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  5. Tucson 2.0 16V DOHC não mantinha aceleração no Sistema de Injeção Siemens SIMK43C

Tucson 2.0 16V DOHC não mantinha aceleração no Sistema de Injeção Siemens SIMK43C

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alessandro Laino da Costa
10 de agosto de 2012

O cliente chegou com o veiculo na oficina reclamando que o mesmo estava sem força e, ao tentar acelerá-lo a 3.000rpm, a rotação começava a cair gradativamente até ficar em 500rpm, e nessa rotação o motor ficava com a marcha lenta oscilante, com aquela sensação de motor “quadrado”. Quando tentávamos repetir o processo, o defeito voltava a ocorrer.

Assim, realizei os seguintes testes:
• Medição de pressão e vazão da bomba de combustível;
• Análise das condições das velas de ignição;
• Medição da resistência dos cabos de velas.
Após essas análises, percebi que tudo estava dentro dos parâmetros. Então testei também os bicos de injeção e executei a limpeza e equalização dos mesmos.
Como não encontrei nenhum defeito nessas análises, decidi optar por realizar a análise do sistema com o scanner. Ao realizar essa consulta da memória de avarias, o aparelho diagnosticou que o defeito estava presente no sensor do pedal do acelerador. Porém, este veículo não possui acelerador eletrônico, mas sim o sistema convencional a cabo, portanto, desconsiderei a informação de leitura.
Entrei no modo contínuo do scanner e comecei a observar o comportamento dos sensores e atuadores do motor. Foi então que percebi que a sonda lambda estava travada e variando raramente os seus valores de leitura do ar admitido.
Dessa maneira, desliguei a sonda lambda e dei partida no veículo. A luz de anomalia então acendeu no painel. Realizei a aceleração do veículo na rotação de 3000rpm para identificar se o defeito persistia, e o veículo apresentou aceleração normal.
Efetuei a troca da sonda por uma do mercado paralelo e o veículo apresentou funcionamento normal, exceto pela luz de anomalia que permanecia acesa no painel.
Realizei então uma nova leitura com scanner e este me apontava agora a falha no fio de aquecimento da sonda.
Decidi substituir a sonda paralela por uma do mercado original. Realizei o reset dos parâmetros do veículo e dei partida.
O veículo então apresentou funcionamento normal e a luz de avaria se apagou, apontando que, pelo menos neste modelo até o momento, aconselho a troca deste componente pelo original, pois esta é uma prevenção para que não haja uma mão de obra a mais.
Espero que tenham gostado e na próxima edição publicarei mais uma dica importante para o nosso trabalho.
Até a próxima!

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