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  5. Transmissões de Dupla Embreagem (dsg): suas vantagens e seus problemas

Transmissões de Dupla Embreagem (dsg): suas vantagens e seus problemas

Atualmente, o mundo das transmissões é dominado na Europa por transmissões manuais e nos Estados Unidos e Japão por transmissões automáticas. Ambos os tipos de transmissões possuem vantagens e desvantagens específicas

Carlos Napoletano Neto - [email protected]
15 de dezembro de 2016

As vantagens das transmissões manuais são, por exemplo:

1. Alto grau de eficiência;

2. Características de robustez e esportividade.

As vantagens das transmissões automáticas são, por exemplo:

1. Um alto nível de conforto, sobretudo nas mudanças de marchas, porque não existe interrupção da força de tração.

Isto fez com que alguns fabricantes, a Volkswagen/Audi entre eles, pensassem em combinar ambos os conceitos de transmissão em uma nova geração de transmissões: A Transmissão de Engates Diretos, ou DSG na sigla em inglês.


Graças ao projeto de uma embreagem dupla de discos múltiplos, e diferentes programas de seleção de marchas, ela é perfeitamente capaz de atender ao alto grau de exigência em conforto aos motoristas que antes exigiam transmissões automáticas.

Adicionalmente, com a seleção direta de marchas de maneira rápida, sem perda de torque, ela também oferece um alto nível de prazer em dirigir aos motoristas que exigem uma condução mais esportiva, como a transmissão manual.

Em ambos os casos, o consumo de combustível é o mesmo daqueles veículos equipados com transmissões manuais.

Mas, existem também problemas com estas transmissões DSG, e este é a UNIDADE MECATRÔNICA. Esta unidade está instalada dentro da transmissão e aquece muito, e algumas vezes as eletroválvulas apresentam defeitos. Também um problema comum com as unidades mecatrônicas é um módulo de controle sujeito a dar defeito. Isto é mais comumente visto quando a temperatura da transmissão sobe acima de 140 graus Celsius e começamos a notar códigos de falha como “18222 [P1814 – Válvula de controle de pressão 1 (N215), circuito aberto ou curto à massa.] ou alguns outros curtos à massa em outras eletroválvulas.


A maioria das eletroválvulas pode ser reformada, porém até agora ninguém conseguiu reformar de maneira satisfatória a válvula de controle de pressão N215 ou a válvula de controle de pressão N216.

Alguns dos problemas mais comuns de falha na unidade Mecatrônica são:

• As luzes PRNDS no painel de instrumentos piscando, sendo que a transmissão é levada ao NEUTRO.

• Engate mais duro da 1ª marcha (tranco no engate) a partir de uma posição de veículo parado. Isto pode ser causado por uma descalibração das embreagens, de maneira que o técnico pode “salvar o dia” executando a recalibração com um escanner apropriado.

• Reduções duras (trancos) da 3ª para 2ª e da 2ª para a 1ª marcha seguido de um ruído “clank”.

• Vibrações nas retomadas de marcha ou saindo com o veículo.

• Vibrações durante as trocas de marcha.

• Perda de potência entre 1200 – 2000 RPM. O veículo se comporta como se estivesse morto.

Alguns problemas podem ser causados por falta de fluido dentro da unidade. Verifique sempre o nível e a qualidade do fluido antes de tentar reparar a transmissão. Estas falhas causadas por falta de fluido ou fluido vencido são as seguintes:

• 18222 P1814 Válvula de controle de pressão 1 (N215), Aberta ou curto à massa.

• 18223 P1815 Solenoide de controle de pressão 1 (N215), curto ao positivo.

• 18226 P1818 Solenoide de controle de pressão 2 (N216), mau funcionamento elétrico.

• 18227 P1819 Solenoide de controle de pressão 2 (N216),aberto ou curto à massa.

• 18228 P1820 Solenoide de controle de pressão 2 (N216), curto ao positivo.

• 18231 P1823 Solenoide de controle de pressão 3 (N217), mau funcionamento elétrico.

• 18232 P1824 Solenoide de controle de pressão 3 (N217), aberto ou curto à massa.

• 18233 P1825 Solenoide de controle de pressão 3 (N217), curto ao positivo.

• 18236 P1828 Solenoide de controle de pressão 4 (N218), mau funcionamento elétrico.

• 18237 P1829 Solenoide de controle de pressão 4, (N218) aberto ou curto à massa.

• 18238 P1830 Válvula de controle de pressão 4 (N218) curto ao positivo.

• 18241 P1833 Solenoide de controle de pressão 5 (N233), mau funcionamento elétrico.

• 18242 P1834 Solenoide de controle de pressão 5 (N233) aberto ou curto à massa.

• 18243 P1835 Solenoide de controle de pressão 5 (N233) Curto ao positivo.

• 18246 P1838 Solenoide de controle de pressão 6 (N371) mau funcionamento elétrico.

• 18247 P1839 Solenoide de controle de pressão 6 (N371) aberto ou curto à massa.

• 18248 P1840 Solenoide de controle de pressão 6 (N371) curto ao positivo.

Os seguintes códigos de falha são mais provavelmente causados por problemas mecânicos, porém também podem ser causados por falha da unidade mecatrônica:

• 19143 P2711 – Inesperado/Implausível desengate mecânico da marcha - Intermitente.


Antes de tentar reparar a unidade mecatrônica ou a transmissão DSG, certifique-se de verificar o seguinte no veículo:

• TODOS OS SENSORES DO ABS estão trabalhando em perfeitas condições. Pode-se monitorar o funcionamento dos mesmos através do escanner, principalmente os sensores das rodas TRASEIRAS.


• Substitua o fluido da transmissão, seu filtro e faça a adaptação da transmissão corretamente.

• Não existem erros no sistema de alimentação do motor do veículo. Caso existam, devem ser corrigidos ANTES de se pensar em trabalhar na transmissão.

• A válvula EGR esteja operando perfeitamente e o motor funciona como deveria.

• Não existam mangueiras no sistema de alimentação que permitam a entrada de ar sem ser medido.

 

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