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  5. Sistema de freio antibloqueante (ABS) - Peugeot 206 SW

Sistema de freio antibloqueante (ABS) - Peugeot 206 SW

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Pedro Luiz Scopino
12 de janeiro de 2011

Nesta continuidade de temas diretos com aplicação do sistema ABS em veículos, veremos o sistema da ATE freios aplicado em uma perua de pequeno porte, que caiu no gosto de muitos brasileiros pelo bonito design, boa motorização e relação peso e potência, além de muita segurança para quem dirige ou é passageiro deste veículo com sangue francês. Vamos aos detalhes do Peugeot 206 SW ano 2008.


Alimentação elétrica
Com a aplicação de um moderno, leve e pequeno sistema temos o aterramento da ECU de 26 pinos por um terminal mais grosso e único o 26.
Já a linha 30 de alimentação elétrica é pelos pinos 1 e 14 (grossos). A linha pós-chave de ignição chega ao pino 20 (fino) após passar por um fusível F3 de 10A.

Componentes

Unidade eletrônica
Com apenas 26 pinos temos um sistema com denominação de ATE versão 7.0, que já é a evolução natural das versões anteriores 2.0 e 6.0.
Localizada junto à longarina dianteira esquerda do Peugeot 206 e próximo ao cilindro mestre de freio está com seu conector sujeito a umidade e excesso de temperatura do próprio ar quente expelido pelo eletroventilador do radiador. Faz parte do conjunto que em uma única peça envolve a ECU eletrônica, a bomba hidráulica de recalque e a unidade hidráulica que está entre o cilindro mestre de freio e as rodas com controle de pressão.

Alimentação elétrica
PINOS / SISTEMA    PEUGEOT
ATERRAMENTO    26
POSITIVO    1 – 14 – 20


Unidade hidráulica

Com um controle do sistema de distribuição hidráulica do ABS possui controle individual de pressão por roda. Cada solenóide interna controla a sua respectiva tubulação (canal) em controle e redução de pressão.
A bomba hidráulica é comandada pela Unidade através do relé interno na unidade eletrônica. O controle desta unidade hidráulica 7.0 é do tipo 4S4K, com 4 sinais de entrada (velocidade das rodas) e 4 canais de controle.

As oito solenóides estão dentro e são moduladas pela unidade hidráulica:
• Isolamento dianteira direita;
• Diminuição dianteira direita;
• Isolamento dianteira esquerda;
• Diminuição dianteira esquerda;
• Isolamento traseira direita;
• Diminuição traseira direita;
• Isolamento traseira esquerda;
• Diminuição traseira esquerda.

Sensores
Posicionados junto a cada roda do veículo, temos as rodas dentadas que estão ligadas diretamente aos respectivos eixos e os sensores indutivos com resistência entre 900 a 2100 Ohms, que enviam sinal elétrico para a unidade eletrônica.
Para efeito de teste com osciloscópio ou em corrente alternada basta ligar a ignição e seguindo os pinos identificados abaixo simulando um giro manual em cada roda teremos um valor de resposta próximo a 14 miliamperes. A distância entreferro do sensor e a roda dentada deve estar entre 0,20 a 1,60mm.

Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
Dianteiro direito – pinos 05 e 06
Dianteiro esquerdo – pinos 08 e 09
Traseiro direito – pinos 11 e 12
Traseiro esquerdo – pinos 02 e 03

Comentários
Não temos tantos veículos no mercado que determine um alto volume de reparo nos veículos da linha 206 da Peugeot, mas como reparadores temos que estar preparados mesmo que a demanda seja pequena. Este sistema da ATE raramente apresenta problemas, claro, desde que a manutenção seja feita corretamente como a troca regular de todo o fluido de freio DOT 4 no tempo recomendado, e o retorno dos pinos das pinças de freio no serviço de troca de pastilhas seja feita sempre com o respectivo sangrador aberto. Tirando estes procedimentos bem básicos posso lhes afirmar que falhas em sensores, unidade hidráulica ou eletrônica são raras neste veículo. Mais uma detalhe, é que a ECU do ABS está ligada a rede de comunicação (REDE CAN) entre os demais módulos do veículo, o que apenas permite uma adaptação com uma seqüência e equipamentos adequados.
Na próxima edição, veremos Sistema ABS Ford Ecosport.

Alimentação elétrica

PINOS / SISTEMA    PEUGEOT
ATERRAMENTO    26
POSITIVO    1 – 14 – 20


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