Esse kazinho tá irritando, como ainda não achei problema parecido e nem descrição parecida resolvi compartilhar o problema.
Na primeira passagem do scanner ele apresentou os erros p0500, p1131 e p0171.
Ele está com a lenta acelerada entre os 3000 e 4000 giros.
já troquei o sensor de velocidade, lambda, atuador da lenta, mangueiras do respiro de valvulas(as 4), anti-chama, lavei o corpo da borboleta com kar80, limpei todos os conectores.
No scanner o tps tá normal.
Mas o que mais me intriga é que ele funciona relativamente bem sem o atuador da lenta. Desmontei ele, tampei com um pano a entrada do atuador e ele até dá lenta, mas o atuador não atua, ele apenas geme(não tenho testador de motor de passo ainda) , mas está chegando os 12v na conexão do atuador.
Achando que era atuador troquei ele hoje, mas continua acelerado pra mais de 3000 giros.
Funcionando com o atuador tapado com uma chapinha e regulando a lenta no cabo do acelerador como se fosse carburado ele funciona mais ou menos, mas já deu um monte de erro no scanner. Deu erro 171 e 172 ao mesmo tempo.
O que será que estou deixando passar? Qualquer dica é bem vinda, obrigado pela atenção.
Respostas:
1 qual a marca das peças ?
2 ninguem mexeu parafuso reg corpo ?
3 ja verificou sensor maf filtro ar,limpou ?
não tem ar falso no coletor ?
o atuador é paralelo
a regulagem do corpo está com aquela cola original
o maf está dando leitura normal no scanner e o filtro de ar é semi-novo
Tambem pensei em entrada de ar falsa, mas quando eu arranco fora o atuador eu não vejo ele atuando e o consigo fazer o motor dar lenta controlando a entrada de ar com um pano e se tapar de vez o motor morre, tinha umas mangueiras de respiros que estavam rachadas e já troquei todas.
To desconfiado dessa centralina da injeção, ela já não dispara mais a ventoinha, alguem fez aquela gambiarra de colocar o "T" adaptador com um cebolão generico e um rele ligado direto na bateria.
Ola amigo,
esse motor é do cacete, ja penei com um desse, muita dor de cabeça, sem falar desse chocalho que ele tem no cabeçote, que barulho feio.
Você vai ter que testar esta central, ja que não achou entrada falsde ar. Já esperimentou colocar um papel com um furinho tampando o sensor da lenta? corte um papel no formato da base do atuador da lenta e se nao me engano do lado do furo maior do atuador vc faz um furo pequeno no papel e monte o papel entre o atuador e o coletor, liga o carro e vê se vai dar a lenta, se der ta pronto.
Boa sorte.
pegue o esquema eletrico desse carro i faça continuidade do conector do atuador lado chicote i o conecotor da central veja si esta certinho talvez ele pode estar com fio encostando em algum lugar mandando sinal para o atuador fazendo com que ele fique aberto o tempo todo
posta a soluçao do problema ae vlw
Já encontrei esse defeito que na verdade era o atuador montado ao contrario (ele permite isso), bastou virar o lado da montagem que o problema foi resolvido.
Uma oficina anterior colocou um "T" adaptador com um cebolão mte de 86 graus, coloquei o do verona que é o que chega mais perto, o 804 trabalha entre 102-98 graus, o do verona trabalha entre 99-94, instalei a valvula termostática mte, estava sem e o carro estava superventilado, não passava de 70 graus, as vezes ficava a 60.
Tive que passar um kar80 na borboleta por que ela estava preta de tanta carbonização, acho que o carro deve ter ficado uns 5 anos sem nenhuma manutenção sequer, esses ford endura enche o saco as vezes, mas os bicho aguenta esfrega.
O sensor da agua está ok, ele acompanha certinho o relogio de mercurio.
O kazinho sofria pra dar 60 por hora, agora segura 100km de boa, da gosto de deixar o carro redondo, só falta esse detalhe da lenta que não queria deixar gambiarrado.
