ESTOU COM UM PALIO Q NAO ESTA FACIL DE RESOLVER....O PROBLEMA DO CARRO E Q AS VEZES NAO SEMPRE ELE FALHA O MOTOR E FICA ESTOURANDO COMO SE FOSSE PONTO ATRASADO....TEM HORAS Q BATO A PARTIDA E FICA TUDO BEM E TEM HORAS Q ELE FALHA E ESTOURA MUITO MAS LOGO PARA E FICA BOM.....NO SCANNER QUANDO FALHA ACUSA BOBINA 1 E SENSOR DE ROTACAO.....AS BOBINAS,CABOS DE VELA,VELA ,SENSOR DE ROTACAO ,CHICOTE ,MODULO DE INJECAO JA TROQUEI E NAO ADIANTOU.....PRIMEIRO TROQUEI VELAS E CABOS PQ ESTAVAM RUIM.O ROTACAO TROQUEI PQ DESCONFIEI DELE PELO FATO DE ACUSAR NO SCANNER.DEPOIS Q TROQUEI ESSAS PECAS E NAO RESOLVEU FUI VER O CHICOTE E DESCOBRI VARIAS EMENDAS SEM SOLDAR E FECHANDO CURTO.ENTAO RESOLVI TROCAR O CHICOTE COMO FICOU IGUAL E NAO SOBROU MAIS NADA RESOLVI TROCAR A CENTRAL PENSSANDO Q FOSSE ELA MAS TB NAO RESOLVEU...PRESSAO DE BOMBA ESTA COM 2.7 E 3 ESTANCADO VAZAO DE BOMBA TB OK,BICOS OK...SE ALGUEM JA PEGOU ALGO ASSIM E PUDER ME AJUDAR AGRADECO....
Respostas:
checa esse anti-chama ve se nao esta entupido. aterram, na tampa valv.
o cabo neg da tampa de valvula esta ok....com o carro funcionando esta dando 13.90v.
sensor de detonacao e chivote do sensor esta ok
sensor de detonacao coloquei novo...
o sensor de rotacao e marelli do conector branco....eu ja troquei....a roda fonica tb coloquei outra
uma coisa q notei e q quando ele falha primeiro acusa no scanner sensor de rotacao e depois de alguns segundos funcionando ele acusa bobina 1....
amigo e como se fosse interferencia eletromagnética, as velas que vc colocou estão aplicadas corretamente? verifique se no momento da falha a tensão de alimentação da bobina não cai, ou se não corta pulso dela, pode ser que na emenda do fio que alimenta as duas bobinas haja uma alta resistencia, vale a pena conferir. Verifique também se no momento da falha o tps fica com a voltagem de saida normal e como fica a leitura da sonda? Boa sorte.
>amigo e como se fosse interferencia eletromagnética, as velas que vc colocou estão aplicadas corretamente? verifique se no momento da falha a tensão de alimentação da bobina não cai, ou se não corta pulso dela, pode ser que na emenda do fio que alimenta as duas bobinas haja uma alta resistencia, vale a pena conferir. Verifique também se no momento da falha o tps fica com a voltagem de saida normal e como fica a leitura da sonda? Boa sorte.
Pela sua descrição, acredito que o defeito seja isso que o amigo indicou acima. Recentemente teve um tópico de uma strada 1.5 com sintomas parecidos, e lhe digo o mesmo que disse no outro tópico(pode procurar, foi a solução do caso...): velas NGK BPR5EY !!! Acredite, estes sistemas marelli G6/G7 e 1G7 não se dão bem com velas bosch. Já apanhei 1 semana numa strada e só resolví o defeito depois de trocar as velas. Não sei que vela vc está usando, mas se forem outras, faça o teste com estas e depois me fale...
sensor da roda fonica esta ok esta passando uma lamina de serra bem justo....eu coloquei a lamina e bx. um pouco mais e ja coloquei um pouco para direita e um pouco para esquerda e nao resolveu.......
AMIGO É MUITO ESTRANHO, QUANDO ELE FALHA A LUZ ESPIA ASCENDE E APAGA EM SEGUIDA?
QUANDO PEGO ASSIM É BOBINA NA CERTA!!!
A DICA QUE O AMIGO GNOATO PASSOU É BOA DAS VELAS BOSCH, SÓ USO NGK!
MAIS VEJA DIREITO A BOBINA, JA PEGUEI TAMBEM BOBINAS "BOAS" FALSAS MARELLI FALSA, BOSCH FALSA.
SE LGA NISSO AI.
BOA SORTE E ESPERO QUE DÊ TUDO CERTO!!
OLHOU A ECU TAMBÉM?
