Com a mesma plataforma do Citroën Cactus, mas com uma suspensão exclusiva do modelo no Brasil - a mesma usada no 208 e 2008 europeu - a Peugeot lançou seu novo SUV compacto 2008 com algumas mudanças em relação à sua geração anterior. Pela primeira vez a marca promove a combinação entre o motor THP (turbo) com câmbio automático, visto que o modelo tinha apenas opção de câmbio manual.
"No novo SUV 2008 a grande novidade e evolução é o retrabalho no berço do motor para que coubesse a caixa de 6 marchas em conjunto com o motor THP para que a gente tenha um melhor conjunto entre economia e perfomance. Já o carro com o motor EC5 trabalhamos muito as espumas dos bancos para dar uma ergonomia de direção muito boa sem deixar o conforto de lado. Tiveram até alguns questionamentos se fizemos alguma mudança na suspensão, mas não aconteceu. A gente aumentou o ângulo de ataque dianteiro, porém a maciez do banco te dá esse feedback do asfalto.
Como outro grande destaque. Além disso, e diferente da versão anterior que já tinha o motor THP de 173 cv só com opção de câmbio manual, agora trazemos esse motor acoplado ao câmbio automático de fato. “Mecanicamente essas são as principais novidades dos carros”, disse Caio Prendini, coordenador de produto da Peugeot.
ESPORTIVIDADE
A aposta da Peugeot em acoplar o motor turbo THP de 173 cv com a caixa de transmissão automática de seis marchas se deu pela busca de maior esportividade ao modelo, além da busca de consolidar o conceito de NOVA PEUGEOT com a modernização de sua gama de SUVs, com a família composta pelos modelos 2008, 3008 e 5008.
Disponível em duas configurações de motorização, 1.6 EC5 VTI, de 118 cv a 5.750 rpm (com etanol) e 1.6 THP, de 173 cv a 6.000 rpm (com etanol), ambas com câmbio automático EAT6 de seis velocidades, produzido pela empresa japonesa AISIN AW, os propulsores contam com torque máximo de 16,1 kgfm a 4.750 e 24,5 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente. Novidade no SUV PEUGEOT 2008, o motor THP (Turbo High Pressure) 16V FLEX está disponível na versão Griffe THP AT do modelo.
O motor turbo tem 16 válvulas, com duplo comando de válvulas no cabeçote e injeção direta sequencial. O turbo compressor é do tipo Twin-scroll; com bomba eletrônica de alta pressão; cabeçote com 2 eixos de comando de válvulas; bomba de óleo com gestão de vazão e cárter duplo.
Já a caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas (EAT6), que equipa ambas motorizações, traz 4 modos de condução (drive, eco, sport e sequencial).
A suspensão dianteira do utilitário esportivo mantém o conjunto tipo Pseudo McPherson, independente, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados a gás e barra estabilizadora. Assim como as traseiras são formadas por travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados a gás e barra estabilizadora.
O Novo SUV Peugeot 2008 ainda vem equipado, na versão Griffe THP, com o Grip Control, dispositivo que tem por objetivo auxiliar o motorista na direção ao otimizar a motricidade em diferentes e acidentados terrenos, como neve, areia ou lama. O Grip Control está disponível com 5 ajustes manuais (padrão, areia, neve, lama ou ESP OFF).
O Peugeot 2008 chega ao mercado em quatro versões. São elas: Allure (motor 1.6 aspirado com câmbio automático de 6 marchas), Allure Pack (mesmo conjunto mecânico da versão Allure, mas com alguns itens de série exclusivos), Griffe AT (também com motor 1.6 aspirado e câmbio automático de 6 marchas, mas com itens de segurança e de série mais completos) e Griffe THP (versão topo de linha com motor turbo 1.6 de 173 cv).
O grande detalhe que surpreendeu a todos no lançamento do modelo é que a versão Griffe THP só passará a ser vendida a partir de novembro. Portanto o modelo chega ao mercado sem o seu principal atrativo e destaque, o que pode prejudicá-lo na disputa com os principais concorrentes (Duster, Renegade, HR-V, EcoSport, Creta e Kicks).
DIMENSÕES
O Novo 2008 mantém as dimensões da versão anterior. A distância de entre-eixos é 2,54m, é uma aliada na separação dos espaços internos.
O porta-malas tem capacidade para 402 litros. Com a possibilidade de rebatimento dos bancos traseiros, o volume sobe para 1.172 litros (para isto basta pressionar o botão de comando localizado na parte superior do encosto traseiro e o assento é escamoteado automaticamente).