serviço é inverídica, também levando em consideração de que, na sua grande maioria, o mesmo realizará o devido conserto com mais cuidado, organização, cautela e metodicamente do que se fosse realizado em 90% (ou aproximadamente) das oficinas existentes ou com o mesmo cuidado. Aqueles que realmente "tentam", mas não conseguem, porque já passaram por vários dissabores e problemas em oficinas mecânicas, preferindo tentar evitar outros. Quem não tem condições de pagar por um serviço em uma oficina mecânica especializada, não tem condições de comprar ferramentas, as devidas peças e logo nem há como tentar iniclar qualquer conserto. Isso se reflete no fato de se haver BMW's, AUDI's, Carrões da GM, FORD, VW e Fiat, de anos recentes, em péssimo estado de conservação, funcionando precariamente, com peças visivelmente desgastadas e seus respectivos donos com semblantes de conformados. Logo, quem não está falando ASNEIRAS aqui, sou eu. Bem, essa é a realidade que enxergo e a de muitos proprietários de carros relativamente novos e conservados, que se cansaram de serem desrespeitados por tais OFICINAS ESPECIALIZADAS SUPER ISO 9000, 9001, 9004 e etc. Não responderei mais qualquer mensagem enviada, pois entendo que todas os argumentos contrários aos que expus até agora já foram derrubados e estando cada vez mais se afastando o objeto de discussão do fórum, que é a recomendação do uso do flush, que já havendo a mínima possibilidade do uso do mesmo, já desqualifica a posição esclusivamente preconceituosa, de conveniencia de quem a está emitindo (parcial), totalmente desprovida de embasamento técnico (o que também não se pode concluir o desconhecimento técnico de quem a está emitindo), de que não é recomendado em hipótese alguma o uso do flush. Para mim, quem insiste em sustentar tal posição, está saindo do campo estritamente técnico especilizado para um campo estritamente financeiro. Seria, a meu ver, de mais sinceridade e transparência, expor situações fáticas e analíticas em que se é possivel ou não a utilização do flush. No meu casso, não é lógico, um veiculo 2009, sem qualquer outro sintoma ou defeito, GM Vectra, com 40.000 km rodados, sempre feito todas as revisões e trocas de óleo devidamente dentro das especificações declaradas pelo fabricante, após uma troca de óleo, no qual o carro passou a imediatamente fazer um imenso barulho na tampa do tucho toda manhã ao ligar o referido veiculo, tendo declarado o devido profissional de que não utilizou o óleo correto, sugerir que se abra o devido motor para fazer uma limpeza e limpeza do pescador., mesmo existindo um produto que solucionar a razão para a existência do funcionamento irregular do motor, neste caso específico e a sustentação de qualquer posição de defenda tal procedimento (abertura do motor) é totalmente sem lógica e consequentemente desprovida de confiança, confiança e eivada de desrespeito com o proprietário de um veículo (seu cliente).
Pelamorde.... Não confundam borra de motor com carbonização de camara de combustão!!!
Borra de motor não tem saída... o correto é desmontar e limpar tudo quimicamente. Como alternativa, retira-se o carter, limpa-se o fundo do mesmo e peneira do óleo (ou pescador do óleo, como queiram), coloca-se oleo novo e o dono que cuide da luz do óleo. Preferencialmente troca-se até a peneira/pescador... e o dono trá que fazer limpesas regulares no carter para prevenir entupimento do pescador/peneira.
Carbonização da camara de combustão é devido a má queima, gasolina podre brasileira e outros problemas... e dá para remover ou retirando o cabeçote, ou aplicando produto específico para este propósito (o último que utilizei, comprei na css VW aqui da minha cidade e obtive resolução de pré-detnação devido a aumento de taxa de compressão pelos detritos da camara).
Ecerro discussões com leigos, pensem o que quiser, continue pensando assim Sr RNR, não vou ficar aqui tentando mudar sua opinião, o Sr tem a sua realidade e eu tenho a minha ok? nunca estorqui cliente pr a cobrar mais ou tentar desmontar o motor dele sem necessidade, procedimento correto é uma coisa malandragem é outra. A quem quer que seja eu tento seguir o que a montadora manda não o que fabricante de bardhal ou outro diz, eu faço assim, quem quiser fazer que faça o carro é seu pode dar certo ou não, na duvida prefiro me precaver de certos procedimentos. Essa é o ultima mensagem desse topico que posto ja to de saco cheio de falar disso e não chega lugar nenhum fica turminha dos proprietarios contra os reparadores isso é ridículo
>(...) A quem quer que seja eu tento seguir o que a montadora manda não o que fabricante de bardhal ou outro diz, eu faço assim, quem quiser fazer que faça o carro é seu pode dar certo ou não, na duvida prefiro me precaver de certos procedimentos.