VOCÊ JÁ TROCOU O CHICOTE NÉ ISSO!! E NÃO RESOLVEU.
resolvi desmontar tudo novamente hj cedo.....retirei novamente as velas conferi e estao certas cobos e bobina resolvi colocar outros ,chicote resolvi tirar e dar uma olhada nele fora mas tb nao achei nada (ja tinha trocado) nao sei mais o q fazer....
relacao do q ja foi feito:
sensor de rotacao trocado por outro marelli
sensor de detonacao trocado
cabos,velas,bobinas trocado(velas ngk resto bosch)
roda fonica trocado(tirei de outro carro q estava bom)
sensor de borboleta trocado(marelli)
atuador de lenta trocado(marelli)
chicote trocado (injecao)
modulo de injecao trocado(novo)
compressao de motor ok
ponto ok
voltagem no terra da tampa de valvula ok
voltagem no pe da bobina ok
pulso tb ok (quando da os cortes o pulso e o positivo ainda continuam)
se o anti-chama nao estiver entupido isso ai tem todo o sintoma de dupla explosao remoçao do cabeçote retiftca limpeza
geral montagem e partir pro abraço., mas antes confira o anti-chama e seus agregados.
anti chama esta ok.estou penssando em tirar o cabecote para ver se aparece alguma coisa......mais tarde aviso o q deu...obrigado
oi amigo vir que você realmente ja trocou quase todos atuadores, uma vez peguei defeito parecido ao dar reset na central o defeito parou 1 dia apos deu retorno e fiz quase os mesmos testese mais algums que vc não cita substituiçaõ controle borboleta e o sensor map que no meu caso aviam colocado algo entupindo a passagem do ar pela mangueira e o veiculo não funcionava redondo e dava um escesso que o carro falhava cilindro e ate não conseguia se manter ligado. espero poder ajudar
fabiano gomes
AINDA ESTOU COM ESSE CARRO NA OFICINA E ATE AGORA NADA NAO MELHORA E NAO PIORA ....RESOLVI TIRAR O CABECOTE COMO UM AMIGO TINHA CITADO MAS TB NADA ESTA TUDO OK......VELAS COLOQUEI NGK COMO O ESPECIFICADO TB NADA
NAO SEI O Q FAZER MAIS NAO TEM MAIS PECAS PARA TROCAR JA TROQUEI TUDO ATE CHICOTE E MODULO E NADA.....MAS ESTOU BATALHANDO..... SE ALGUEM TIVER MAIS ALGUMA IDEIA ME AJUDE......OBRIGADO
OI O ALTERNADOR EU DESLIGUEI ELE DEIXEI SEM A CORREIA E SEM O POSITIVO E O FILTRO E DE PLASTICO MAS NA DUVIDA COLOQUEI OUTRO MAS NAO ADIANTOU OBRIGADO
oi...ate agora nao consegui resolver.....liguei para marelli e eles me mandaram um tecnico para ver se achava o problema mas ele nao encontrou....tb chamei um tecnico da concecionaria e tb nao achou nada...ja mexi em tudo inclusive abri o motor pois achavam q estava com problema no vira mas nao encontramos nada....ja chamei alguns amigos q mexem em injecao mas tb nao acharam nada.....ja estou desistindo pois nao tem nem o q mais trocar ja foi trocado de tudo,e aberto motor.se achar alguma coisa eu aviso......
A devida solução para este caso ainda não foi postada e percebi que o problema se arrasta por muitos dias, 5 páginas de opiniões e conselhos no Oficina Brasil não foram suficientes, infelizmente.
Acredito que o problema possa ser tão e somente em sensores e atuadores porquanto quase tudo já foi substituído em teste e vi o nosso companheiro Giuliano desiludido, quase desistindo de encontrar o defeito, abrindo mão do veículo.
Alguém dos companheiros já havia dado uma linha de raciocínio que seria eliminar probabilidades pelos componentes substituídos e ações já realizados mas eu vejo mais coerente a busca do defeito pelo caminho mais curto, tentar testar e eliminar o restante dos itens faltantes.
Me vi na obrigação de apresentar a minha contribuição, tentando dar "uma força" e espero que mais amigos sejam solidários tb.
