Respostas:
OLÁ PESSOAL.
OUVI FALAR QUE CARRO COM INJEÇÃO ELETRÔNICA CONSOME MAIS COMBUSTÍVEL SE COLOCADO NA FAMOSA "BANGUELA". ISSO PROCEDE? (EXPLIQUE) É MELHOR ANDAR SEMPRE ENGRENADO? E EM CARROS CARBURADOS, OCORRE O INVERSO? TALVEZ PARA MUITOS A PERGUNTA POSSA SER IRRELEVANTE, MAS PARA MIM É UM ITEM A MAIS NA MINHA BAGAGEM DO CONHECIMENTO.
AOS QUE COLABORAREM, DESDE JÁ, MEU MUITO OBRIGADO.
Caro Thiago, os sistemas de gerenciamento eletronico foram feitos justamente no intuito de "despoluir o ar" senão era só mandar gasolina para dentro e dane-se...logo, se voce esta em ponto morto a central de processamento de dados vai analisar o que esta acontecendo tipo:
1) se voce jogou o morto sua carga diminuiu logo entrou em "marcha lenta" ou ralenti. Nesse estagio o motor precisa apenas de combustivel/comburente para vencer os atritos gerados pelas peças internas. O torque no eixo de saida = a resistencia gerada por isso a velocidade da maquina é constante = 950RPM por exemplo....
2) porem, se sua roda esta girando com a marcha engatada voce esta num estagio chamado "freio motor" ou desaceleração o que significa que a carga necessaria para manter uma velocidade constante é maior e voce não tem porque a massa de combustivel/comburente é menor logo, ganha o mais forte isto é ou o motor segura o carro ou o carro empurra o motor hehehe. Mas como o sistema sabe disso? atraves de um sensor chamado VSS que diz a central se o motor esta parado ou não pela velocidade da caixa...
3)com os carburadores não tem nada disso.....a depressão no coletor vai determinar a quantidade de combustivel / comburente que vai atravessar o parafuso de mistura de marcha lenta....logicamente por construção vai tambem gerar uma desaceleração porem sem controle estequiometrico da mistura.....É OBVIO que os gicleur deveriam fazer isso mas a imprecisão é muito grande em desacelerações
RESULTADO: - OS CARBURADORES BEBEM MAIS......E SERVEM MAS PARA BATER UM BOM PEGA PORQUE QUEM MANDA É VOCE EHEHHEHEHEHEHE
faz uma brincadeira, entra num dodge V8 coloca uns 120Km/hora e joga uma terceira sem cinto de segurança eehehe=eheheheheheheh
por favor coloca ai um pontinho para mim +1
Parabéns Prof. Julio, fiquei emocionado, quando foi que vc resolveu começar a levar à sério, kkkkkkkkk
http://www.christianwatercooler.com/media/HandsClap.JPG
TIPO ASSIM: ROTAÇÃO ELEVADA/BORBOLETA FECHADA ACIMA DE DETERMINADO TEMPO (FREIO MOTOR) NESTA CONDIÇÃO NÃO HÁ PULVERIZAÇÃO DE COMBUSTÍVEL, ASSIM QUE A ROTAÇÃO ATINGIR, SALVO ENGANO MEU, ALGO EM TORNO DE 1500RPM, OS BICOS VOLTAM A FUNCIONAR. HÁ UMA LENDA QUE SERIA LEVADO EM CONTA A PRESSÃO DO COLETOR (SENSOR MAP) E O DE VELOCIDADE (VSS), PORÉM PEGUEI UM CARRO QUE ASSIM QUE ATINGIA A VELOCIDADE DE 70KM/H O CUT OFF ERA ATIVADO, TUDO PORQUE COLOCARAM UM TPS ERRADO, QUANDO ERA PRA MARCAR BORBOLETA FECHADA, NA VERDADE MARCAVA ABERTA, E VICE-VERSA, OU SEJA, NÃO ACREDITE NA TEORIA. CARRO EM QUESTÃO ERA UM FIAT UNO.
OBRIGADO JULIO.
SUA EXPLICAÇÃO FOI DE EXTREMA VALIA. VEJO QUE ENTENDE BASTANTE. HÁ QUANTO TEMPO ATUA NO SEGMENTO AUTOMOTIVO? AQUI EM GOIÂNIA O ENSINO PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL É MUITO ARCAICO, MESMO NO SENAI.POR ISSO GOSTO DE INTERROGAR E ABSORVER O MÁXIMO DE CONHECIMENTO DAS PESSOAS QUE ESTÃO DISPOSTAS A AJUDAR.
ACOMPANHO O FORUM JA FAZ UM BOM TEMPO, MESMO NÃO CONTRUBUINDO TANTO, POIS NÃO HÁ TANTAS SOLICITAÇÕES PARA O SEGMENTO DE AR CODICIONADO, FICO LENDO OS POST DE VARIAS PESSOAS E VEJO QUE VOCE, O WALTER E O MECANICO 01 SÃO OS QUE MAIS SE DESTACAM. SOU CURIOSO QUE GOSTA DE APRENDER E FAZER BEM FEITO.
OBRIGADO MAIS UMA VEZ.