Amanha vou atrás de outro motor de passo, esse era filho único de mãe solteira.
Não achei nenhum esquema pra testar esse motor de passo, os de 6 e 4 fios é facil pra testar. Será que posso jogar 12 volts na entrada dele? No atuador que estava no lugar joquei e não deu nada.
WagnerConserta, proximo ao corpo de borboleta no coletor tem um orificio, se o mesmo não tiver bem vedado, a marcha lenta fica alterada.
cara iso ai e vazameno no coletor de admisao.liga o carro e comeca pasando spray ao redor de tudo que tem vedacao que tu acha o problema. tive o mesmo prblema so que era coletor trincado.boa sorte ........
Também pode ser alguma mangueira com problema ou mesmo o coletor como comentou o colega anterior. O sistema de hidrovácuo pode estar com vedação ruim e sua mangueira trincada, o batente da borboleta alterado, juntas (nesse coletor dá muito defeito) e por fim já peguei aqui sistemas de gnv em que uma ilustre figura fez um furo na borboleta para acertar o carro! Ajusta as valvulas para 0,10 adm e 0,15 escape que o barulho de gol a ar acaba e fica sereninho, econômico e potente.
Apenas uma importante observação: já encontrei muitos ford com problema em chicote que literalmente se desfaz na mão a capa dos fios vindo a dar curto e modificando o funcionamento.
Boas dicas... esse chicote desse carro é osso mesmo! Num tempra que ficava acelerado troquei o sensor de temperatura dágua (aquele do cabeçote) e parou... não é pq tá marcando que tá ok, ele pode estar informando algo errado para a central..
agora peguei um KA 1998 (eu tenho um fiesta) Endura de um cliente e com o carro a lenta fica redonda, perfeita... porém rodando, quando muda de 1 pra segunda marcha e atola o pé na embreagem ele fica super acelerado (uns 3000RPM) quando joga segunda a rotação cai (peso do motor)... agora nas outras passagens (2 pra terceira, etc) o carro não fica acelerado... esse carro tava morrendo nas lombadas, e desacelerações ai troquei o sensor de velocidade e parou de morrer... mas tá ficando acelerado nas condições descritas. Alguém???
Olha o orificio da valvula de suspiro do carte, ja quebrei babeça nisso
>Olha o orificio da valvula de suspiro do carte, ja quebrei babeça nisso
do antichama vc fala???
É quando freia no quebra-molas que ele acelera? Dá uma olhada na válvula de retenção e no hidrovácuo, se estiverem com problema pode dar entrada de ar falsa.
O anti chama é bom trocar a cada dez mil, senão ele caga toda a admissão de óleo e pode prejudicar alguns sensores.
>É quando freia no quebra-molas que ele acelera? Dá uma olhada na válvula de retenção e no hidrovácuo, se estiverem com problema pode dar entrada de ar falsa.
O anti chama é bom trocar a cada dez mil, senão ele caga toda a admissão de óleo e pode prejudicar alguns sensores.
não amigão, é quando vc troca de marcha de 1ª pra 2ª marcha, em aceleração! nas outras marchas não faz isso e nem parado, em marcha lenta, vc acelera e a rotação cai normal... nunca vi isso!
vc deu reset na cpu depois que instalou esse sensor de velocidade?
Dá uma olhada nesse esquema:
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/INJECAO/Ca58.htm
Quem sabe te dá alguma luz.
>vc deu reset na cpu depois que instalou esse sensor de velocidade?
Dá uma olhada nesse esquema:
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/INJECAO/Ca58.htm
Quem sabe te dá alguma luz.
não dei o reset com o scaner, mas o carro ficou uma semana parado com a bateria desligada! Acredito ter zerado a central! bom documento heim...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-587686355-esquema-eletrico-diagrama-injeco-eletronica-nacionais-_JM#D
seguinte. desliguei o atuador da marcha lenta (aquela válvula maldita) e o carro parou de acelerar... isso me indica ser defeito nela! Com ela desligada também diminuíram os tranquinhos que estavam dando em Cut off... será que ela está mesmo ferrada? Com ela desligada a lenta está ficando estável depois que ele esquenta, qual problema de ficar com ela desligada, alguém sabe dizer?
