WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Veja como interpretar o sistema de leitura Vag utilizado pela VW, Audi e Skoda

Veja como interpretar o sistema de leitura Vag utilizado pela VW, Audi e Skoda

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
15 de abril de 2013

Nesta matéria veremos os detalhes e dicas de interpretação de leituras geradas por este sistema, já que este é desconhecido pela grande maioria dos reparadores, que estão mais acostumados com os scanners convencionais

Andre Luis Bernardo e Albino Buzolin Filho

oje nas concessionárias destas marcas, utiliza-se o scanner Vas que é a evolução do Vag (o qual não conseguia mais atender aos carros mais novos que possuem novas tecnologias e rede can de alta e baixa velocidade). O princípio de leituras adotado pela VW e Audi continua o mesmo.

A utilização deste sistema de leitura é desconhecida pela grande maioria dos reparadores que estão acostumados a utilizar scanners com fácil interpretação das leituras. Por este motivo, iremos ajudar com explicações básicas de interpretação, lembrando que teremos que possuir a literatura da VW e Audi para que possamos conhecer blocos de valores e canais de adaptação.

A maioria dos scanners que utilizamos nos ajudam fazendo essas buscas no sistema, (vag e vas) nos mostrando com mais facilidade onde está cada leitura e o que eles nos informam sobre o sistema que estamos diagnosticando em um determinado veículo.

SISTEMA DE BUSCA

Nenhum desenvolvedor de scanner inventa as leituras. Quando teclamos, por exemplo, para entrar em injeção ele irá buscar o bloco 01 (correspondente) como iremos citar abaixo.

A maioria dos scanners multi marcas que possuímos para uso em nossas empresas faz este trabalho de busca automática no sistema selecionado tais como:

Sistema selecionado - Por exemplo, (injeção, ABS, câmbio, ar condicionado, conforto), blocos valores (os quais são mais conhecidos pelos reparadores como leituras, modo contínuo); canais de adaptação (por exemplo, para programarmos a relação ar / combustível, programar ar condicionado, programar chaves, adaptar unidade de comando em outras programações).

A maioria de nossas empresas não tem acesso a essa literatura que é fornecida exclusivamente para as concessionárias, por isso, temos que dar valor a essas empresas que desenvolvem scanners multi marcas que conseguem junto a parceiros em concessionárias essas informações e que nos traduzem de forma simples para que possamos utilizá-los no nosso dia a dia.

Às vezes reclamamos de um ou outro scanner por não fazer tal função, mas reconheço que é árduo o desenvolvimento de cada sistema e tempo dedicado em sua validação, o qual é gasto no mínimo 15 a 30 dias para desenvolver um único sistema.

SISTEMA 7.5.20

Apresentaremos como exemplo a tabela de codificação do sistema 7.5.20 aplicados em vários veículos VW tais como Gol, Golf , Polo, Saveiro entre outros.

Leitura valor A/F (relação ar combustível) o que é apresentado no manual das concessionárias:

 01.08.31 campo 2 verificação do a/f atual do veículo.

Mas afinal, o que significa esta nomenclatura na tela do sistema vag?

01 significa sistema injeção como mostrado nas telas abaixo:

Dois exemplos em equipamentos diferentes desta identificação 01 (Foto 1 e Foto 2)

Agora iremos interpretar o segundo valor descrito depois do código 01, o qual seria o valor 08. Grupo 08 é o qual iremos identificar leituras, tais como: rotação do motor, temperatura da água, temperatura do ar, tempo de injeção, valor de a/f entre outros que são mostrados dentro deste grupo 08 conforme foi determinado pela engenharia de desenvolvimento do sistema vag.

Estes valores serão agrupados em blocos de quatro valores simultâneos.

Os blocos de valores são subdivididos por sistemas tais como: injeção de combustível que será mostrado, por exemplo, em tempo de injeção, avanço, sonda e rotação, leituras as quais são relacionadas a combustível na mesma linha para ajudar no diagnóstico.

Outro grupo, por exemplo, pode aparecer temperatura da água, temperatura de ar, tensão de bateria e vácuo do motor, assim por diante.

Esses blocos são estrategicamente pensados, não são colocados sem nenhuma ordem na tela. Foram desenvolvidos por alemães que são muito criteriosos e detalhistas.

Significa então que estes scanners multi marcas redirecionam em seus equipamentos estas leituras de temperatura da água, temperatura do ar, tempo injeção, relação ar /combustível, map, potenciômetro da borboleta, entre outros, redirecionando para suas telas conforme acharem mais fácil a interpretação para os reparadores.

Conheço este processo que estas empresas desenvolvem que é um trabalho árduo para auxiliar o reparador a ter a leitura do scanner com interpretação mais rápida.

Na Figura, vemos a tela de bloco 08 (Foto 3).

Canal 31 (Fotos 4 e 5) significa que iremos buscar esta informação da relação a/f no sistema 7.5.20 (que é a relação ar / combustível ou fator lambda normalmente conhecida por nossos amigos reparadores).

Vejam em dois scanners dierentes mostrando o canal 31 com quatro leituras simultâneas.

Notem que não estão identificadas as leituras do bloco 31, por isso necessitamos de uma literatura técnica do sistema em questão para que possamos identificar o que está mostrado em cada conjunto de quatro leituras, conforme mostrado acima.

O sistema vag apresenta em cada canal de leitura quatro leituras simultâneas. Por isso, neste caso da relação ar/ combustível ele é apresentado no campo 2 neste sistema citado 7.5.20 que significa o segundo valor mostrado neste canal 31.

Para quem nunca utilizou este sistema, é um pouco complicado em um primeiro momento entender.

Esperamos ter lhandre2andre-3andre-4andre-5abdre6andre-7andre-9e ajudado a compreender melhor o sistema, mesmo sendo uma curta explanação. Até a próxima.

andre-1
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Como uma simples pintura de para-choque gerou um reparo de R$ 4.500
Técnicas
Técnicas
Ar-condicionado com carga baixa de fluido refrigerante compromete o desempenho do sistema
Técnicas
Técnicas
Transmissão CVT: eficiência contínua com variação de torque sem escalonamento