Apoiado ;)
olha eu sempre uso fluido d freio, coloco 1litro de fluido e 1litro do oleo do proprio motor e deixo funcionar por uns 40 minutos dai
retiro a tampa d valvulas e o carter ainda com o motor quente, limpo com uma flanela o girabrequim e as bielas e o comando d valvulas e limpa mesmo.
vc quer tirar a duvida se realmente limpa?
quando alguem for fazer uma retifica de um motor, antes de desmontar o motor se ele estiver funcionando faça a limpeza e depois
que desmontar o motor verifique as canaletas dos pistoes pra ver se estao limpas e os aneis de lubrificaçao se els estao descolados.
dsantos
belo peças
belo jardim PE
br 232 km 186
Seguir o que a montadora orienta? Sinceramente, já houvi de diversos técnicos mecanicos e engenheiros dizerem de que não é a montadora que vai dizer como deve ser feito a manutenção ou o conserto de um veiculo, mas sim os grandes fabricantes de peças e profissionais responsáveis por identificar e estudar o funcionamento de um determinado sistema ou uma tecnologia nova. . É falta de lógica dizer o contrário, pois nenhuma montadora vai divulgar ou publicar o funcionamento e o projeto de um sistema em um determinado veiculo fabricado pela mesma para que oficinas que não sejam suas autorizadas (concessionárias) possam se tornar suas concorrentes. Todo o material didático ou estudo existente sobre um determiinado veiculo, foi elaborado por engenheiros e tecnicos verdadeiramente especializados, através do estudo por meio do empirismo (, análise do funcionamento e desmontagem e verificação esmiuçada in loco do sistema e de seus componentes separadamente) em conjunto com os grandes fabricantes de peças, não que a montadora tenha disponibilizado isso para a área de serviço. Há materiais técnicos específicos de algumas montadoras sobre alguns carrros, mas que não exatamente manuais de conserto ou manutenção mecânica, são coisas simples que não dissecam os sistemas existentes. O que elas fazem é enviar seus funcionários mecânicos para a devida matriz para se aperfeiçoar sobre o tal sistema, transformando-o um especialista. É o que faz a Toyota, a HONDA e a Citroên. Se queres ser um mecânico que tenha conhecimento especializado no conserto e manutenção de veiculos dessas três montadoras, vai trabalhar lá, esperar para fazer todos os cursos oferecidos por eles e aí nem vai querer mais sair de lá, nem pra ser dono da sua propria oficina. Agora, voce pode consertar um C3, um Corrola, um Civic, mas fazendo serviços e manutenção que qualquer proprietário que tenha algum conhecimento de mecânica faria em seu próprio carro. Se pegar algum problema mais complicado, pode até corrigir, mas não com a mesma qualidade, eficiência e segurnça de um mecânico que trabalha em uma das mesmas executaria, incluisive porque há equipamentos e aparelhos que somente as mesmas possuem e são especificos para cada carro.
Já estou pensando em dar aulas de técnicas de procedimemtos, qualidade no serviço automotivo e funcionamento do ramo automotivo, pois vejo que vocês são ótimos mecânicos, mas parecem que não entendem nada sobre a realidade do mercado e a melhor forma de prestar tais serviços, alienação total.
Colega RNR, não discordo de tudo que vc diz,mas por favor seja educado como estou sendo
com vc e não nós rotule ou taxe de qualquer falta de conhecimento técnico.
Pelo pouco conhecimento que temos uns dos outros não podemos dizer quem é
o que,respeito sua opinião e a de todos os colegas tbm,mas o tópico refere-se apenas
ao produto e não a mão de obra,tudo o que for fora deste contexto (produto) entra em uma discussão
desrespeitosa e que não precisa continuar sendo prolongada por ambos os lados.
Espero a compreensão de todos.
Abraço
O que disse até agora foi em resposta a alguns participantes do fórum que acha que todo o cliente é idiota. Tem muito proprietário de carro (cliente) que sabe muito mais sobre procedimentos de controle qualidade, lógica, atendimento ao consumidor e tecnicas operacionais mecânica, do que muitos técnicos mecânicos. O diferencial é que o tecnico mecânico, em algumas vezes (não muitas) possuem as devidas ferramentas para se efetuar o conserto e trabalham com isso profisionalmente. Me qualifico como leigo justamente por não possuir tais ferramentas, não trabalhar profissionalmente com isso e não me preocupar em estudar um sistema mecânico tecnológico recente. Sou especialista em eletronica digital e ciencia da computação e já escutei muita coisa errada de mecânicos especializados sobre defeitos nos sistemas de ECU e informações codificadas em sensores e querem que eu "engula" tais informações, fazendo-me jogar por agua abaixo 5 anos de faculdade e 2 pós graduações, e 10 anos de experiência trabalhando com nano tecnologia. Acho que vou abrir uma auto center, comprar uns 3 elevadores, algumas ferramentas, rasguar meus diplomas e virar mecânico para ficar rico. Sem ter experiencia e curso específico, vou ganhar muito mais dinheiro e pegar toda a clientela que faz questão de um tratamento respeitoso, digno e transparente, pois a prestação de serviço em si é a coisa menos complicada no ramo, quando se está bem equipado, organizado, obedecendo as normas ABNT e ISO, que são muito fáceis de se ter acesso, tendo cuidado e carinho com o patrimônio do cliente e principalmente ser transparente e honesto. Onteontem eu fiz uma enquete no meu trabalho: Quem possuia um mecânico ou oficina mecânica de confiança na qual só leva seu veiculo na mesma para qualquer tipo de serviço: resultado da enquente: de 46 pessoas, somente 4. o restante, no geral, informou que procuram mais de 2 oficinas para fazer diagnóstico e que os mesmos sempre são diferentes, deixando para fazer o reparo na que lhe atendeu da melhor forma e que mesmo assim não se sentem seguro quanto ao serviço realizado. Me desculpem, mas a mecânica só é bom pro técnico mecânico, não para o dono e seu veiculo. Se há a conhecida desavença entre mecânico e proprietário, uma coisa eu tenho certeza, a culpa não é do proprietário. O técnico mecânico quer ter a mesma conduta, remuneração, reverência que um advogado, um médico, um juiz, um fiscal mereçem ter. Isso é um absurdo, por isso que a sociedade não aceita, está fora da realidade, da lógica, e esse comportamento é visto tão somente como arrogância e prepotência. Caem na real. Como disse antes, sejam humildes e dêem opniões que estejam dentro da capacidade tecnica da profissão, não sejam videntes e nem achem que são especialistas em quimica, engenharia de produtos, eletrônica digital e direito, por isso que a profissão está em decadência. Querem ficar ricos? Estudem, façam engenharia, façam estágios e criem algum projeto inovador em montadoras automotivas até chegarem a algum posto de diretoria em alguma área operacional e ganharem salários de 50 mil reais ou muito mais. Se querem ficar ricos consertando carros ou sendo donos de oficinas, pode acontecer, mas não de uma maneira digna e respeitosa, sendo que um dia a casa cai.
Realmente não me enquadro neste fórum, vou procurar outro que tenha a engenharia mecânica como pressuposto básico para a razão da existência do mesmo, pois achei esse muito fraquinho e sem nenhuma segurança.
Não discuti com ninguem aqui sobre procedimento técnico de conserto ou manutenção veicular. Não contrariei ninguem sobre qualquer posicionamento técnico, mas muito menos li alguem explicar cientificamente a posição que adota. Por incrível que pareça, a posição que me deu um pouco mais de clareza e no final das contas corrobora para o uso do flush em uma situação devidamente analisada, aplicável ao meu caso específico, foi de um participanente que se qualificou como leigo. Relatei fatos e o que realmente vem acontecendo nesse ramo específico de prestação de serviços e não encontrarei nenhuma dificuldade para juntar multidões que apoiem minhas opniões. Isso é um fórum, onde se tira dúvidas, se discute, se aprende e o que interessa é o conteúdo publicado nos mesmos. Tem ignorantes que tentaram fazer juizo de valor, baseado em algumas omissões de dados acerca da minha pessoa, isso demonstra falta de tolerância. Aqui é um Tribunal?. Atacaram-me, tentaram atribuir fatos pejorativos, não a mim especificadamente, mas ao grupo de pessoas a que estou me identificando no forum: os proprietários de um veiculo. Não levei pro lado pessoal, apenas mostrei que tais opniões não correspondem de uma forma geral á realidade e que a existência da mesma demonstra uma enorma falta de sensibilidade social por parte de quem as emitiu. Não conheço ninguem aqui e tampouco tenho interesse em conhecer, pois o que eu esperava era encontrar opniões coerentes, lógicas e técnicas de profissionais do respectivo ramo. Me ajudou, pois as opniões sem transparência, sem embasamento, sem lógica, e absurdas, que defendem incondicionalmente a não utilização do flush em qualquer situação e que a única forma seria a limpeza mecânica e abertura do motor, opnião idêntica ao do "mecânico das galáxias dos sete pontos extermos do universo" culpado por meu motor quase quebrar, me fez ver que realmente o produto, no meu caso específico, seria a solução, tendo feito o procedimento com a maxima segurança, cautela e cuidado, o que ninguem nunca fez com carro nenhum que eu já tive e obtendo um resultado supersatisfatório. Apenas isso. Estou me retirando do fórum porque, de uma maneira não muito agradável e desejável, acabei por resolver o meu problema e conseguir mostrar a realidade das coisas para aqueles que só pensam em obter benefício além do devido, pouco se importando com a justa relação consumerista: que é pagar devidamente por um serviço que realmente precisa ser realizado.
