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  5. Um motor diesel tem rigorosas fases para controle de poluentes, a EGR é uma delas

Um motor diesel tem rigorosas fases para controle de poluentes, a EGR é uma delas


Somente a recirculação de gases de escapamentos, que é o princípio de funcionamento da EGR, não é o suficiente para o atual rígido controle de poluentes emitidos pelo motor ou evaporativos do sistema

Pedro Luiz Scopino
13 de novembro de 2022

Quando se trata de gases poluentes, os controles estão cada vez mais restritos, seguindo a atual legislação. Há uma estreita relação entre pressão, temperatura e volume de poluentes. Ao aquecer um certo volume de gás, é normal a sua expansão, e ao refrigerar esse gás, o seu volume diminui. Quando o volume for limitado, como por exemplo, em um cilindro do motor, a pressão aumenta com a subida da temperatura ou diminuição com o seu resfriamento.

Como resultado, ao resfriar um gás, mais gás será possível entrar no cilindro do motor, esse é o princípio dos resfriadores de ar. 

Existe a válvula de controle EGR

Imediatamente após os cilindros, o gás de escapamento é captado e retorna novamente para a câmara de combustão, este gás é adicionado novamente no ar de admissão do motor. Quanto mais gás de escapamento houver na carga de trabalho no cilindro, menor será o teor de oxigênio. O gás de escapamento, neste seu retorno, não participa do processo de combustão, mas com pouca absorção térmica, teremos uma menor eficiência energética, e assim menor temperatura de combustão e menor emissão de NOx.

E temos a EGR com controle de temperatura com trocador de calor próprio

Após os cilindros o gás de escapamento é captado em uma pequena quantidade e adicionado novamente ao ar de admissão.

Esse gás já foi queimado, ou seja, não queimará novamente. Portanto o gás de escapamento não participará novamente no processo de combustão, mas devido à sua elevada capacidade térmica pode absorver grandes quantidades de calor.

Existe uma importante relação entre controle de poluentes e temperatura de funcionamento

Os resfriadores de EGR são utilizados e possuem algumas condições a serem analisadas:

- condensação agressiva dos gases de escapamento até 700 graus e até 3 bar de pressão.

Muitos radiadores de EGR possuem uma borboleta de by-pass acionada eletricamente ou de uma forma pneumática.

Isso também reduz os ruídos, as chamadas detonações dos motores diesel, assim como a emissão bruta de hidrocarbonetos na fase de aquecimento da mistura.

DE REPARADOR PARA REPARADOR

Amigo reparador e reparadora, não é simples, mas é possível termos o conhecimento necessário para entender os cada vez mais rigorosos controles de níveis de emissões de poluentes, tanto de veículos com ciclo Otto como os de ciclo Diesel. E os sistemas com o óleo diesel têm mais controles obrigatórios, como a válvula EGR, de controle de gases no escapamento, nos quais um perigoso e importante gás, o NOx - óxido de nitrogênio - é gerado em algumas situações bem específicas, o que mais os engenheiros e montadoras querem, que é a eficiência na combustão, pode gerar poluentes não desejáveis como o NOx. Se pensarmos que a transformação da energia do combustível passa para energia de combustão, energia calorífica, energia mecânica, tem neste caminho um poluente relacionado com a temperatura.

E os controles efetuados nesta temperatura da câmara de combustão com trocador de calor incorporado são fundamentais neste tipo de motor, Como reparador, posso afirmar um cuidado especial com a manutenção no sistema de arrefecimento e na queima da mistura ar e combustível, com o cuidado com a qualidade do óleo diesel utilizado.

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos. 

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