André Bernardo
Abordaremos nesta edição os sistema de injeção Multec H com sistema e–gas (acelerador eletrônico) inserido no final de 2005 nos veículos Chevrolet Montana 1.4l e 1.8l, Meriva 1.4l e 1.8l, e Corsa 1.4l flex.
Este sistema flex fabricado pela Delphi apresenta como característica borboleta eletrônica ao invés da antiga que apresentava cabo de acelerador.
Temos sonda de 4 fios em todos os modelos, ao invés de 1 fio que era aplicado na Meriva 1.8l 8v gasolina.
Utiliza-se 4 fios para haver um aquecimento mais rápido da sonda e para o módulo monitorar o pulso negativo do aquecedor. Se houver problema na resistência do aquecedor uma luz de anomalia acende no painel.
Neste veículo, a sonda original não é planar como a aplicada em vários outros modelos de automóveis mais novos, principalmente com sistema de injeção Bosch.
O Multec utiliza ainda injeção sequencial de combustível.
Em campo
Os veículos Corsa, Meriva e Montana, todos com motor 1.4l, apresenta uma evolução de calibração do módulo para resolver problema de partida a frio e uma melhora em desempenho.
Esta troca de programação foi necessária pois havia um problema que fechava o corpo de borboleta dificultando a partida a frio na primeira tentativa, pois não entrava ar na câmara de combustão.
Vimos em nossa empresa, na prática, que os módulos dos veículos 1.4l com as inscrições FHRB, FHRD e FHJR são os que identificamos aqui com esta nova evolução de calibração, mas pode haver outras que não temos conhecimento até o momento.
Nestes veículos, com motor 1.4l e 1.8l, que apresentarem no scaner erro com códigos 1500 ou 1550, apresentados como falha no corpo de borboleta eletrônico, sugerimos que se abra a parte traseira do corpo de borboleta e verifique se a engrenagem está danificada. Se estiver, será preciso trocar o corpo de borboleta ou trocar as engrenagens, uma vez que existem algumas empresas no mercado que fabricam na as peças para reposição (Figura 1).
Quando ocorre a quebra da engrenagem, na maioria das vezes o modulo de injeção é danificado, pois se a engrenagem estiver travada, força o motor do corpo, sobrecarregando o sistema até queimar o módulo de injeção .
Outro problema comum apresentado nestes veículos é oscilação de marcha lenta. Já tivemos casos aqui que mesmo substituindo o corpo de borboleta foi necessário reparar o módulo para resolver o defeito do veículo.
Mais uma particularidade apresentada por este sistema ocorre quando analisamos uma tela de atraso de detonação no scanner , e esta apresentar como ativa o veículo irá perder desempenho e aumentar o consumo.
Para solucionar este problema é necessário apagar a memória do veículo e realizar reset de parâmetros com a utilização o scanner em atuadores. Tome cuidado que alguns scanners possuem esta tela e não fazem o reset da maneira correta. Por isso, sempre verifique após realizar o comando de reset de parâmetro, se o atraso de detonação voltou a ficar inativo, na tela do scanner.
Agradeço ao Marcos da Dicatec por ter cedido os esquemas elétricos para realização desta matéria.
Download de arquivo clique aqui
Download de arquivo 2 clique aqui