Sr. RNR
Venho acompanhando o desenrolar deste tópico e infelizmente só vim realmente entender seus quetionamentos depois do sr. ter explicado o que aconteceu com o seu veículo no relato há pouco. de fato é pouco provável que um motor com a quilometragem informada e com certeza com todas as manutenções preventivas feitas corretamente venha a ter borra. Desta forma a colocação do óleo errado poderia ser sanada com a troca pelo correto. O uso do flush neste caso so tem a fazer bem. Acredito que a maior polemica gerada foi devido ao sr. ter generalizado os profissionais da mecanica, taxando-nos como enganadores e adeptos a empurroterapia de serviços desnecessários logo no primeiro comentário. Acontece que em nosso dia a dia estamos acostumados a receber veículos com o motor quase que totalmente obstruidos pela famigerada borra. Quando a gente tira a tampa de valvulas, por exemplo, esta está completamente tomada pela borra. Desta forma, se utilizarmos o flush, por mais eficiente que ele seja, a quantidade de borra é tanta que ele não consegue dissolver totalmente, e o pior, o restante, que se encontra incrustado nos dutos internos do motor, contaminado pela atuação do produto de limpeza continua se dissolvendo e durante o funcionamento se mistura com o óleo novo, deteriorando-o e entupindo o pesacador da bomba de óleo, vindo a fundir o motor. Digo isso por já ter presenciado esse problema com dois colegas aqui da região, e ambos, sendo profissionais honestos e competentes, assumiu todo o prejuizo de retífica e reboque do veículo, valendo salientar que o cliente não precisou nem questionar de quem era a culpa. Por este motivo é que a recomendação nos em casos de alta contaminação o indicado é a completa desmontagem do motor. Eu particularmente, sempre examino o caso antes de dar um diagnostico para o cliente. Se puder limpar o motor sem desmontar, e tendo a certeza da qualidade do serviço, eu apenas faço a limpeza tirando a tampa de valvulas e o carter e realizo a descarbonização. Peço desculpa pelo comentário que fiz antes, pois realmente não tinha entendido o que aconteceu com o seu veículo especificamente, mas gostaria de dizer novamente que a grande maioria dos profissionais mecânicos são honestos e competentes. Se não tiveram a oportunidade de fazer um curso superior ou tecnico é um detalhe, mas que dentro da area em que atuam com certeza são bons profissionais e para chegar a participar de um forum de discussão e principalmente de ajuda como este, é necessário ler e estudar muito. Quem sabe se o Sr., especialista que é em computação e eletrônica não poderia também participar ajudando a tirar dúvidas dos que procuram o fórum?
RNR
Realmente não me enquadro neste fórum, vou procurar outro que tenha a engenharia mecânica como pressuposto básico para a razão da existência do mesmo, pois achei esse muito fraquinho e sem nenhuma segurança.
Ok Doutor, boa sorte. Aqui pode ter os defeitos mas é o maior site e forum da reparação automotiva brasileira.
>Realmente não me enquadro neste fórum, vou procurar outro que tenha a engenharia mecânica como pressuposto básico para a razão da existência do mesmo, pois achei esse muito fraquinho e sem nenhuma segurança.
mas ja vai? nem aquecemos nossas turbinas ainda