gol 1.6 ap 88 sistema avb ,funciona normal depois de um tempo andando ou parado e aquecido começa a bater o rele da bomba e apaga o motor e nao pega mais enquanto o rele bate se seperar 5 minutos pega normal e leva ate meia hora pra dar esse defeito denovo ,alguem ja pegou um defeito assim?
Respostas:
:) Isso ai meunobre e que nosso colega disse negativos com saude debilitada o proprio rele alimentaçao positiva com saude debilitada alarmes eoutrso mais nos retorne.
Colega:
Você e eletricista, tem pelo menos conhecimento em elétrica e ferramentas para testes????
Que testes foram feitos e resultados obtidos???
No momento do pane, o que apresenta nos terminais do conector do relé ????
Abaixo diz para nós o que apresenta quando se tem o defeito:
- terminal 30.................
- terminal 87...................
-terminal 85.....................
-terminal 86.......................
Att Diaz
rele trocado teste com lampada teste linha 15 87 negativo central ok,mas quando o rele fica batendo pisca a linha 30 ,bomba nao e pq com ela desligada o carro ainda funciona,ele corta derepente
Meu Caro,
Juro que fiquei confuso...."bomba nao e pq com ela desligada o carro ainda funciona" :
Mas vamos lá, siga a dica do Diaz:
Monitore os pinos 85 e 86 durante a falha. E também os pinos 87 e porque não, o 30.
Não precisa retirar o relé. Apenas uma parte dos terminais expostos para medir, ou realize por trás do seu conector.
30-positivo -ok
87-positivo-ok,mas 3minuto ou meia hora começa piscar ate corta motor
86-aterramento uc ,igual ao 87
85-possito pos chave-ok
seguindo a linha 87 eu desliguei a sonda e a bomba e tambem os bicos com o defeito mas o rele continuou piscando,tirei a uc e mandei pra testar
Colega Rodnei,
Presta bastante atenção os 5 passos que vou passar:
Conector do relé e pinagens do relé.
Terminal 30 ....tensão constante igual ou próximo da bateria ........está OK
Terminal 86..Massa(Negativo) alimentação proveniente da ECU. APRESENTA DEFEITO
Terminal 85.....tensão pós chave igual ou próximo da bateria.........está OK
Terminal 87....Alimenta os consumidores ( Bomba, sonda, etc )
O relé já foi substituído e o defeito persiste.
.......Então podemos concluir que, o defeito poderá estar.....Segue os 5 passos
1° Alimentação de massas ( NEGATIVOS ) da central estão precários, devem ser analisador
2° Verificar alimentação da central alimentação tensão ( positiva )
3° Verificar terminais e conectores da central e alojamento do relé quanto a oxidação, folgas ou rupturas.
4° Verificar fio que sai da central para alimentar o relé quanto esmagamento
5°Analisar a própria central, quanto a defeito.
Seguindo esta linha você terá exito, Boa sorte e sucesso.
...........Curiosidade para todos reparadores do FÓRUM.............
Novos sistemas estão integrados nos veículos modernos e atuais no mercado Brasil, então abram a mente e se preparem, não bastam ter ferramentas tais como SCANNER, OSCILOSCÓPIOS, MULTÍMETROS E UM ARSENAL E NÃO TER O PRINCIPAL...
......................ENTENDER COMO FUNCIONA.........................
att Diaz
valeu diaz ,ja mandei a uc a um reparador de uc ,agora vou verivicar as linhas de positivo negativo e a dos atuadores
Por isso que sou fã incondicional do Sr. Diaz,
Falando nisso, seu filho já se formou? Se um dia ele vier à Curitiba, avise-me. Faço questão de recebê-lo nos Laboratórios de Pesquisa dentro da Universidade, com certeza ele ficará satisfeito.
ENTENDER COMO FUNCIONA
Isso é pensar Engenharisticamente!!!!
Amigo, conhece os conceitos básicos de um Relé?
Alguns não. Então vamos instruí-los.
Os pinos 85 e 86 referem-se à Bobina de um relé auxiliar, de 4 pinos. Aposto que muitos já brincaram de enrolar um fio em um prego, ligar suas duas pontas em uma pilha e transformar o mesmo prego em um imã. Uma bobina quando circulada por uma corrente, origina um campo magnético circular que passa por dentro da própria bobina, pela sua parte de fora, retornando continuamente pelo meio da bobina.
A bobina de um relé não está enrolada em um prego, porém em um material ferromagnético especial, que nessas condições, ao conduzir uma corrente, forma um imã bem mais potente, com polos sul e norte.
Como sabemos um imã tem a propriedade de atrair e repelir. Acima da bobina da bomba existe uma chapa metálica presa por uma mola. Essa chapa não está magnetizada, e no instante que o núcleo de ferromagnético torna-se um imã, devido à corrente da bobina, a mesma chapa metálica é atraída e entra em contato com outra chapa condutora que permanece parada. Ou seja:
1) A corrente que circula entre os pinos 85 e 86 (um deve ter positivo e o outro negativo) cria o campo magnético na bobina;
2) Esse campo magnético transforma o núcleo em um imã;
3) O imã atraí uma chapa metálica presa por uma mola, e esta fecha o contato com outra chapa, ou seja, fecha-se o contato entre o pino 30 e o pino 87, permitindo a passagem de corrente para a bomba.
A frio o funcionamento é perfeito. Porém com o passar do tempo não.
O movimento do veículo pode ocasionar maus contatos, além do que uma solda fria, ao esquentar, cria uma oposição maior à corrente, podendo desarmar o relé.
Meu filho, você verificou se nos instantes de falha quais dos sinais faltam?
O que você constatou para enviar a central para reparo??
Moçada.....estudem....para o bem de vocês!!!
https://www.youtube.com/watch?v=q7p8UewrTe4 esse video fiz ontem
Amigo Rodnei! Além de todas as dicas citadas pelos companheiros, verifique o sistema de recarga ( alternador ) e a possibilidade de uma chave geral ( chave segredo ) nesta linha ao qual faz o rele bater
fiz todos os teste de positivos e negativos ,funcionei o carro por 3 horas +30 km rodado no sabado sem apresentar a falha,entreguei pro cliente as 15hs ,mas na segunda o carro fahou com o cliente,ele vai levar pra cidade dele q fica a 60 km da minha cidade,obrigado a todos q me ajudaram nesse BO,valeu