GRANDE JUNIOR...TUDO OK?
SEI QUE É UM GRANDE PROFISSIONAL E FICO GRATO PELA RESPOSTA. LEIO CONSTANTEMENTE SEUS POST E APRENDO MUITO COM ISSO. NÃO TRABALHO DIRETAMENTE COM A PARTE MECÂNICA, ESTOU PROCURANDO ENTENDER PARA FICAR, AO MENOS, MAIS ATUALIZADO, HAJA VISTA QUE AQUI EM GOIÂNIA NÃO HÁ CURSOS QUE POSSAM LHE DAR UMA BOA BAGAGEM DE CONHECIMENTO. MAS SEI QUE SÓ APRENDEMOS QUANDO UNIMOS A TEORIA COM A PRATICA E EXPERIÊNCIA.
OBRIGADO.
AMIGO THIAGO MUITO OBRIGADO PELO CARINHO, GOSTO MUITO DE BRINCAR POR AQUI MAS JA ESTIVE NA SUA POSIÇÃO NO PASSADO ONDE CARREGAVA BLOCO DE MOTOR A MANDO DOS MONTADORES QUE ENTRE PIADAS E PIADAS ACABAVA APRENDENDO COM ESTES VELHINHOS E É SOMENTE ASSIM QUE A GENTE APRENDE....O MAS DIFICIL É CONSEGUIR A SIMPATIA NECESSARIA E HUMILDADE PARA RETIRAR DESSES VELHINHOS AQUILO QUE DESEJA...HOJE EU SOU O VELHINHO !.....MAS ACEITO UMA TROCA INTERESSANTE....SOU FRACO EM AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO E GOSTARIA QUE VOCE EXPLANASSE TUDO QUE PUDESSE COM FOTOS E EXPERIENCIA POR AQUI.....TOPAS? UM GRANDE ABRAÇO
JULIO 7
CARO JULIO 7, ESTOU Á DISPOSIÇÃO. ACEITO COM SATISFAÇÃO O PEDIDO PARA CONTRIBUIR COM O CONHECIMENTO DE OUTROS. COM ISSO VOU APRENDER E MONTAR MEU NETWORKING, QUE É TÃO IMPORTANTE NESTE MERCADO COMPETITIVO.
ESSES VELHINHOS ESTÃO PERDENDO ESPAÇO. O MÉTODO CENTRALIZADOR DESTES OS FAZEM ESTAGNAR E VIVEREM SÓ. JÁ NÓS, ESTAMOS EM ASCENÇÃO E DEMANDADOS POR CONSUMIDORES QUE JÁ NÃO AGUENTAM ESTES VELHINHOS (PÁRIA DA SOCIEDADE).
AS FOTOS FICAM EM ABERTO POIS ESTOU CONSTURINDO UM PORTIFÓLIO ONDE FICARA MELHOR AS FUTURAS DIVULGAÇÕES.
CASO TENHA UMA PERGUNTA ESPECIFICA PROCURE-ME. E, SE CASO NÃO ESTIVER AO MEU ALCANCE TENHA CERTEZA QUE IREI ATRAS E LHE RESPONDEREI.
ATÉ MAIS.
Thiagovel, temos companheiros aqui como o Nenê, que recomeçou hoje nas ajudas mas é um velho amigo, uma enciclopédia ambulante que todos gostam e vc vai se dar bem com ele pois ele conhece muito de reparação mecânica e injeção e entrou no ramo de climatização a pouco mais de 2 anos portanto, é o inverso de vc.
Acho que tem mais uns 2 ou 3 como o Clicar, o Leandro e um outro antigo da área que faz tempo que eu não leio postagens, o Gabriel Mecanauto, que gostaríamos que aparecesse de vez em quando.
Caro Thiago,
este detalhe voce consegue ver detalhado com o scaner automotivo em modo tempo de injeçao.
com o carro em banguela o TI fica variando,
com o carro engrenado o TI fica a maior parte em zero
As dicas dos amigos estao todas corretas
abraços a todos
Obrigado Alex.
Eu ainda não tenho o aparelho, porem já estou estudando a viabilidade da aquisição de um scanner.
acho que o comhecimento nao e para fica na gaveta sim para passa para frete se nao precisava de profesor que todos nos do rumo possa passa para frete nosos comhecimentos a sim teremos uma equipi de mecanicos mais qualificado e onesto em diaguinosteco
Cala a boca menino, vc foi reprovado no Português, agora terá que começar por um Africano, kkkkkkkkk,
Este com certeza estudou na mesma escola do Marcelo Damas,rsrsr
Ao Thiagovel..
Compre o scaner sim, ele muitas vezes nao te fala o defeito, mas te encurta muito tempo de ficar testando componentes eletricos.
Quando eu nao tinha scaner consertava carros sem problemas, porem demorava o dobro pra achar o defeito.
Ao Robson..
Devemos sim dar a importancia de passar informaçoes no forum, mas devemos fazer isso apenas a nós reparadores, pois logo nossa profissao ficara escassa.
Na minha cidade troco informaçoes com varios mecanicos, mas pra aqueles (mexanicos) que tentam consertar o proprio carro, vedo a informaçao
Abraços a todos