Eu sugiro que seja feito um teste com osciloscópio mas na falta dele, podemos tentar dar alguns palpites:
1- teste a linha 30 e 15 - respectivamente o comutador de ignição, ele pode estar cansado e torrado,
2- jamais descarte a possibilidade de retestar as bobinas, qq defeito de resistência pode desconectar o drive no módulo, coloque novas e não usadas pois por experiencia própria, já tive muita dor de cabeça com testes, aplicando bobinas usadas, cabos usados e não esquecendo que o defeito é parecido com interferência magnética, portanto vc pode envolver o módulo com uma manta de alumínio ou borracha ou retirá-lo do local sem desligar, certa vez tive um problema desta natureza e só descobri quando usei este artifício,
3- o sensor KS tb deve ser testado,
4- o conector da bobina 1 pode ter defeito de contato entre o fio e o terminal, já passei tal situação, mede-se a entrada de pulso e alimentação através de acupuntura nos fios mas esquecemos que a bobina pode estar recebendo as tensões com deficiência,
Bom... pelo menos já é uma continuidade na busca do problema... abçs
e a sonda colega?e map..? marcam o que no modo continuo? ainda parece que está atrasado o ponto? seu drama é pelo codigo de falha referente a bobina 1 ainda?
palio damuito problema na sond auam vez pegamso um que a sonda estava travada e o modulo injetava mistura pobre dava estouros buracos na aceleração, no fm das contas era esse o detalhe..
OI...AINDA ESTOU COM O PALIO....BOBINA E SONDA NO SCANNER ESTA TUDO OK AS LEITURAS ESTAO TODAS DENTRO NO COD. DE FALHA AINDA CONTINUA DANDO BOBINA 1 E SENSOR DE ROTACAO E AS X ACUSA BICO 1 E 4 .....MAS OS BICOS E DIFICIL ACUSAR MAS ACUSA....COMUTADOR DE IGNICAO ESTA OK TANTO O 30 QUANTO O 15 DEIXEI O MULTIMETRO LIGADO PARA VER SE A VOLTAGEM ACILAVA MAS ESTA OK......QUANDO BATE A PARTIDA A LENTA ESTA OK....MAS QUANDO ACELERA TIPO 2MIL 2.500 GIROS E SEGURO O CARRO COMECA A ESTOURAR NA ADMICAO E DA IMPRESSAO DE FALHA DE CILINDRO......MAS QUANDO ESTA FALHANDO E DESLIGO OS BICOS NOTO Q OS 4 CIL. ESTAO FUNCIONANDO.....CHICOTE E MODULO JA FOI TROCADO BOBINAS E SENSOR DE ROTACAO ,SONDA,MAP,TB JA FORAM TROCADOS....
Faça um teste acelerando e desligando um injetor de cada vez e tente descobrir qual é o cilindro que estoura na adm.
Esqueça os defeitos que aparecem no sacaner e volte ao cabeçote, tire o coletor e abra a tampa de válvula, teste a resistência mecânica das molas do cilindro defeituoso, verifique tb se não há restrição ou engripamento nas hastes das válvulas, bastando empurrar o tucho para fazer estes testes, se estiver tudo em ordem, posicione o vira na posição da falha e verifique se a roda fônica não está com desvio, um osciloscópio seria a melhor ferramenta á partir de agora.
Esta dica de válvula prendendo ou com mola fraca ou mesmo mola quebrada já foi bastante discutida aqui a uns 2 anos, eu mesmo já escrevi sobre um Fire com mola quebrada no primeiro elo, em marcha lenta era uma maravilha mas quando acelerava, alterava tudo..
colega o rele duplo vc conferiu? vc testou a parte de ignição com peças novas?
existe tantos itens a serem avaliados , porem verificou map, seu circuito , mangueiras , com entrada falsa de ar , olha ja peguei um gol 2003 com uma falhha que varios reparadores trocaram tudo mais tudo mesmo ate que ao verificar o auto o mesmo estava com avaria no regulador de pressão de combustivel , o qual representava estar com interferencia eletromagnetica mas na verdade era regulador com avaria... fica a dica
amigão esqueci de perguntar os estouros são no coletor de admissãoo????
já tive varios problemas assim talvez nenhum te ajude mas vale tentar.
rele duplo izolamento intérno .neste ritimo e semelhante corta corente na alimentacão da bomba fringuindo, conector da bomba ,aterramento lantérna traserra esquerda ruim', este tb atérra a bomba, o defeito aparece mais quando pisa no freio, o carro chegava a morer.
map checa com vacuometro e cruza as informação com as da centra lida via escaner.
comando fora de ponto, este comando é polia louca ou seme louca, mas os gambi.com fasem marca, vai em outra oficina é aferido com feramenta, volta num gambi.com uza a marca e fica fora de ponto.
comando errado, regulague de valvulas.
e um caso raro q me deu muita dor de cabeça, sonda trincada ; dava problema chegava ma of testava tudo e tudo ok, ia, voltava, até q um dia pegue o defeito, no fio do sinal retornava 6v, detalhe a sonda éra nova mas derão uma pancada numa pedra e éla trincou internamente, e la dentro entrava em contato a resistencia com o sinal comcluido após autopsia.
bom coléga espéro q estas perdas já faça a sua uma brita , um abraço