Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Na última Automec, recebemos o convite do Grupo Schaeffler para visitarmos a sua fábrica. Partimos então para Sorocaba (70 km de SP), onde está localizada. O Grupo Schaeffler fabrica embreagens, rolamentos, tensionadores, transmissão, volantes, componentes para CVT e conversores de torque (fornecedor de peças para maioria das montadoras do mundo).
A matriz está localizada na Alemanha e tem filiais na América do Norte e do Sul, Ásia, Europa. No Brasil, fabricam-se também balancins e pivôs para motores das montadoras Peugeot e Fiat.
Dentro do grande complexo industrial em Sorocaba existem unidades produtivas especializadas, chamadas de Up’s. As fábricas são totalmente automatizadas mas, mesmo assim, o complexo emprega mais de cinco mil funcionários.
Na Up onde são fabricadas as esferas e os rolamentos, observamos a grande preocupação com a qualidade. O próprio operador da máquina é responsável pela produção, operação, ajuste e limpeza do equipamento.
Caso algum produto produzido pelo grupo apresente problemas, existem números gravados nas peças, pelos quais o técnico poderá saber qual o lote e a data de fabricação, podendo chegar até o fornecedor da matéria-prima. Se tiver sido destinado à montadora, o lote será recolhido para recall da peça defeituosa.
Podemos verificar que uma peça original possui inúmeras etapas de fabricação e enorme controle sobre o processo. Já em uma peça pirata, o controle praticamente não existe, chegando ao ponto de um rolamento ter esferas a menos.
O grupo Schaeffler se preocupa muito com a parte ambiental e, por esse motivo, todo o lubrificante utilizado é filtrado, reciclado e utilizado novamente nas Up’s. Toda a água utilizada nas fábricas é tratada (controle de efluentes).
O material de descarte (rebarbas e aparas de metal), por sua vez, é reciclado e vendido para o próprio fornecedor da matéria-prima.
Uma dica importante para os reparadores: a graxa utilizada nos rolamentos vedados ou blindados é diferente das que são utilizadas nos rolamentos abertos.
Nas Up’s de fabricação da embreagens, o processo começa com a chapa sendo estampada por uma prensa de aproximadamente 1.400 toneladas. Depois disso, é confeccionada a mola da membrana (chapéu chinês), que recebe tratamento térmico e jateamento com esferas de aço. As molas do disco da embreagem são fabricadas na mesma Up.
Após todo esse processo, os componentes vão para a linha de montagem. Todos os discos e platôs fabricados pela Schaeffler passam por teste no final da linha de montagem e, se aprovados, são balanceados. Para finalizar, o empenamento é medido, garantindo que todos os conjuntos saem perfeitos da fábrica.
A dica dos técnicos da fábrica é: “De nada servirá toda a tecnologia aplicada na fabricação das peças se o aplicador não se atualizar na hora de fazer reparos ou substituição de peças”.