Companheiros de profissão,
Mais uma vez tive problemas, onde trabalho, com referencia a "problemas" de lataria. Sabem aquele arranhão que diz-se que não existia antes da entrega do veiculo para reparação e talz... ele apareceu justamente após a entrega do veiculo.
Pois bem, acho que não fui o único a ter este tipo de incomodação, que gera um desgaste imenso para quem fez a manutençao do veiculo (para o proprietario do veiculo tambem, oras, mas vamos ser um pouco egoistas e olhar para o nosso partido no momento). Em uma empresa pequena, onde trabalham poucas pessoas (no meu caso, o dono da oficina e dois funcionários) fica fácil de se conversar... e definitivamente o problema não ocorreu dentro da oficina. Mas vamos lá às minhas dúvidas, direcionadas a quem faz check list:
1. Alguém aqui faz check list desta parte de funilaria, antes do recebimento do veículo para manutenção MECANICA (ou seja, que nada tem a ver com funilaria)?
2. Sendo positivo o check list de funilaria: alguém tem um modelo para disponibilizar?
3. Ainda com referencia a check list: quem faz o check list do que existe dentro do veiculo?
4. Sendo positivo o check list do interior: alguém tem um modelo?
5. Com referencia a tanque de combustivel, pneus... tudo isto é feito (ou seja, um check list mais abrangente), ou o chek list abrange somente os serviços atinentes ao escopo dos serviços?
6. A quem faz o check list: vocês usam máquina fotográfica, de modo a provar estado geral do veiculo, nivel do tanque de combustivel, estado de pneus, ou apenas o check visual e anotado já são suficientes para resguardar o problema que passei?
Pergunto isto pois não é a primeira vez que isto ocorre onde trabalho e estamos considerando até fazer fotos dos veículos antes da entrada para serviço, como forma de nos resguardar e evitar injustiça por parte de alguns proprietarios sacanas/desatentos.
Valeus!
Respostas:
Olá Edgar, olha realmente esta situação é muito desconfortante pois até provarmos ao contrário sempre a oficina fica com o prejuízo. Aqui nós trabalhamos com OS (ordem de serviço) onde tão logo o cliente chega ele é abordado pra coletarmos as informações necessárias e queixas do problema. Ainda com a presença dele nosso recepcionista faz o check-in do veículo anotando tudo em rascunhos detalhes como calotas faltando, retrovisores quebrados ou ausentes, ranhuras na pintura e no interior a presença de som (frente destacável ou não) assim como objetos entre eles CDs, óculos, etc..., sendo que estes pertences é pedido ao cliente que seja feita a remoção por ele mesmo e que verifique se algo mais ficou faltando. De posse das anotações é confeccionada a OS , dada ao cliente para ler e ele assina confirmando ter consciência do que consta ou não! Ter um check-list padrão para a recepção do veículo é difícil e aqui já bolamos alguns modelos mas sempre faltavam itens, por isso optamos para que o cliente aguarde até a assinatura da OS. Dá trabalho e consome tempo, sim dá, mas é garantida a redução de acusações que muitas vezes são 'propositais'. O que o amigo pode fazer é de posse de um computador, bolar um check-list próprio que atenda suas necessidades com campo para assinatura do cliente. Abrçs.
Obrigado pela resposta.
Pesquisei alguns checks... e para ter um "ideal", seriam necessários dois checks. Um para a parte externa do veiculo (com parte de pintura, equipamentos e talz), outro com interna (contendo marcador de combustivel, presença de radio, equipamentos de segurança, etc).
É como você falou: para um bom check, é necessário tempo e disposição... e em oficina pequena, isto acaba ficando impossível.
Edgar bolei um que nao tem tudo mais é mais completo. Se vc quiser me manda um e-mail que te enviarei.