eu tenho uma parati 1.6 G III ano 2002/2003 (álcool), e desde que comprei esse carro, só tenho dor de cabeça…, eu já fiz de tudo, e até o momento nenhum mecânico conseguiu resolver o problema, que é aceleração constante, o carro acelera sozinho e chega a ir a 3.000rpm e quando cai o rpm ele fica oscilando entre 800 rpm a 1200 rpm ou seja, não mantém uma constância. olhem só o que já troquei nesse carro:
1 – sonda lambida
2 – tampa do distribuidor
3 – rotor do distribuidor
4 – cabos de ignição
5 – velas
6 – sensor de passo (03vezes)
7 – sensor mafi
8 – bicos injetores
9 – bomba de combustivel
10 – verificação da central (está ok)
fora isso, já mandei limpar os bicos (umas 04 vezes), vazão dos bicos, pressão dos bicos, estanqueinidade, vazão e pressão da bomba de combustivel…
Já fiz os cabeçotes a 10 meses atras, e agora troquei de mecânico, e o mesmo falou que tá com falta de pressão no cabeçote e por causa disso não consegue manter a aceleração correta., porém eu questionei-o pois o cabeçote já foi feito… e o mecânico anterior me garantiu que não é esse o problema.
e Agora o que eu faço? meto fogo no carro?rsrs…
eu só uso peça original, não faço economia, e não compro peças paralelas para o carro.. vcs podem me ajudar?
att
luiz
Respostas:
amigo este carro da muito problema no sensor de posiçao de borboleta, o que ocasiona este tipo de problema . ja verificou o mesmo?
boa noite luis.
se o senhor morar em são paulo zona leste, se quiser me trazer este veiculo,teremos o maior prazer em atende-lo e resolver esta pane no sistema de injeção.
Caro amigo Luiz peguei um defeito parecido com o seu e foi prreciso trocar os bicos do carro. Pode ser que seu carro tambem tenha esse tipo de problema
Arrume uns bicos emprestados para um teste e se de positivo troque os.
Boa sorte.
So um comentario por problema parecido tambem em uma parati taxi a alcool semi nova,mesmos sintomas,aceleraçao alta as vezes,duas a tres vezes ao dia,passou na concessionaria varias vezes,trocaram inclusive modulo,chegou com o problema presente certo dia,o scaner nao deu comunicaçao,e ela acelerada,no multimetro tps,cts,map,sonda,ok.Se desligase o carro alguns minutos e religar de novo a marcha lenta estabilizava e o scaner se comunicava sem erros na memoria,nao consegui consertar.Nem fiquei sabendo do resto da historia.Tem dia que e noite :
ola amigo verifique os pontos de aterramento da centralde injeção,o aterramento da bateria para a lata do veiculo e da lata para o motor muitas vezes podem estar frouxos e com mau contato, e até mesmo verifique se os pinos da central de injeção estão todos encaixados coretamente, se um estiver mal encaixado pode trazer diversos tipos de defeitos.
amigo confira o sensor de posiçao de borboleta, e a junta do corpo de borboleta
Certa vez peguei um gol 1.6 flex 2005, que nao parava d oscilar, depois de varios testes percebi que os terminais da uce estavam frouxos, dado presssao nos terminais, o veiculo voltou ao normal.
Veja este detalhe
veja o distribuidor tem que ser eixo fino já vi gente se batendo com isso distribuidor CFI em Mi dá esta avaria, estranho seu mecanico ter feito tudo isso sem antes ter trocado o TPS, TPS também dá muito isso aí mas .... isso ele já deveria ter trocado, talves vc esqueceu de mencionar .
Arrespeito do distribuidor , pode ser as janelas tortas , o pessoal tem costume de alavancar o rotor com uma chave de fenda e entortam a base abaixo , e confira os terras c posivel faça terras novos da bateria até o motor e cofre .
