As vantagens das transmissões manuais são, por exemplo:
1. Alto grau de eficiência;
2. Características de robustez e esportividade.
As vantagens das transmissões automáticas são, por exemplo:
1. Um alto nível de conforto, sobretudo nas mudanças de marchas, porque não existe interrupção da força de tração.
Isto fez com que alguns fabricantes, a Volkswagen/Audi entre eles, pensassem em combinar ambos os conceitos de transmissão em uma nova geração de transmissões: A Transmissão de Engates Diretos, ou DSG na sigla em inglês.
Graças ao projeto de uma embreagem dupla de discos múltiplos, e diferentes programas de seleção de marchas, ela é perfeitamente capaz de atender ao alto grau de exigência em conforto aos motoristas que antes exigiam transmissões automáticas.
Adicionalmente, com a seleção direta de marchas de maneira rápida, sem perda de torque, ela também oferece um alto nível de prazer em dirigir aos motoristas que exigem uma condução mais esportiva, como a transmissão manual.
Em ambos os casos, o consumo de combustível é o mesmo daqueles veículos equipados com transmissões manuais.
Mas, existem também problemas com estas transmissões DSG, e este é a UNIDADE MECATRÔNICA. Esta unidade está instalada dentro da transmissão e aquece muito, e algumas vezes as eletroválvulas apresentam defeitos. Também um problema comum com as unidades mecatrônicas é um módulo de controle sujeito a dar defeito. Isto é mais comumente visto quando a temperatura da transmissão sobe acima de 140 graus Celsius e começamos a notar códigos de falha como “18222 [P1814 – Válvula de controle de pressão 1 (N215), circuito aberto ou curto à massa.] ou alguns outros curtos à massa em outras eletroválvulas.
A maioria das eletroválvulas pode ser reformada, porém até agora ninguém conseguiu reformar de maneira satisfatória a válvula de controle de pressão N215 ou a válvula de controle de pressão N216.
Alguns dos problemas mais comuns de falha na unidade Mecatrônica são:
• As luzes PRNDS no painel de instrumentos piscando, sendo que a transmissão é levada ao NEUTRO.
• Engate mais duro da 1ª marcha (tranco no engate) a partir de uma posição de veículo parado. Isto pode ser causado por uma descalibração das embreagens, de maneira que o técnico pode “salvar o dia” executando a recalibração com um escanner apropriado.
• Reduções duras (trancos) da 3ª para 2ª e da 2ª para a 1ª marcha seguido de um ruído “clank”.
• Vibrações nas retomadas de marcha ou saindo com o veículo.
• Vibrações durante as trocas de marcha.
• Perda de potência entre 1200 – 2000 RPM. O veículo se comporta como se estivesse morto.
Alguns problemas podem ser causados por falta de fluido dentro da unidade. Verifique sempre o nível e a qualidade do fluido antes de tentar reparar a transmissão. Estas falhas causadas por falta de fluido ou fluido vencido são as seguintes:
• 18222 P1814 Válvula de controle de pressão 1 (N215), Aberta ou curto à massa.
• 18223 P1815 Solenoide de controle de pressão 1 (N215), curto ao positivo.
• 18226 P1818 Solenoide de controle de pressão 2 (N216), mau funcionamento elétrico.
• 18227 P1819 Solenoide de controle de pressão 2 (N216),aberto ou curto à massa.
• 18228 P1820 Solenoide de controle de pressão 2 (N216), curto ao positivo.
• 18231 P1823 Solenoide de controle de pressão 3 (N217), mau funcionamento elétrico.
• 18232 P1824 Solenoide de controle de pressão 3 (N217), aberto ou curto à massa.
• 18233 P1825 Solenoide de controle de pressão 3 (N217), curto ao positivo.
• 18236 P1828 Solenoide de controle de pressão 4 (N218), mau funcionamento elétrico.
• 18237 P1829 Solenoide de controle de pressão 4, (N218) aberto ou curto à massa.
• 18238 P1830 Válvula de controle de pressão 4 (N218) curto ao positivo.
• 18241 P1833 Solenoide de controle de pressão 5 (N233), mau funcionamento elétrico.
• 18242 P1834 Solenoide de controle de pressão 5 (N233) aberto ou curto à massa.
• 18243 P1835 Solenoide de controle de pressão 5 (N233) Curto ao positivo.
• 18246 P1838 Solenoide de controle de pressão 6 (N371) mau funcionamento elétrico.
• 18247 P1839 Solenoide de controle de pressão 6 (N371) aberto ou curto à massa.
• 18248 P1840 Solenoide de controle de pressão 6 (N371) curto ao positivo.
Os seguintes códigos de falha são mais provavelmente causados por problemas mecânicos, porém também podem ser causados por falha da unidade mecatrônica:
• 19143 P2711 – Inesperado/Implausível desengate mecânico da marcha - Intermitente.
Antes de tentar reparar a unidade mecatrônica ou a transmissão DSG, certifique-se de verificar o seguinte no veículo:
• TODOS OS SENSORES DO ABS estão trabalhando em perfeitas condições. Pode-se monitorar o funcionamento dos mesmos através do escanner, principalmente os sensores das rodas TRASEIRAS.
• Substitua o fluido da transmissão, seu filtro e faça a adaptação da transmissão corretamente.
• Não existem erros no sistema de alimentação do motor do veículo. Caso existam, devem ser corrigidos ANTES de se pensar em trabalhar na transmissão.
• A válvula EGR esteja operando perfeitamente e o motor funciona como deveria.
• Não existam mangueiras no sistema de alimentação que permitam a entrada de ar sem ser medido.