Boa tarde, amigos do fórum.
Venho aqui postar uma dúvida de um colega que me consultou depois de estar passando apuros em outras oficinas.
Ele tem um Corsa Sedan 1.8 FLEX 2004, que ele instalou um kit gás. E então ele me falou que o carro roda bem no gás, mas na gasolina, é um desastre. Comecei perguntando se algum dia funcionou bem e ele disse que sim. Depois dei minha opinião pessoal e disse que, se fosse hoje, eu não aconselharia ele a fazer tal mudança.
Falei pra ele questionar o colega mecânico sobre a sonda de oxigênio (Sensor HEGO), simulador de sonda de oxigênio para gás (vi que alguns utilizam ela),sensor de detonação, programação da UCE (pois como o carro é flex, ele terá que abolir ou o álcool ou a gasosa). Vi o carro na rodovia e vi que sai muita fumaça dele (inclusive o parachoque, próximo do cano de descarga, está bem preto).
Detalhe; ele me disse que, quando pisa pouco no acelerador, o carro até que vai bem. Passou da metade do curso do acelerador, o carro começa a pipocar, engasgar, enfim, fica uma porcaria.
Eu NUNCA mexi com carro GNV!!!
Pergunta aos colegas reparadores: o que pode estar causando tal pane (além do fato dele ter convertido o carro rsrsrsr?).
Obrigado.
Respostas:
Prezado Alexandre. Eu chutaria primeiro um teste nos injetores. Vai que um ou vários estão jogando um monte de gasolina nos cilindros, daí a fumaça preta. Abraço.
Bom dia.
Sim, foi isso que sugeri a ele questionar o reparador: de posse de um scanner, verificar códigos de falhas. O que pesa agora é que o carro está num outro reparador e ele me pediu uma "assessoria".
Eu vi o carro saindo da garagem hoje: pipoca um absurdo. Parece que está ou com excesso de combustível ou fora de ponto.
Outro detalhe: esse kit gás ele tirou de um Vectra94 (muito bonito, por sinal) e instalou nesse carro flex, 10 anos mais novo. Não sei se a falha está aí, pois os kits mais antigos não tinham simulador de sonda lambda (me corrijam se eu escrevi besteira).
Vou atualizando vocês.
Obrigado.
Olá companheiro!
Inutilize tudo que fizer parte do sistema do GNV e corrija o defeito com o veículo da forma em que foi fabricado. Corrigido o defeito religue o sistema e verfique se ainda encontrará problemas. Às vezes pode ser um problema causado durante a instalação, alguma alteração incorreta.
Fazendo assim, facilitará o diagnóstico e diminuirá as dúvidas.
Abraço!
colega veja com o scanner os paramentos de todos sensores e atuadores na hora da falha que vc vai encontrar o defeito. Como o colega acima disse desfaça a ligação do gnv e monte tudo original . Confira ponto ,chaveta de polia ,sensor map . Ta com cara de queo defeito foi plantado no carro