Respondendo a esse tópico:
oscilação da marcha lenta da parati G III ano 2002/03 - Alcool 6 Meses, 1 Semana atrás Popularidade: 0
-eu tenho uma parati 1.6 G III ano 2002/2003 (álcool), e desde que comprei esse carro, só tenho dor de cabeça…, eu já fiz de tudo, e até o momento nenhum mecânico conseguiu resolver o problema, que é aceleração constante, o carro acelera sozinho e chega a ir a 3.000rpm e quando cai o rpm ele fica oscilando entre 800 rpm a 1200 rpm ou seja, não mantém uma constância. olhem só o que já troquei nesse carro:
1 – sonda lambida
4 – cabos de ignição
5 – velas
7 – sensor mafi
8 – bicos injetores
9 – bomba de combustivel
fora isso, já mandei limpar os bicos (umas 04 vezes), vazão dos bicos, pressão dos bicos, estanqueinidade, vazão e pressão da bomba de combustivel…
Já fiz os cabeçotes a 10 meses atras, e agora troquei de mecânico, e o mesmo falou que tá com falta de pressão no cabeçote e por causa disso não consegue manter a aceleração correta., porém eu questionei-o pois o cabeçote já foi feito… e o mecânico anterior me garantiu que não é esse o problema.
eu só uso peça original, não faço economia, e não compro peças paralelas para o carro.. vcs podem me ajudar?
att
luiz-
Respondendo:
Sou de Santa Catarina e tenho uma parati 2002-2003 que apresentou esse exato problema em 2009, como o Luiz, troquei tudo que podia e não resolveu, incluindo o catalizador. Só solucionei o problema substituindo o módulo de injeção! Uso o novo módulo e desde então a oscilação não se repetiu.
Aproveito para relatar outro problema que solucionei só agora: A parati éra fraca de arrancada, embrulhando um pouco quando fria, cheirava álcool no escape e se bobeasse apagava no semáforo(sinal), sempre tinha que usar a técnica de "punta taco" porque numa subida com o carro frio se tirasse o pé do freio e pra depois acelerar podia apagar ou embrulhar obrigando a pisar fundo fazendo o carro pipocar.
Mesmo com o motor quente ela não éra 100% confiável na arrancada e as vezes eu preferia desligar o ar condicionado pra arrancar numa subida com o carro cheio.
A resolução se deu semana passada quando desmontei o coletor e verifiquei uma grossa camada de "borra" tanto nos dutos do coletor de admissão quanto nos dutos de entrada de ar do cabeçote,fiz limpeza e descarbonização do coletor e cabeçote e a parati parece outro carro, agora eu piso e ela responde sem embrulhar em qualquer temperatura do motor, o forte cheiro de alcool no escape sumiu e estou ansioso pra fazer a média pois o consumo era elevado sobretudo na cidade(5.3 km/l ou menos).
Não sou expert no assunto mas sendo o álcool um combustivel altamente viscoso que escorre em forma líquida com enorme facilidade concluo que o problema éra a entrada de álcool em forma líquida na camara de combustão devido a camada de borra e carbonização excessiva dos dutos de entrada de ar causando uma mistura ar combustivel nada homogenea. Penso que essa borra decorreu do uso de óleo acima da quantidade especificada(fato que ocorre facilmente pois com a troca do filtro 3,5 lt de óleo passa 4-5mm da marca superior da vareta) e também de uso de óleo não especificado com troca fora do tempo correto ocasionando formação de espuma no cabeçote.
espero ter ajudado com esse depoimento.
Joares.
SR. LUIZ BOA NOITE AQUI É O LUCIANO DE JOÃO PESSOA-PB . 1 - VERIFICAR E CORRIGIR O PONTO DE IGNIÇÃO , INCLUSIVE A CORREIA 2 - SENSOR DE TEMPERATURA DA ÀGUA , DÁ MUITO ISSO 3 - PROCURAR ALGUÉM QUE REALMENTE TRABALHE COM INJEÇÃO ELETRÔNICA , SE FOSSE PELO MENOS AQUI PROXÍMO EU JÁ ERA CANDIDATO. BOA SORTE
Já tive um carro com esse defeito estava com o motor de passo errado estava com um de ponta fina e nela aplicava um de ponta grossa pois muda essa pç nesse ano de fabricação espero ter te ajudado.
