O cliente chegou com o veiculo na oficina reclamando que o mesmo estava sem força e, ao tentar acelerá-lo a 3.000rpm, a rotação começava a cair gradativamente até ficar em 500rpm, e nessa rotação o motor ficava com a marcha lenta oscilante, com aquela sensação de motor “quadrado”. Quando tentávamos repetir o processo, o defeito voltava a ocorrer.
Assim, realizei os seguintes testes:
• Medição de pressão e vazão da bomba de combustível;
• Análise das condições das velas de ignição;
• Medição da resistência dos cabos de velas.
Após essas análises, percebi que tudo estava dentro dos parâmetros. Então testei também os bicos de injeção e executei a limpeza e equalização dos mesmos.
Como não encontrei nenhum defeito nessas análises, decidi optar por realizar a análise do sistema com o scanner. Ao realizar essa consulta da memória de avarias, o aparelho diagnosticou que o defeito estava presente no sensor do pedal do acelerador. Porém, este veículo não possui acelerador eletrônico, mas sim o sistema convencional a cabo, portanto, desconsiderei a informação de leitura.
Entrei no modo contínuo do scanner e comecei a observar o comportamento dos sensores e atuadores do motor. Foi então que percebi que a sonda lambda estava travada e variando raramente os seus valores de leitura do ar admitido.
Dessa maneira, desliguei a sonda lambda e dei partida no veículo. A luz de anomalia então acendeu no painel. Realizei a aceleração do veículo na rotação de 3000rpm para identificar se o defeito persistia, e o veículo apresentou aceleração normal.
Efetuei a troca da sonda por uma do mercado paralelo e o veículo apresentou funcionamento normal, exceto pela luz de anomalia que permanecia acesa no painel.
Realizei então uma nova leitura com scanner e este me apontava agora a falha no fio de aquecimento da sonda.
Decidi substituir a sonda paralela por uma do mercado original. Realizei o reset dos parâmetros do veículo e dei partida.
O veículo então apresentou funcionamento normal e a luz de avaria se apagou, apontando que, pelo menos neste modelo até o momento, aconselho a troca deste componente pelo original, pois esta é uma prevenção para que não haja uma mão de obra a mais.
Espero que tenham gostado e na próxima edição publicarei mais uma dica importante para o nosso trabalho.
Até a próxima!