O carro fica um pouco amarrado, ela tb manda mais ar quando vc dá uma acelerada mais forte, sem ela, quando acelera ele dá sintoma parecido com carro carburado cortando alimentação, ele dá uma cortada e depois acelera devagar.
a falta desse atuador tb causa erro de mistura que pode ser o p0171 ou p0172, as vezes os dois juntos, vc pode regular a lenta dele pelo cabo do acelerador e tampar de vez o atuador, mas vai ficar com esses problemas, caso o cliente não se importe é só explicar pra ele.
>O carro fica um pouco amarrado, ela tb manda mais ar quando vc dá uma acelerada mais forte, sem ela, quando acelera ele dá sintoma parecido com carro carburado cortando alimentação, ele dá uma cortada e depois acelera devagar.
a falta desse atuador tb causa erro de mistura que pode ser o p0171 ou p0172, as vezes os dois juntos, vc pode regular a lenta dele pelo cabo do acelerador e tampar de vez o atuador, mas vai ficar com esses problemas, caso o cliente não se importe é só explicar pra ele.
então, não notei nenhuma falha depois que o carro aqueceu, só frio que a lenta fica ameaçando morrer... depois que esquentou o carro ficou bom, andando até mais que com o sensor... o cliente pediu pra deixar assim até decidir comprar (uma nova original tá na casa de 270,00) dizem que as paralelas não prestam... minha patroa tem um fiesta 1998 que instalamos GNV e estou ficando com ele na oficina - decidi mexer na regulagem e parece que deu uma melhorada... porém também dá aqueles tanquinhos (quando vc acelera e quando vc tira o pé do acelerador e entra em cut off - da aquele tranquino) - a fábrica (manual de serviço) fala pra não mexer na regulagem... vai saber...
pode ser que ele trancou em uma posição que fica meio fechada, teve um que peguei que trancou aberta e quando ligava o carro ia pra 3500 giros sozinho.
Esse atuador carboniza todo por dentro, ele não é só aquele pininho lá dentro, tem um baita diafragma lá tb, ja desmontei um pra ver como era por dentro.
Mas o principal é: Se ficou bom nem rela, entrega logo por que quando essa eec iv resolve incomodar vai dando um pepino atrás do outro.
esqueci de citar, o atuador paralelo não presta mesmo, ele demora pra atuar, não dá lenta direito e quando troca de marchas ele dá uma acelerada antes de baixar o giro. Pelo menos os que eu peguei não ficaram bons.
>esqueci de citar, o atuador paralelo não presta mesmo, ele demora pra atuar, não dá lenta direito e quando troca de marchas ele dá uma acelerada antes de baixar o giro. Pelo menos os que eu peguei não ficaram bons.
sim, o carro da patroa tá com um da magnet mareli, fica acelerando entre as trocas de marcha... se vc ao sair em primeira deixar o pé socado na embreagem, a rotação fica lá nos 3500 giros e só cai com o peso, quando vc tira o pé da embreagem... regulagem não adianta?
Olha ja revisei algumas vezes esse sistema esse link aqui tem alguma dicas,porém as vezes são outros defeitos
http://issuu.com/jornaloficinabrasil/docs/marco2012
Paginas 54 e 55 do jornal, porém passar um valor de mão de obra nesse veiculo antes de realmente saber qual é a falha é meio complicado, as vezes sai mais caro o concerto que o valor do carro rsrs
É mais fácil saber o significado da sigla BMW328i =
3 é= serie, 28 =2,8 litros, e 193 cv e i= injetado kkkkkkkkkkkkkkkk,fui.
coloca uma chapinha tapando os dois buracos, parafusa o atuador de volta e faz o teste.