luizpaixao escreveu:
eu tenho uma parati 1.6 G III ano 2002/2003 (álcool), e desde que comprei esse carro, só tenho dor de cabeça…, eu já fiz de tudo, e até o momento nenhum mecânico conseguiu resolver o problema, que é aceleração constante, o carro acelera sozinho e chega a ir a 3.000rpm e quando cai o rpm ele fica oscilando entre 800 rpm a 1200 rpm ou seja, não mantém uma constância. olhem só o que já troquei nesse carro:
1 – sonda lambida
4 – cabos de ignição
5 – velas
7 – sensor mafi
8 – bicos injetores
9 – bomba de combustivel
att
luizTA PARECENDO OUTRA PEGADINHA,DEPOIS DE TANTO TEMPO HEHEHE, TROCOU SENSOR DE PASSO TANTAS VEZES PORQUE ???, TROCOU SENSOR MAF RSRS COMO NESTE VEICULO HEHEHE , QUANDO ACABAR O MALUCO SOU EU HEHEHE !!!
Pois é maluco, e sensor de passo ? Já é um atuador de marcha-lenta tipo motor de passo, utilizando assim o sistema de passos para a informação da posição. Portanto não ha sensor algum em um atuador de marcha lentas deste .
Meus Amigos, vejo que não sou o unico com essa dor de cabeça, não sei mais o que fazer para resolver tal problema...
gostaria de saber se efetivamente foram solucionados, pois não sei mais o que fazer e não aguento mais gastar pra não ter resultado... kkk gostaria de saber se a média do sr joares melhorou, o meu carro faz 4,5 à 5 km por litro na cidade... kkk (to rindo pra não chorar), na realidade só não vendo o mesmo porcausa que é financiado... mais assim que terminar de pagar vou vender....
>Meus Amigos, vejo que não sou o unico com essa dor de cabeça, não sei mais o que fazer para resolver tal problema...
gostaria de saber se efetivamente foram solucionados, pois não sei mais o que fazer e não aguento mais gastar pra não ter resultado... kkk gostaria de saber se a média do sr joares melhorou, o meu carro faz 4,5 à 5 km por litro na cidade... kkk (to rindo pra não chorar), na realidade só não vendo o mesmo porcausa que é financiado... mais assim que terminar de pagar vou vender....
olá amigo, vc pode relatar a injeção do carro e o motor e tambem o q já foi feito para uma possivel ajuda ?
>Meus Amigos, vejo que não sou o unico com essa dor de cabeça, não sei mais o que fazer para resolver tal problema...
No meu caso o problema da oscilação da marcha lenta foi resolvido como disse a principio com a troca do módulo de injeção, mas ela éra meio fraca em baixa rotação e engasgava para arrancar em subidas quando fria, mas após a limpeza dos dutos do coletor e também do cabeçote a parati ficou e continua bem esperta. Moro em Chapecó SC e faz muito frio aqui no inverno, e o carro anda muito bém na fase fria.
Até 3 meses atrás minha esposa a usava para ir ao trabalho e a média ficava em 5.7 a 5.9km/l com o ar ligado na metade do tempo, uma média baixa eu sei, mas minha cidade tem um transito bem parado com muitos semáforos. Na estrada ela táva fazendo 10km/l tranquilo, e teve uma viagem para os canions do Itaimbézinho RS, 1200km ida e volta que consegui fazer 11km/l, mas fui bem de boa, apreciando a paisagem andando de 80 a 100km/h e sem ar. Mas já fui a Maringá no PR com o carro cheio, ar ligado 100% e pé em baixo e a média caiu para 8.8km/l.
Eu uso velas denso iridium power, e faz uns 15 dias que troquei os bicos originais pelos novos da linha PicoEco da marelli código IPE010 que segundo o fabricante vaporizam melhor o combustível proporcionando melhor queima economizando combustivel. Ainda não medi o consumo após a troca dos bicos.
Eu gosto do carro, comprei um corolla e vou continuar com a parati como segundo carro da família, confiavel e de manutenção barata.