Para além de uma unidade de comando para bombas de combustível com falha, são possíveis outras causas, mas começar sempre analisando os possíveis códigos de falha via equipamento de diagnóstico (scanner).
O diagnóstico inicial com as seguintes verificações:
A linha característica salva na unidade de comando para bombas de combustível é específica para cada modelo e motor de veículo. Em caso de substituição, a versão de software impressa tem de ser igual ou superior à do aparelho montado.
Consoante o veículo, a unidade de comando para bombas de combustível tem de ser programada na unidade de comando do motor, utilizando o scanner automotivo.
Para melhorar o comportamento na partida, em muitos casos, a bomba de combustível é acionada durante alguns segundos já ao abrir a porta do condutor, para que se forme pressão no sistema de combustível – mesmo com a ignição ainda desligada. Por isso, durante a substituição da unidade de comando para bombas de combustível, caso a bateria não seja desconectada, é necessário remover o respectivo fusível (por exemplo na Audi A3, ver diagrama de circuito correspondente).
A regulação de pressão de combustível começa na linha de baixa pressão
No caso de uma alimentação de combustível "não regulada", a bomba de combustível no depósito apresenta sempre um débito com potência plena. Um excesso de combustível volta através da linha de retorno para o depósito.
No caso de uma alimentação de combustível "regulada" ou "conforme a necessidade", a bomba de combustível (11) é acionada pela respectiva unidade de comando (10) mediante um sinal de modulação de largura de pulso.
VANTAGENS DO REGULADOR DE PRESSÃO
A bomba de combustível no depósito (11) alimenta o combustível no sistema de baixa pressão à bomba de alta pressão (04). A pressão de combustível no sistema de baixa pressão no funcionamento normal é entre 0,5 e 5 bar. Na partida a frio e na partida com o motor quente, a pressão de combustível aumenta até 6,5 bar: Na partida a frio, isso providencia uma pressão de partida mais elevada no sistema de alta pressão e assim uma partida do motor mais rápida. Na partida a quente a pressão mais elevada evita a formação de bolhas de vapor. Contudo, pode haver um retorno, p. ex. para o funcionamento de bombas de jato de sucção no reservatório de sela.
COMENTÁRIOS DE REPARADOR PARA REPARADOR
O controle do tempo de injeção de combustível em sistemas com injeção direta de combustível é muito pequeno, sendo que a maior alteração está na pressão de combustível, e para alterar a pressão de alta, nada que melhor que alterar a pressão de baixa, assim o combustível terá uma maior pressão e vazão nas linhas de baixa e de alta pressão.
É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.
Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos.