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Suspensão pneumática do Touareg


Suspensão pneumática do Touareg  A suspensão pneumática do Touareg V8 foi desenvolvida para que o veículo servisse a todos os tipos de terrenos com total conforto, além de muita inteligência

Por: Da Redação - 23 de julho de 2024


Capítulo 1 – Suspensão pneumática do Touareg 

A suspensão pneumática do Touareg V8 foi desenvolvida para que o veículo servisse a todos os tipos de terrenos com total conforto, além de muita inteligência. 

Essa suspensão recebe bolsas pneumáticas no lugar das molas helicoidais comuns das suspensões convencionais. Essas bolsas, que recebem ar comprimido, possuem as mesmas funções das molas helicoidais, além de possibilitar a alteração da altura do conjunto da suspensão conforme o volume de ar direcionado para as bolsas;isso faz com que o veículo atinja diferentes alturas conforme a necessidade oua vontade do condutor, ou ainda automaticamente, de acordo com o sistema. 

O sistema do Touareg a partir de 2011 é pneumático de circuito fechado, ou seja, não tem a necessidade de captar ar externo ou descarregar pressão do sistema para a atmosfera, como acontecia no modelo antigo. Esse modelo novo somente capta ar externo no momento do abastecimento, após algum reparo.Ele permite um menor de volume de ar do acumulador, o controle de troca de ar somente entre as bolsas e os acumuladores e um compressor de ar menor, e consequentemente mais leve, mais silencioso e com menor consumo de energia. 

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Vistageral do circuito pneumático do sistema de suspensão do Touareg 2011.A diferença para o circuito do Touareg de primeira geração é que foi suprimido o acumulador de pressão que era instalado no porta-malas, porém o tamanho do reservatório que é instalado na dianteira do veículo foi aumentado para 6,2 litros (o anterior possuía 5,2 litros). Existe um conjunto de mola e amortecedor instalado para cada roda. O grupo de gerenciamento engloba o conjunto da bomba e das eletroválvulas. 

Além dos componentes citados acima, existem sensores e outros componentes periféricos, comoquatro sensores de altura do veículo instalados em cada conjunto de mola e amortecedor, três sensores de aceleração da carroceria e dois botões de comando. 

A primeira geração do Touareg ainda possui um sistema de conexão para enchimento do pneu sobressalente (estepe), que fica vazio no porta-malas do veículo. Essa conexão para encher o estepe está localizada abaixo do porta-luvas. Já na nova geração do Touareg, essa conexão não existe,

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